Dicas Para Evitar O Inchaço Depois De Comer

Às vezes, ao terminar de comer sentimos uma sensação de peso e inchaço no estômago, o que nos provoca um grande desconforto físico. Para ajudar com este desconfortável problema, hoje queremos dar algumas dicas para evitar o inchaço depois de comer.

Por Que se Produz o Inchaço Depois de Comer:

O inchaço depois de comer normalmente se deve ao acúmulo de gás intestinal, causado pelo consumo de determinados alimentos. Estes causam o aparecimento de resíduos que se instalam no cólon, onde as bactérias se alimentam deles, e, assim, produzem essas incômodas bolhas de gás.

Dicas Para Evitar o Inchaço Depois de Comer

Essas bolhas são as causas de sofrermos dor abdominal e pontadas na barriga. Embora em casos mais graves, possa haver sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, azia e inclusive sangue nas fezes. Se assim for, devemos consultar um médico, já que ele saberá como diagnosticar corretamente e detectar outras possíveis doenças no organismo.

Algumas pessoas são mais propensas que outras a sofrer inchaço intestinal, pois depende das características do nosso organismo. Podemos evitar isso, seguindo algumas dicas. Por exemplo, comer com tempo suficiente e em um ambiente agradável é essencial para uma boa digestão. Precisaremos de pelo menos 20 minutos e um ambiente afastado de ruídos altos e discussões, pois o estresse reduz a produção de ácido no estômago.

O Que Fazer Para Evitar o Inchaço Depois de Comer:

Caminhar um pouco depois de comer é um dos truques mais eficazes para reduzir os gases e o inchaço depois de comer. Com cerca de 15 minutos será suficiente para fazer com que o nosso intestino se movimente, com isso promovemos uma boa digestão, fazendo com que os alimentos sejam assimilados mais rápido. Desta forma, desaparece a sensação de inchaço. É importante que este exercício seja moderado, pois correr ou caminhar muito rápido provocará o efeito oposto.

Os especialistas afirmam que o acúmulo de gases ocorre pela ingestão de alimentos inapropriados, independentemente da quantidade. Nesse sentido, devemos tomar cuidado com as misturas, evitando combinar carne com leite, por exemplo. Na verdade, recomenda-se moderar o consumo de laticínios em sua dieta, porque em excesso podem causar o crescimento da barriga. Além disso, muitas pessoas têm dificuldade para digerir a lactose.

Por outro lado, mastigar bem é essencial para evitar a digestão pesada. Se não mastigamos o suficiente estamos forçando o estômago a trabalhar duplamente, dando lugar a sensação de peso. Podemos, inclusive, sentir excessivo cansaço ou sonolência, pois nosso organismo está gastando energia extra.

Lanchar entre as horas também favorece o inchaço do estômago, se o que comemos são produtos de panificação e ricos em gordura. O mais recomendado é comer fruta, dado que os açúcares que contém fermentam no estômago e passam quase intactos no intestino, onde são absorvidos com maior rapidez. Desta forma, se facilita a mobilidade intestinal, prevenindo a formação de gases.

Por outro lado, é aconselhável beber um copo de água quente ao terminar cada refeição, já que favorece a dilatação do trato digestivo, aumentando o fluxo de sangue, de modo que o alimento é digerido mais facilmente. Também beber uma infusão por dia acelera o processo digestivo e ajuda a eliminar toxinas.

Além disso, se o que você quer é ter uma barriga lisa, não deixe de ler: “Os melhores tratamentos para uma barriga lisa”.

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