Sempre que se começa uma dieta para perder os quilos extras, é preciso tomar cuidado especial com a comida consumida, reduzindo aqueles alimentos com altos teores de gorduras, carboidratos e os hipercalóricos. Da mesma forma, se começa a consumir mais alimentos recomendados para perda de peso, por seu baixo teor de gordura e calorias, como vegetais, legumes, frutas…

Trata-se de mudar o comportamento alimentar levado até agora, em busca de uma dieta equilibrada e variada, que também forneça todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Se você for persistente, os resultados começam a aparecer em um tempo muito curto, com uma redução no peso e no índice de massa corporal. Também é importante realizar exercícios para não perder massa muscular e manter o corpo em forma.

Mas, às vezes, existem vários agentes externos ou fatores que podem retardar os resultados positivos da dieta, com o consequente desespero de ver que seu esforço não está dando os resultados desejados. Uma das razões mais comuns que prejudicam a perca de peso e de gordura de forma adequada, apesar de estar em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo médico sobre dieta e atividade física, é o consumo de álcool.

Álcool, um Grande Inimigo da Dieta

Muitas vezes não se presta atenção a esse fator, porém, o álcool fornece bastante calorias na grande maioria das bebidas e ainda fica estagnado em nossos corpos como gordura, com um agravante de que não adicionam nutrientes para corpo. Por isso, é melhor reduzir ou mesmo eliminar as bebidas com álcool, pelo dano que produz ao nosso corpo, ainda mais se estivermos fazendo uma dieta, o efeito do álcool pode ser mais prejudicial.

Nem todos os tipos de bebidas alcoólicas fornecem as mesmas calorias, por isso, também é importante conhecer os diferentes tipos e seu valor calórico. A lista a seguir mostra o número de calorias por 100 ml nas mais famosas bebidas alcoólicas. Tenha em mente que algumas delas podem até mesmo fornecer mais calorias, já que são muitas vezes misturadas com outras bebidas.

  • Aguardente: 222 calorias
  • Anis: 297 calorias
  • Conhaque: 243 calorias
  • Cerveja : 45 calorias
  • Menta: 372 calorias
  • Cava ou champanhe: 65 calorias
  • Genebra: 244 calorias
  • Licor de café: 336 calorias
  • Licor doce: 383 calorias
  • Rum: 244 calorias
  • Sidra: 42 calorias
  • Vinho branco: 85 calorias
  • Vinho Rosé: 74 calorias
  • Vinho Tinto: 65 calorias
  • Vinho Fino: 124 calorias
  • Vodka: 124 calorias
  • Whisky: 244 calorias