O jantar é muitas vezes a refeição mais negligenciada do dia, pois se trata da última refeição ante do descanso noturno e posterior há um dia inteiro cheio de trabalho, preocupações e atividades.

No entanto, é muito importante quando buscamos emagrecer, por isso, te contamos como conseguir um jantar adequado, se você procura perder peso. Mas lembre-se de procurar um nutricionista para uma alimentação personalizada de acordo com as suas necessidades.

Jantar e a Perda de Peso

Por ser a refeição que precede o momento de repouso e descanso noturno, o jantar é de grande importância quando buscamos perder peso, já que depois dela o gasto calórico é limitado ao que produz o nosso metabolismo em repouso, durante o sono.

Dicas Para um Jantar Saudável Para Ajudar no Emagrecimento

Também, porque o jantar pode afetar a qualidade do nosso descanso e dormir bem está intimamente relacionado com a nossa dieta, podendo um mau sono causar estresse, aumento do apetite e a ingestão de alimentos mais calóricos, o jantar também pode determinar o sucesso do nosso plano de emagrecimento, se tomamos cuidado para que não prejudique as horas de sono.

Como se isso não fosse suficiente, no jantar podemos fornecer nutrientes que estimulam ou dificultam a liberação de certos hormônios durante o sono que se encarregam de reparar ou construir novas estruturas como as musculares, que podem influenciar no gasto calórico ao conservar e estimular o metabolismo.

Por todas estas razões cuidar do jantar é realmente importante se procuramos perder peso sem descuidar da saúde do organismo.

Dicas Para Que o Jantar Facilite a Perda de Peso

Para que a última refeição do dia não atrapalhe o seu plano de perda de peso, mas, pelo contrário, ajude você a perder peso, recomendamos que você considere as seguintes dicas no momento de comer e cozinhar:

Coma com Moderação, Evitando Excessos

Jantar de grande volume, já que uma maior quantidade consumida fornece mais calorias, que sabemos que não são necessárias na última refeição do dia, se não vamos estar em movimento.

Além disso, uma ingestão maior aumenta o risco de sofrer problemas digestivos que prejudicam o descanso noturno.

Reduzir os Carboidratos

Na refeição noturna, já que são os carboidratos são fonte de energia rápida para a atividade física e mental que com frequência é limitada, após o jantar.

É conveniente incluir nesta refeição carboidratos derivados de alimentos, como vegetais fruta e reduzir sobremesas, refrigerantes e doces.

Inclua Proteínas Magras

Ou seja, com baixo teor de gorduras, que o corpo utilizará para reparar estruturas durante o descanso e que não serão armazenadas como gordura, se o organismo já não queima calorias após o jantar. As melhores opções são peito de frango, peixe ou ovos.

Evite Alimentos Difíceis de Digerir

Que podem prejudicar o descanso noturno, como, por exemplo, aqueles pratos carregados de gordura como frituras ou produtos de panificação, assim como ingredientes condimentados como frios e salsichas, molhos, picantes ou outros.

Consumir Fibras com Moderação

Já que um excesso deste tipo de ingredientes que não são totalmente digeridos no organismo pode dificultar o descanso noturno, por isso o melhor é incluir vegetais macios, verduras cozidas ou picadas.

Coma Sempre Devagar e Relaxado

Tentando se libertar das tensões e do estresse do dia no momento de jantar, para que a refeição seja mais bem digerida, resulte o mais agradável possível, acalme o apetite e nos ajude a reduzir pouco a pouco o ritmo para conseguir um bom descanso noturno.

Com essas dicas, você pode conseguir um jantar adequado, se procura perder peso, que te permita limitar as calorias e nutrientes desnecessários durante a noite e priorizar outros para que o seu organismo funcione corretamente, sem prejudicar o seu emagrecimento.

Não devemos esquecer-nos de levar em conta o momento do dia para o qual cozinhamos, já que não será a mesma coisa almoçar e jantar, e menos ainda se estamos tentando reduzir os quilos extras em nosso corpo.

Idéias de Jantares Leves

Levando em conta as dicas acima dadas e a importância do jantar, selecionamos alguns exemplos de preparações ideais para conseguir jantares leves que te permitam emagrecer com saúde:

  • Abobrinha recheada com peixe ou frango desfiado com molho de tomate natural.
  • Salteado de camarão e cogumelos.
  • Creme de abobrinha e cenoura.
  • Salada de brócolis e frutas com frango grelhado
  • Salteado de verduras e carne.
  • Mousse de abobrinha.