Como Funciona A Dieta De 1500 Calorias Diárias

A dieta de 1500 calorias diárias é uma dieta que pode ser considerada de manutenção. É ideal porque não é restritiva e pode ser realizada por mais tempo do que outras. Para começar a fazê-la, neste artigo, você pode encontrar o cardápio para a dieta de 1500 calorias e uma explicação de como funciona.

Como Funciona a Dieta de 1.500 Calorias?

Talvez a dieta de 1500 calorias seja ideal para você. É muito provável, já que este tipo de dieta se adapta as necessidades de um universo bastante amplo, com um único ponto em comum: a necessidade de perder peso sem pressa, mas sem pausa.

Como Funciona a Dieta de 1500 Calorias Diárias

Na verdade, a dieta das 1500 não se caracteriza por ser uma das chamadas dietas rápidas, embora a velocidade com que você emagrece fazendo esta dieta dependerá tanto da sua estrutura atual, como da disciplina que tem para segui-la.

Por outro lado, não é uma dieta difícil de praticar. Por esta razão, é importante que a respeite, tanto quanto possível, uma vez que se não o fizer, você não obterá os melhores resultados possíveis.

O segredo deste tipo de dietas está no tamanho das porções. Em termos gerais, trata-se de limitar o consumo de alimentos que engordam e preferir aqueles que possuem propriedades de emagrecimento. Assim, você pode comer o suficiente para evitar a fome, sem exceder as 1500 calorias estabelecidas pela dieta.

Distribuição das 1500 Calorias Diárias:

Estas 1500 calorias é recomendado distribuí-las de acordo com as seguintes proporções:

  • 50% de carboidratos, se possível complexos como frutas e verduras.
  • 30% de proteínas, de preferência carnes magras.
  • 20% de gorduras, especialmente insaturadas, também chamadas gorduras boas.

Leve em conta que 1500 calorias pode parecer muito, mas realmente não são muitas. Se não pesar o que você ingere, as excederás rapidamente e engordará.

Em todo caso, se você deseja seguir este tipo de dieta para perder peso, terá que levar em conta as calorias diárias basais que o seu corpo precisa. Quanto menos forem estas, mais terá que aumentar seus gastos físicos para perder peso.

Além disso, você precisará de um saldo negativo de mais de 7.000 calorias para perder apenas um quilo de peso. Por isso, não espere milagres. Esta dieta é eficaz em médio prazo se você for constante, mas não é uma simpatia.

Cardápio Para Dietas de 1500 Calorias

Segunda-feira

Café da manhã: 1 infusão com leite, 2 fatias de pão integral com queijo de baixa gordura, 1 xícara de suco de laranja.
Meio da amanhã: 1 fruta.
Almoço: 1 peito de frango com uma porção de pudim de abóbora, 1 gelatina light.
Lanche: 1 iogurte desnatado, 1 punhado de nozes.
Meio da tarde: 1 fruta.
Jantar: 1 porção de salada de lentilha, cenoura, tomate, 1 fruta.

Terça-feira

Café da manhã: 1 infusão com leite, 2 fatias de pão integral com queijo de baixa gordura, 1 xícara de suco de laranja.
Meio da manhã: 1 iogurte desnatado.
Almoço: 1 porção de carne com 1 porção de salada de alface, cebola e tomate.
Lanche: 1 copo de suco de grapefruit com 1 fatia de pão integral com 1 colher de chá de geleia light.
Meio da tarde: 1 porção de queijo com baixo teor de gordura (50 gramas).
Jantar: 1 porção de espaguete com verduras cozidas, 1 fruta.

Quarta-feira

Café da manhã: 1 infusão com leite, 2 fatias de pão integral com queijo de baixa gordura, 1 xícara de suco de laranja.
Meio da manhã: 1 porção de queijo (50 gramas).
Almoço: 1 porção de arroz integral com 1 ovo cozido, cenoura ralada, 1 fruta.
Lanche: 1 iogurte desnatado, 1 punhado de nozes picadas.
Meio da tarde: 1 gelatina dietética.
Jantar: 1 porção de filé de peixe com purê de abóbora, 1 fruta.

Quinta-feira

Café da manhã: 1 infusão com leite, 2 fatias de pão integral com queijo de baixa gordura, 1 xícara de suco de laranja.
Meio da manhã: 1 iogurte desnatado.
Almoço: 1 porção de frango assado com 2 batatas pequenas, 1 fruta.
Lanche: 1 infusão com leite, 1 xícara de suco de laranja.
Meio da tarde: 1 fruta.
Jantar: 2 fatias de pizza de vegetais, 1 porção de salada de frutas.

Sexta-feira

Café da manhã: 1 infusão com leite, 2 fatias de pão integral com queijo de baixa gordura, 1 xícara de suco de laranja.
Meio da manhã: 1 fruta.
Almoço: 1 porção de espaguete com molho branco light, 1 fruta.
Lanche: 1 iogurte desnatado.
Meio da tarde: 1 porção de queijo com baixo teor de gordura (50 gramas).
Jantar: 1 porção de carne com 1 porção de salada de brócolis e alcachofra.

Sábado

Café da manhã: 1 infusão com leite, 2 fatias de pão integral com queijo de baixa gordura, 1 xícara de suco de laranja.
Meio da manhã: 1 iogurte desnatado.
Almoço: 1 salada de arroz integral, ovo e atum, com 1 colher de sopa de maionese light.
Lanche: 1 infusão com leite, 1 torrada com 1 colher de chá de geleia light.
Meio da tarde: 1 porção de fruta.
Jantar: comida de descanso, coma o que desejar.

Domingo

Café da manhã: 1 infusão com leite, 2 fatias de pão integral com queijo de baixa gordura, 1 xícara de suco de laranja.
Meio da manhã: 1 iogurte desnatado.
Almoço: 1 porção de carne com verduras no vapor, 1 gelatina light.
Lanche: 1 iogurte desnatado com cereais.
Meio da tarde: 1 fruta.
Jantar: 1 porção de salada Cesar com frango, 1 fruta.

Segunda-feira

Café da manhã: 1 infusão com leite, 2 fatias de pão integral com queijo de baixa gordura, 1 copo de suco de laranja.
Meio da manhã: 1 porção de queijo com baixo teor de gordura (50 gramas).
Almoço: 2 porções de pudim de abobrinha, 1 porção de salada de frutas.
Lanche: 1 iogurte desnatado.
Meio da tarde: 1 ovo cozido.
Jantar: 1 porção de frango cozido com 1 tomate repartido ao meio com azeite de oliva, orégano e sal.

Esta dieta de 1500 calorias é uma dieta completa, não existem restrições quanto à qualidade dos alimentos, se não a quantidade. As porções serão pequenas ou médias e não se pode repetir outra porção.

O cardápio para a dieta de 1500 calorias é feito com 8 listas ou oito dias, de modo que a mesma lista nunca coincidirá no mesmo dia. Isso é para evitar o tédio e a relutância por realizar uma dieta em longo prazo como esta dieta.

Faça a Sua Própria Dieta das 1500 Calorias:

Se este cardápio não te convence, você pode construir o seu próprio cardápio de 1.500 calorias diárias. Você apenas precisa levar em conta os percentuais de gorduras, proteínas e carboidratos adequados para que a dieta seja equilibrada. Além disso, você deve estar ciente de como combinar cada grupo de alimentos.

Lembre-se que diante de qualquer dúvida, você deve consultar o seu médico.

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