Quando se segue uma dieta vegana, pode resultar difícil encontrar uma variedade de refeições diárias. E é aí que reside o problema, ao comer sempre a mesma coisa, pode ser que não se consuma os nutrientes essenciais.

Neste artigo vamos ver algumas coisas que devem ser consideradas quando se segue uma dieta vegan.

Proteínas. É necessário obter proteínas, e ao contrário da crença popular, os alimentos de origem animal não são a única fonte deste nutriente.

Você pode obter cerca de 45-70 gramas de proteína consumindo legumes, frutos secos, grãos e sementes, assim como produtos feitos a partir da soja.

Ferro. É essencial para o organismo, e enquanto as carnes vermelhas são a melhor fonte, pode ser obtido mediante alimentos que não são de origem animal.

Para garantir o ferro necessário é preciso consumir verduras de folhas verdes, grãos enriquecidos, lentilhas, feijões secos e alimentos integrais.

Um exemplo seria uma salada de alface romana e uma torrada de farinha de trigo integral, que engordam um pouco e nutrem muito.

Cálcio. O cálcio é muito comum em alimentos lácteos, ajuda a manter ossos e dentes saudáveis. As verduras também são uma grande fonte deste nutriente, como, por exemplo, couve, brócolis e tofu.

Vitamina B12. Os veganos correm grande risco de sofrer uma deficiência de vitamina B12 e anemia, já que as plantas carecem das quantidades adequadas deste nutriente.

Por esta razão, é importante consumir alimentos enriquecidos com vitamina B12, como produtos de soja fortificados e levedura nutricional, ou também ingerir suplementos vitamínicos regularmente.

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Ômega 3. Os ácidos graxos ômega 3 são muito importantes para o bom funcionamento do corpo.

Os vegetarianos que de tempos em tempos consomem peixes não tem nenhum problema, mas no caso dos veganos a coisa já se complica.

Para cumprir com as doses que o organismo precisa de ômega 3 é preciso comer nozes, produtos de soja, óleo de canola e sementes de linho, que são muito ricos nesse nutriente.

Dieta Vegan Para Perder Peso:

Para poder emagrecer com a dieta vegan é preciso prestar atenção às porções que são consumidas. Por exemplo, se são consumidas toneladas de frutos secos e você tem um estilo de vida sedentário, o mais provável é que ganhe peso, já que se trata de um alimento muito calórico.

É preciso romper com a crença de que os alimentos vegan são "light" ou dietéticos, pelo contrário, alguns são muito calóricos e outros quase não fornecem calorias. A questão é ter um equilíbrio, comer o que o corpo precisa, ingerir bastante quantidade de fibras e nunca comer demais, como em qualquer plano alimentar que se segue para perder peso.