Conseguir o peso ideal, por razões de saúde e estética, é um dos objetivos que marca a grande maioria das mulheres. E elas estão cientes de que isso não é nada fácil, já que existem diversos fatores que impedem que possamos seguir uma boa alimentação e levar uma vida ativa.

Definitivamente, a razão mais comum para ganhar quilos é a má alimentação. Quantas vezes você se perguntou: por que como mais do que o normal e não posso evitar? Para te ajudar a acabar com este mau hábito que vai contra um peso saudável, vamos detalhar as três causas mais frequentes do irresistível “beliscar” e como resolver.

Como Combater As Causas Que Fazem Você Comer Demais

1. O estresse, Um Ritmo de Vida Acelerado

A ansiedade por cumprir a agenda diária, engorda, então, apesar de não ter parado o dia todo, você ficará surpreso ao não perder peso. O normal em uma jornada intensa é ter comido algo rápido (um sanduíche ou lanche) e talvez algo doce (para acalmar a ansiedade).

Tudo isso acontece porque em períodos de estresse o corpo secreta cortisol, um hormônio que faz com que a glicose aumente; como resultado, te custa descansar relaxadamente e aumenta a sua vontade de comer doces. Além disso, a ansiedade nos faz perder a noção de quantidade e o ritmo em que comemos, por isso podemos ingerir grandes quantidades sem sequer percebermos.

Descubra os Motivos que Fazem Você Comer Demais e Aprenda a Combatê-los

A solução para isso é integrar em nossa dieta alimentos que ajudam o “bom humor”, como bananas, frutos secos ou abacate, já que contêm triptofano, que evita a elevação da glicose.

Também é muito importante que você tire um tempo para comer, você dedicar, pelo menos, 20 minutos a este importante momento do dia, assim a sensação de saciedade chegará ao cérebro e você não sentirá a necessidade de continuar comendo.

2. O Cansaço Acumulado, Por Dormir Poucas Horas

Quando o cansaço é combatido com alimentos, ocorrem os problemas de ganho de peso. Isso acontece se você não está dormindo bem e se levanta cansado pela manhã procurando um café que te faça “despertar”, e ao longo do dia você vai beliscando para que a sua energia não caia.

Descanse profundamente à noite, ajudando com um jantar baseado em carboidratos, estes te ajudarão a adormecer. No dia seguinte, ao se levantar, opte por um café da manhã saudável e energético. Por exemplo: cereais integrais, produtos lácteos e frutos secos, além de um chá verde ou café torrado natural, tudo isso diminuirá a sensação de fadiga, ao mesmo tempo em que, controla o seu apetite.

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3. Ansiedade Por Comida

Se o seu principal assunto das conversas é a alimentação e a comida, seu peso é uma obsessão e você sempre está preocupado se vai comer muito ou não, então tem um alto nível de ansiedade por comida. São muitos os fatores que levam a isso, talvez uma baixa autoestima ou o fato de que a sociedade realça a figura da pessoa magra.

O objetivo é que você volte a desfrutar da comida sem que esta seja o centro da sua vida. Para conseguir isso, comece dando importância às atividades que te relaxam e que não servem para buscar um propósito estético, dê adeus a rotina, dedicando-se a um hobbie que você tinha renunciado (pintura, um curso de teatro, clube de leitura, etc.), lembre-se que o importante é encontrar novas e boas motivações.

Uma vez que você tenha cumprido este passo, resultará mais fácil sentar-se à mesa e comer relaxado, pausadamente e sem distrações. Comendo as quantidades necessárias e alternando os nutrientes, poderemos controlar o nosso peso. Comer em excesso é um problema que pode se apresentar ao longo do tempo, por isso você sempre deve considerar essas dicas.