Você quer entrar em forma? Vamos te contar como começar uma rotina de exercícios se você tem sobrepeso.

O exercício é muito importante, tanto se você tem sobrepeso como se não. Mas se você pertence ao primeiro grupo, um treinamento constante, além de te ajudar a perder peso, irá melhorar o seu estado de ânimo, sua saúde em geral e tornar as atividades diárias mais confortáveis.

Apenas é preciso ter em mente uma única coisa antes de se expor às diferentes rotinas, você deve escolher o que mais gosta e mais se adapta à você, porque não vale a pena fazer exercício um dia e pensar que já fez o suficiente para todo o ano...

5 Rotinas de Treinamento Projetadas Para Pessoas Com Sobrepeso:

1. Levante-se e Caminhe

É a opção mais óbvia, mais barata e a que mais pode fazer por você, se conseguir seguir um ritmo. Tudo o que você precisa fazer é investir em um bom par de tênis e sair (ou ir às máquinas da academia).

Cinco Rotinas de Exercícios Perfeitas para Pessoas com Sobrepeso

Sair para caminhar melhorará a sua força e a mobilidade inferior, além disso, você pode escolher o nível (leve, moderado ou vigoroso), de acordo com o dia, o seu estado de ânimo ou a sua força de vontade.

Dica TOP se você escolher esta rotina: comece caminhando 10 - 15 minutos por dia e adicione gradualmente tempo até chegar a uma sessão completa de 30 minutos. No início, não importa o ritmo ou a velocidade, apenas o seu objetivo (30 minutos por dia). À medida que a sua condição física melhora, você pode aumentar a velocidade e a intensidade do seu treinamento.

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2. Você Precisa de Motivação Extra? As Aulas de Grupo São Para Você

Participando de aulas de exercícios em grupo, você encontrará a motivação que precisa para não desistir na primeira mudança, e também é uma maneira de fazer amizade com pessoas cujo objetivo é o mesmo que o seu. Mas antes de entrar em qualquer disciplina, feche os olhos e se visualize fazendo algo que você gosta: zumba, step, GAP, salsa... As opções são infinitas.

Dica TOP se você escolher esta rotina: fale com o instrutor no primeiro dia de aula, comente que está começando sua rotina de exercícios, desta forma ele pode te dar informações adicionais e te ajudar a adaptar certos movimentos para que se sinta mais confortável durante a sessão.

3. Exercícios Mente-Corpo. Oh, sim!

Cada vez são mais as disciplinas que misturam o treinamento físico com o bem-estar mental: ioga, Pilates, Chi Kung, meditação, Body Balance, Tai Chi... Algumas delas contam com posturas que são difíceis para pessoas com sobrepeso, mas não se estresse, ninguém nasceu sabendo e você pode ir passo a passo. Além disso, essas técnicas incorporam elementos meditativos que te ajudarão a diminuir o estresse e a dormir mais.

Dica TOP se você escolher esta rotina: as duas especialidades pelas quais você pode começar são Tai Chi e Pilates, já que coordenam movimentos com respiração e você pode adaptá-las ao nível que precisa. Como no ponto anterior, consulte o instrutor, ele te dará os conselhos necessários para que você desenvolva a rotina da forma mais adequada.

4. As Atividades Subaquáticas São Perfeitas Para Você

As atividades que são desenvolvidas debaixo d'água são perfeitas para pessoas com dificuldades de movimento ou dores nas articulações (embora a natação, como tal, não esteja dentro desse grupo de atividades). Você pode optar pelas atividades aeróbicas guiadas ou Aqua-jogging, que é basicamente correr debaixo d'água.

Dica TOP se você escolher esta rotina: se você optar por fazer Aqua-jogging, aconselhamos que não fique de pé na piscina e se dedique a percorrer o percurso movimentando somente as pernas. Se você decidir pelas atividades aeróbicas, o instrutor saberá te dizer do que você precisa.

5. Que tal um Treinamento com Pesos?

Há muitas razões pelas quais você deveria optar por esta rotina de treinamento: te ajudará a corrigir más posturas por causa do peso extra, aumentará a amplitude de movimento em todas as articulações e, também, ao estar construindo músculos, o seu metabolismo trabalhará mais rápido quando o seu corpo estiver em repouso, o que te ajudará a perder peso.

Dica TOP se você escolher esta rotina: você pode começar sozinho em casa com alguns pesos, mas é aconselhável procurar uma academia para que façam uma tabela de exercícios adaptada para você ou que contrate um treinador pessoal, que elabore uma rotina projetada para você.

Lembre-se de começar devagar e não faça muito em pouco tempo. A consistência é o elemento mais importante do seu novo programa de treinamento, por isso o pior que você pode fazer é exagerar no seu primeiro dia e tirar uma semana de folga.

Lembre-se: O tipo de exercício que você escolhe é menos importante do que o fato de que você está fazendo. Não tenha medo de experimentar todas as rotinas da lista!

Mantenha um diário para realizar um acompanhamento do seu progresso e certifique-se de consultar o seu médico se tiver dificuldade para manter a atividade ou se surgirem outros problemas.