Dieta De Harvard: Comer Bem E Permanecer Ativo Para Conseguir O Peso Desejado

Existem muitas dietas, mas nem todas são iguais. Algumas são equilibradas e saudáveis, e outras restritivas. Dentro do primeiro grupo se encontra a Dieta de Harvard, que te convida a comer bem e manter-se ativo para conseguir o peso desejado. Para isso, nada melhor do que uma série de sugestões simples.

Embora existam dois grupos bem diferenciados de dietas, as últimas tendências sugeridas pelas associações médicas e nutricionistas estão relacionadas à dieta equilibrada e saudável. Uma das universidades mais prestigiadas do mundo é Harvard e ela promove comer bem e realizar atividade física para perder peso.

Esta não é uma dieta no estrito significado da palavra, já que não estabelece um cardápio diário. É muito mais do que isso, já que se trata de um guia que te convida a conhecer a quantidade e a qualidade dos alimentos que você pode incluir em uma dieta elaborada e desenhada por você mesmo.

Dieta de Harvard: Comer Bem e Permanecer Ativo Para Conseguir o Peso Desejado

O objetivo do guia que foi projetado na Escola Pública de Saúde da Universidade de Harvard é não falar em dietas e de como perder peso. A ideia é adquirir hábitos alimentares e de vida que te ajude a se manter saudável, a perda de peso será uma consequência de tais mudanças alimentares.

Sugestões da dieta de Harvard:

Não deixe de lado o café da manhã. Consuma um café da manhã saudável, que inclua uma porção de produtos lácteos (leite/iogurte ou queijo com baixo teor de gordura), uma porção de cereal representado por uma fatia de pão integral ou uma colher de cereais (farelo de aveia, gérmen de trigo ou farelo de trigo), uma fruta.

Considere o tamanho das porções. Não é necessário pesar os alimentos, só exceto que o médico ou nutricionista lhe indique. Tomando equivalências, como xícaras, colheres, pratos pequenos ou copos é possível gerenciar e redução o consumo de alimentos.

Beba água. Elimine as bebidas açucaradas e beba água em seu lugar.

Misturar cores de frutas e vegetais. Sugere-se que a metade do seu prato esteja composta por frutas e a outra metade por vegetais.

Conhece o que você está comendo. É importante que você aprenda a comer, e para isso você precisa saber o que contém os alimentos e preparados. Para isso, leia os rótulos e escolha as opções mais saudáveis​​.

Escolha cereais, mas integrais. Substitua as farinhas brancas pelas integrais. Enquanto a ingestão calórica é semelhante, os cereais integrais são mais saudáveis ​​porque fornecem fibras, ácidos graxos saudáveis ​​e antioxidantes.

Tenha a mão lanches saudáveis. No momento de escolher lanches saudáveis ​​deixe de lado as guloseimas e massas de pastelaria e substitua-os por frutos secos, queijos com baixo teor de gordura, iogurte light, frutas, vegetais ou ovo cozido.

Mantenha-se em movimento. Caminhar diariamente por 30 a 40 minutos faz a diferença não apenas para que você perca peso, mas para fortalecer a sua saúde cardiovascular.

Durma o suficiente. O corpo precisa repor as energias, por isso é importante para o metabolismo descansar. Inclusive se sabe que descansar bem, ajuda a emagrecer.

Talvez você se pergunte o que tem de diferente essa dieta das outras. A verdade é que se assemelha a outras dietas equilibradas, como a dieta mediterrânica.

Sua importância reside em que, se você seguir as suas sugestões e torná-las parte dos seus hábitos de vida, não apenas perderá peso, mas não o recuperará mais. É o caminho mais difícil, mas o de melhores resultados. Por isso, leve em conta este guia que pode mudar a sua vida e te ajudar a ter um corpo mais magro e firme.

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