Listada dentro das dietas milagrosas, a dieta do abacaxi te promete perder peso em um tempo recorde, com a introdução deste alimento saciante e pobre em calorias em todas as refeições do dia. Mas é saudável a dieta do abacaxi? Realmente ajuda a emagrecer?

O abacaxi é uma fruta deliciosa e, também, com um baixo teor calórico. O padrão da dieta do abacaxi consiste em consumi-lo como base de todas as refeições do dia, durante dois ou três dias por semana: abacaxi para o café da manhã, para o almoço, para o jantar, como aperitivo… E acompanhada de alimentos ricos em proteínas, como frango, atum, ovos ou leite. Mas realmente funciona a dieta do abacaxi? Temos certeza de que é um padrão de alimentação saudável? Se você está pensando em iniciar uma dieta para emagrecer, te contamos tudo o que precisa saber sobre uma das mais famosas.

Já que o abacaxi é um alimento com muito poucas calorias, uma dieta baseada nesta fruta permitiria uma queda rápida de peso. Mas, em longo prazo, poderia supor uma carência importante de nutrientes, por isso não temos certeza de que seja de tudo saudável. Em princípio, toda dieta que se baseia no consumo de um único alimento é, por definição, uma dieta desequilibrada. Por isso, embora suas premissas pareçam razoáveis, a dieta do abacaxi não conta com o apoio dos nutricionistas.

Dieta do Abacaxi: O Que Você Pode Esperar Deste Plano Para Emagrecer

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Como Funciona a Dieta do Abacaxi?

Em primeiro lugar, é importante conhecer as qualidades nutricionais que possui o abacaxi. É um alimento rico em fibras, rico em carboidratos e vitamina C. Tem propriedades saciantes, é diurético, o que te ajudará a não reter líquidos, e é benéfico para a digestão. É pouco calórico, mas leve em conta que não tem o poder de eliminar calorias. Por si só, o abacaxi é um alimento bastante saudável e é apropriado em uma dieta saudável e equilibrada. Mas pode ser saudável uma dieta baseada apenas no abacaxi?

A proposta do padrão da dieta do abacaxi é a seguinte:

  • Café da manhã: algumas rodelas de abacaxi acompanhadas por 40 ou 50 gramas de torrada.
  • Meio da manhã: um suco de abacaxi natural, de preferência, de elaboração caseira.
  • Almoço: peito de frango grelhado com duas rodelas de abacaxi fresco.
  • Lanche: um iogurte de abacaxi desnatado.
  • Jantar: creme de verduras (cenoura, alho-poró e aspargos) ou salada de alface, abacaxi e frango em cubos. Para a sobremesa, duas rodelas de abacaxi.

A dieta do abacaxi consiste em repetir essa rotina alimentar durante dois ou três dias por semana, alternando os alimentos ricos em proteínas, que acompanha um plano de emagrecimento global. Desta forma, o corpo perderá peso, especialmente em forma de massa muscular.

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Quais Riscos Envolve a Dieta do Abacaxi?

A dieta do abacaxi pode ser capaz de nos fazer emagrecer com facilidade, sim, mas não é recomendado, de acordo com o nutricionista Francisco José Celdrán. Para ele, por se tratar de uma dieta desequilibrada, “tem uma série de riscos associados”, como a maioria das conhecidas como dietas milagrosas.

Em primeiro lugar, uma dieta tão extrema poderia criar o efeito oposto ao desejado: provocar tantas mudanças no metabolismo que se gere uma resistência a perder peso. Ou seja, é provável que, depois de terminar a dieta, o peso seja recuperado rapidamente. Não parece muito eficaz, certo?

E o que é mais importante, uma dieta concentrada em um único alimento poderia piorar diferentes problemas de saúde, por envolver uma falta de nutrientes necessários para a saúde. Lembre-se que é importante seguir uma dieta equilibrada, comer suficientes cereais integrais, frutas e verduras, proteínas e gorduras saudáveis, como azeite de oliva ou frutos secos, como as nozes.