O fígado é o depurador, purificador do corpo, por isso é muito mais do que importante cuidar e promover o seu bom funcionamento.

A desintoxicação do corpo é uma forma de garantir um ótimo estado de saúde e é essencial quando se quer perder peso. Sempre que se realiza um processo de desintoxicação perdem-se quilos, isso acontece porque o fígado começa a queimar uma maior quantidade de glicogênio armazenado nas reservas de gordura.

A desintoxicação é essencial porque os resíduos da alimentação, e da própria vida, passam pelos órgãos excretores, onde são submetidos a uma transformação e são levados aos órgãos de evacuação para assim saírem do corpo.

No dia a dia o corpo absorve e gera uma infinidade de resíduos. Mediante à respiração, à alimentação, à água, medicamentos, hábito do tabagismo, etc., cheios de contaminantes que dificultam a atividade das células e geram uma grande quantidade de resíduos para os órgãos eliminadores, que em algum momento tornam-se incapazes de se livrar destas toxinas.

Quando o corpo já não é capaz de se livrar de resíduos nocivos, endógenos e exógenos, começam a aparecer os sintomas que indicam a necessidade de uma purificação. A pessoa começa a sentir-se cansada, muitas vezes nota uma queda de cabelo anormal, perda de apetite, insônia, fraqueza, unhas quebradiças, falta de energia, etc.

Desintoxicar o Fígado Para se Sentir Com Mais Energia e Perder Peso

Para limpar o corpo deve-se reduzir o nível de toxinas, isto é conseguido através da redução de exógenos tóxicos e da colaboração com a eliminação de toxinas. O tratamento dura entre 3 e 10 dias, dependendo da idade, tipo físico, estado de saúde e do nível de toxemia.

A alimentação durante a limpeza do fígado é extremamente saudável, baixa em calorias e com uma quantidade significativa de antioxidantes essenciais. Anote estes alimentos para montar um plano de alimentação:

Alimentos Purificadores

  • Grãos, cereais integrais (carboidratos complexos e vitaminas do complexo B);
  • Frutas frescas (vitaminas antioxidantes);
  • Vegetais, crus e com pouco sal (potássio, ácido fólico e minerais);
  • Uvas (ativadoras da função de desintoxicação do fígado e estimuladoras da produção de bílis);
  • Maçãs (ajudam a excretar a bílis e a descongestionar o fígado; fornecem fibras);
  • Ameixas (favorecem a excreção de resíduos e combatem a constipação);
  • Cerejas (antioxidantes e purificadoras do sangue);
  • Nêspera (rico em provitamina A e sais minerais, descongestiona o fígado);
  • Alcachofras (fornece cinarina, desintoxica e promove a remoção de resíduos);
  • Alho (rico em cinarina a qual estimula a produção de bílis; descongestionante do fígado);
  • Cebolas (ativam a função desintoxicante do fígado);
  • Rabanetes (ativam a função hepática e aumentam a secreção da bílis);
  • Lecitina (rica em colina, combate os depósitos de gordura no fígado);
  • Azeite de oliva (ajuda a atividade do fígado);
  • Morangos (melhoram a circulação e reduzem a ascite);
  • Legumes, como escarola, rúcula e chicória (facilitam o esvaziamento da vesícula biliar);
  • Berinjelas (estimulam a atividade da bexiga).

Suplementos Diários Purificadores

Você pode complementar sua dieta com suplementos que favorecem a desintoxicação do fígado, como por exemplo: Cocu, S-adenosil-metionina (SAM), Glutamina, Colina, Vitamina C, Enxofre, Ácido alfa-lipoico, N-acetil-L-cisteína, Dente de leão.

Dicas Para Começar a Desintoxicação do Fígado

Essas dicas vão ajudar a desintoxicar o fígado e a perder alguns quilos. Anote:

  • Consumir apenas alimentos orgânicos;
  • Um dia, comer apenas frutas frescas, inteiras ou em sucos naturais;
  • Cozinhar os legumes no vapor para manter as propriedades e não adicione gordura na preparação de pratos;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou estimulantes (chá, café, mate);
  • Não comer produtos refinados, carne vermelha e leite integral;
  • Evitar frituras, congelados e pré-cozidos;
  • Antes das refeições, beber um suco ou chá purificador, podendo também ser tomado durante o dia em qualquer momento;
  • Comer menos;
  • Fazer exercícios;
  • Beber muita água, mas apenas filtrada ou engarrafada.

Para conhecer outros alimentos benéficos para este órgão, não deixe de ler também “Sete Alimentos Bons para o Fígado“.