Açúcar Mascavo: Benefícios E Propriedades Nutricionais

Açúcar mascavo vs Açúcar refinado. Você está procurando uma opção para o açúcar refinado? O açúcar mascavo é uma excelente escolha, porque é mais saudável. Descubra seus benefícios e propriedades.

O Que é o Açúcar Mascavo?

O açúcar mascavo é um extrato de cana que se parece mais com o melaço do que o açúcar refinado, pelo menos em seu sabor. Mas é muito mais saudável quanto as suas propriedades nutricionais.

A fama do açúcar mascavo se deve ao fato de que, por não ter tantos processos em sua elaboração, não apenas conserva melhor suas qualidades, mas também tem um sabor mais atraente. É por esta razão que pode ser usado tanto como edulcorante como para dar sabor as suas preparações. Conheça mais sobre os benefícios e propriedades do açúcar mascavo.

Açúcar Mascavo: Benefícios e Propriedades Nutricionais

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Propriedades Nutricionais do Açúcar Mascavo:

Os benefícios e as propriedades nutricionais do açúcar mascavo se relacionam diretamente com as vantagens que tem sobre o açúcar refinado. Em outras palavras, para falar do por que convém usar o açúcar mascavo, é preciso dizer em que é melhor do que o açúcar branco refinado.

Tem menos calorias. Se você consome 100 gramas de açúcar mascavo, estaria assimilando 100 calorias a menos do que se consumisse a mesma quantidade de açúcar branco refinado.

Têm mais nutrientes. Enquanto que o açúcar branco não fornece muito mais do que calorias vazias e carboidratos, o mascavo te oferecerá várias vitaminas (grupo A e B), ferro, magnésio e potássio.

Fornece antioxidante e sabor de melaço. Enquanto que o açúcar branco não tem praticamente nada a oferecer, além da sua capacidade adoçante, o açúcar mascavo te oferecerá antioxidantes, fibras e um delicioso sabor de melaço, além da sua coloração escura e terrosa que pouco tem a ver com esse pó brilhante e prejudicial tão habitual dentro da vida de todos e da própria indústria.

É muito mais digerível e mais assimilável no sangue. É por isso que o consumo de açúcar mascavo é recomendado para diabéticos.

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Por Que Usar o Açúcar Mascavo em Vez de Refinado?

Sem dúvida alguma, o açúcar é um dos tabus indiscutíveis dentro de qualquer dieta para perder peso. Mas existem algumas pessoas que, talvez não tão duramente pressionadas para emagrecer e que de igual forma desejam viver saudavelmente, que se permitem suas liberdades. É por isso que decidem incluir no seu regime algumas doses moderadas deste produto. A questão é saber qual escolher das opções que existem.

Descarte de pronto o açúcar refinado, branco, o comum, o que se usa em qualquer tipo de produto. Em vez disso, se você puder escolher, sempre com moderação opte pelo açúcar mascavo.

Em definitivas contas, o açúcar mascavo pode ser uma interessante arma para aqueles que se permitem algumas doses de doçura natural dentro da sua dieta, além da quantidade de calorias que pode fornecer, que sempre será menor do que o que a que te fornecerá o açúcar refinado. Indiscutivelmente, fazendo um paralelo, o açúcar mascavo é para o açúcar branco o que o sal marinho é para o sal refinado.

Quanto à sua utilização, sinta-se livre. Além disso, não se esqueça de que o açúcar mascavo engorda se for consumido em grandes quantidades, embora muito menos do que o açúcar refinado. Inclusive você pode usá-lo em barras de cereais, por exemplo. O refinado já não tem porque estar presente dentro da sua vida. Por que não optar pelo natural?

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Outros Adoçantes Naturais de Baixa Caloria:

O açúcar mascavo não é a única alternativa natural ao açúcar que existe. Na verdade, você tem outras opções de adoçantes naturais para incluir em sua dieta para emagrecer. Conheça-os!

  • Stevia: este é o adoçante que maior popularidade tem ganhado nos últimos tempos, porque não tem calorias, possui um grande poder edulcorante e é depurativo. Se você prefere que seja 100% natural, utilize diretamente as folhas de stevia para adoçar. Se você não se importa que seja processado, atualmente existe uma grande variedade de produtos adoçantes feitos com stevia.
  • Mel de abelhas: enquanto não tem muito menos calorias do que o açúcar, o mel tem sido durante séculos um dos adoçantes naturais mais comumente usados, devido ao seu peculiar sabor e porque fornece gorduras saudáveis, vitaminas B e C, minerais, entre outros nutrientes. Use-o para aproveitar os seus benefícios, mas se quiser emagrecer utilize com moderação.
  • Dextrose (frutose): a dextrose provém da frutose, que é o açúcar próprio das frutas. Seu valor calórico tampouco é muito menor do que o açúcar, mas tem a vantagem de não sofrer tanto processo químico e ser muito facilmente absorvido. Você pode encontrá-la principalmente em produtos comerciais, combinada com adoçantes artificiais.

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