Calorias Do Sushi: O Sushi Engorda Ou Emagrece?

Se existe um dos pratos que chegaram do oriente para o ocidente para ficar, esse é o sushi. É reconhecido por ser uma opção não apenas deliciosa, mas também saudável. Mas é realmente assim? As calorias do sushi são muitas ou poucas?

As calorias do sushi em geral são poucas, mas a quantidade exata depende dos tipos de sushi que você escolhe. Seus ingredientes variam e alguns deles fornecem mais e outros menos calorias.

Quantas Calorias Tem o Sushi?

Qualquer amante deste prato oriental se pergunta se o sushi engorda. A verdade é que não existe uma resposta para isso, qualquer alimento em excesso engorda. No entanto, o sushi é composto por alimentos saudáveis e de baixas calorias, mas tudo depende da quantidade de peças se consome.

Calorias do Sushi: O Sushi Engorda ou Emagrece?

Enquanto em uma dieta para emagrecer é preferível o arroz integral, dizer que o arroz engorda não é inteiramente verdade. É um dos cereais mais recomendados em regimes para perder peso e bem utilizado será um grande aliado para eliminar esses quilos extras.

Geralmente, a quantidade de calorias que fornece cada peça de sushi se encontra em cerca de 50 calorias. No entanto, o sushi de atum pode ter menos, assim como o de lulas, salmão, surimi, e os de ovas de salmão. No entanto, a diferença é pequena, entre 5 e 10 calorias por peça.

Por tudo isso, o sushi é uma ótima opção para cobrir calorias diárias recomendadas. Os ingredientes do sushi fornecem carboidratos e proteínas, seu nível de gorduras é quase zero e ao ser cru em grande parte fornece muitos nutrientes que de outra forma seriam perdidos no cozimento.

Leia também: "Saiba Quantas Calorias tem a Cenoura".

Quantas Peças de Sushi são Calculadas por Pessoa?

Tudo isso pode fazer você se perguntar quantas peças de sushi pode comer se está de dieta? A regra geral estima que se deve calcular um rolo por pessoa, que contém cerca de 6 peças, dependendo de como são cortados. Esta é a quantidade certa recomendada para em uma dieta para perder peso. Se falamos de um sushi médio de 50 calorias por peça estaríamos fornecendo 300 calorias em sua refeição.

No entanto, você deve ter cuidado, já que ao incorporar molhos pode aumentar a ingestão de calorias. Mas se há algo que você deve prestar atenção é quais tipos de sushi vai comer, por exemplo, você deve evitar os empanados, já que fornecem muito mais calorias (quase o dobro do que o sushi tradicional). O maki sushi é um dos pratos que geralmente vêm desta forma, embora também existam sem empanar.

Como Preparar Sushi Light

Os ingredientes para o sushi básico, o arroz para sushi (sumeshi), é um arroz de grão curto, que também é conhecido como arroz japonês, vinagre de arroz, açúcar, algas nori, sal, vegetais, queijo philadefia, e peixe (embora você também possa fazer opções vegetarianas ou veganas). O gengibre, wasabi e o molho de soja não podem faltar para acompanhar este prato.

Anime-se a experimentar esta receita de sushi light para entreter os amigos ou desfrutar quando você preferir. Por seu formato pode resultar em uma refeição para levar ao trabalho muito confortável e delicosa.

Rolo Vegetariano: Uma opção diferente ao clássico sushi com peixe. Adequado para todos os gostos, o sushi vegetariano é pobre em calorias e contém vários ingredientes que fornecem seus nutrientes e benefícios.

Ingredientes:

  • Arroz para sushi
  • Cogumelos shiitake
  • Alga nori
  • Cenoura
  • Queijo philadelphia
  • Sementes de gergelim
  • Abacate

Preparação: Primeiro, você deve preparar o arroz para sushi. É uma forma muito particular de preparação e você deve seguir passo a passo muito bem. Em seguida, corte todos os ingredientes em tiras finas, você deve tê-los prontos antes de começar a preparação do rolo.

Comece colocando a alga nori sobre uma esteira, se você não tiver uma, não se preocupe, pode fazer diretamente à mão. Em seguida, espalhe uma camada fina de arroz sobre a alga e deixe um centímetro, aproximadamente, em um dos lados.

Coloque no centro uma fileira de ingredientes, começando com o queijo philadelphia, certifique-se de não exagerar na quantidade. Então, comece a enrolar a alga com a ajuda da esteira, a partir do lado onde o arroz chega ao extremo. Umedeça um pouco a alga na outra extremidade para aderir.

Rolo de Salmão: Se você quer uma opção tradicional, pode optar por um rolo de salmão. É um clássico que nunca falha e que tampouco fornece muitas calorias.

Ingredientes

  • Arroz para sushi
  • Alga nori
  • Salmão
  • Abacate
  • Rabanete

Preparação: Você deve prepará-lo igual ao sushi vegetariano, ter pronto o arroz, cortar todos os ingredientes em tiras e amarrá-lo com cuidado para não exagerar nas quantidades. Você pode usar outros peixes de baixa caloria, escolha o que você mais gosta.

Leia também: "Lista de Alimentos de Baixo Teor em Calorias".

Como Preparar Arroz Para Sushi

Não importa que tipo de sushi você prepare, deverá seguir o passo a passo para obter um arroz que não se desmanche, mas que ao mesmo tempo, tampouco, fique uma pasta. Este passo a passo é pensado para 200 gramas de arroz, que chegam a quatro rolos.

Ingredientes

  • 200 gramas de arroz japonês
  • 2 partes de açúcar
  • 1 parte de sal
  • 5 partes de vinagre de arroz

Preparação: O arroz de sushi é muito rico em amido, por isso é necessário lavá-lo muito bem antes de prepará-lo. Você deve passar o arroz pela água até que saia claro (pode demorar um pouco, geralmente lavá-lo 10 vezes basta). Não deixe o arroz de molho, você deve mexê-lo com as mãos várias vezes até que a água deixe de sair com uma tonalidade branca.

No momento de cozinhá-lo você deve respeitar iguais proporções de água e de arroz. Coloque em fogo alto e com a panela tampada deixe que o arroz cozinhe durante 2 minutos. Em seguida, coloque em fogo baixo e espere mais 13 minutos, também com a panela tampada. Retire do fogo e deixe repousar por 10 minutos. Não destampe a panela em nenhum momento.

Em seguida, chega o momento de adicionar o tempero, você deve misturar cinco partes de vinagre de arroz, uma parte de sal e duas de água para obter 40 gramas de tempero (para os 200 gramas de arroz). Não existe proporção exata para este tempero, você pode criá-lo como mais gostar com a prática.
É aconselhável aquecer um pouco o vinagre para dissolver o açúcar e o sal. Adicione o tempero ao arroz, misturando suavemente.

Finalmente deixe que o arroz termine espalhando-o em uma superfície plana e limpa. Recomenda-se cobrir essa área com filme plástico. Você pode completar a preparação com o clássico ventilado.

Leia também: "Algas Marinhas: Benefícios, Propriedades e Receitas Saudáveis".

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