As dietas dissociadas são baseadas na combinação de alimentos e restrição de certo tipo de nutrientes. Hoje te apresentamos a dieta Montignac, um original regime que aposta pela variedade de sabores e dos carboidratos integrais. Se este é o método que se ajusta às suas necessidades, não hesite sem se colocar nas mãos de um bom profissional que te aconselhe para acabar com esses quilos extras.

O Que É A Dieta Montignac?

O método de Michel Montignac nasceu quando o executivo farmacêutico, obeso desde a sua infância, decidiu utilizar todos os meios à sua disposição para elaborar uma nova dieta para perder peso. Experimentando consigo mesmo, chegou a estabelecer um original método de emagrecimento sem restrição calórica.

Quais Celebridades Seguem a Dieta Montignac?

A maior seguidora do método de Michel Montignac é Kylie Minogue, que em seus mais 40 anos manteve uma invejável figura, que muitas mulheres de vinte anos gostariam de ter.

Como Funciona a Dieta Montignac:

A dieta Montignac é um tipo de dieta dissociada na qual se restringem os alimentos ricos em carboidratos e é permitido o consumo de determinado tipo de proteínas sem limite de quantidade. Ou seja, batatas e massas desaparecem da dieta, enquanto que carnes e peixes não têm restrições.

Dieta Montignac: O Que É, Como Funciona, e Alimentos Permitidos e Proibidos na Dieta Montignac

A base científica desta dieta estabelece que os carboidratos disparam o nível de insulina no sangue, estimulando a sensação de fome e o acúmulo de gorduras. Montignac denominou de “alimentos de alto índice glicêmico’ para aqueles alimentos com maior concentração de carboidratos.

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Alimentos Permitidos e Proibidos na Dieta Montignac?

O método Montignac defende uma alimentação variada, sem restringir nenhum grupo de alimentos, onde serão evitados os alimentos de elevado índice glicêmico (pão branco, batatas, arroz, etc.) e as gorduras saturadas (manteiga, amendoins, etc.). Para isso, é possível dividir os alimentos em dois grandes grupos, os permitidos e os que não são.

Alimentos permitidos na dieta Montignac: carnes e peixes, chocolate preto, ovos, grão de bico, feijões, lentilhas, ervilhas, queijo, cenouras cruas, iogurte, leite de preferência desnatado, frutos secos, azeitonas, mariscos, abacate e café descafeinado. Além disso, também pode ser comido pão, massas, arroz e farinha, mas sempre integrais.

Alimentos Proibidos: açúcar, batatas, cenouras cozidas, mel, favas, uvas passas, beterraba, nabos. Ao contrário dos permitidos, não se admite o consumo de pão, massa, arroz e farinha branca.

As frutas não estão proibidas, mas nunca serão ingeridas como sobremesa, mas entre as refeições. Além disso, ficam totalmente restritos os refrigerantes, sucos, as bebidas alcoólicas e a cerveja.

Vantagens e Inconvenientes da Dieta Montignac:

O método Montignac carece de limitações calóricas, o que poderia levar a um estado de sobrealimentação e a sensação de saciedade é causada pela eliminação da fruta como sobremesa, cuja fibra favorece o trânsito intestinal. Além disso, o desaparecimento do açúcar da dieta não cobre às necessidades do nosso organismo. Algumas variantes mais radicais do método Montignac eliminam completamente os hidratos de carbono, causando fraqueza muscular, ou restringem a percentagem de lípidos consumidos, provocando condições cardiovasculares.

A dieta tem a seu favor uma rápida perda de peso, sem restrições calóricas, promovendo a variedade de alimentos. Enquanto todos os grupos de alimentos estejam presentes e cubram às necessidades diárias do nosso organismo, nossa saúde não estará em perigo.

Como Posso Seguir a Dieta Montignac?

Michel Montignac divide seu método em duas fases. A primeira se prolonga até conseguir a perda de peso desejada e estabelece que o regime deve ser seguido de maneira estrita comendo apenas os alimentos permitidos. A segunda fase é a de manutenção, onde se permite um capricho por dia e recomenda-se o consumo de fibras.

Como é um Dia na Dieta Montignac?

A diversidade alimentar do método Montignac é seu grande ponto forte, te oferecemos um menu como exemplo para que comprove se pode se ajustar às suas necessidades.

  • Café da manhã: Frutas. 15 minutos depois, pão integral e café com leite desnatado.
  • Meio da manhã: frutos secos.
  • Almoço: espinafre refogado com alho e presunto e frango assado com abobrinha gratinada.
  • Lanche: fruta ou azeitonas.
  • Jantar: salada de tomate e atum e feijão branco cozido sem gordura.