O problema dos quilos, não só ou nem sempre se deve a ingestão excessiva de alimentos. Todos nós já ouvimos muitas vezes este ditado tão estendido “se você não come, não engorda”, que é verdadeiro e óbvio, mas todos os seres vivos precisam se alimentar. A pergunta seria: por que comendo o mesmo e na mesma quantidade, algumas pessoas engordam mais do que outras. Na maioria das vezes, o problema é fisiológico e tem um nome, tireoide. Neste artigo queremos dar uma série de dicas seguras e saudáveis para conseguir melhores resultados com a nossa dieta.

Por Que Engordo se Como Pouco?

Quando o nosso corpo recebe alimentos, seja um sanduíche ou suco de frutas, rapidamente começará a trabalhar. Começa um processo pelo qual todos os nutrientes que ingerimos, têm que ser processados e transformados. Quando a nossa digestão termina, estes nutrientes terão se convertido nos componentes necessários e básicos para poder funcionar. A energia que o corpo precisa é obtida dos alimentos por meio de um processo ao qual chamamos de metabolismo.

Normalmente as pessoas com sobrepeso são verdadeiras especialistas em buscar novas dietas. O metabolismo é um conjunto de reações químicas que se produz nas células. É capaz de transformar os componentes dos alimentos em energia necessária para a subsistência. Uma série de proteínas se encarregam de controlar todas as reações que se produzem durante o processo metabólico.

Dicas Para Fazer Dieta Mais Facilmente

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Saiba Como Funciona o Nosso Metabolismo:

O metabolismo pode ser rápido ou lento, tudo dependerá da quantidade de energia que uma pessoa ingere em estado de repouso. Se o gasto energético, estando em repouso, é inferior a quantidade de energia tomada, queimará pouca gordura, com isso começará a ser armazenada.

Este tipo de metabolismo se chama metabolismo lento, a consequência imediata é o aumento de peso. Quanto mais gordura é armazenada sem queimar, o grau de obesidade irá subindo de nível.

Fatores genéticos, altura, sexo, peso, todos esses fatores influenciam no metabolismo. Por outro lado, nem todas as células do organismo precisam da mesma quantidade de energia, assim as células que formam os tecidos musculares, precisarão de mais energia do que as células de gordura. Uma pessoa com maior massa muscular, precisará ingerir uma maior quantidade de alimentos.

Por Que Engordamos Com a Idade?

Este efeito é aumentado com a idade, quando o nosso corpo ingere alimentos e não consegue transformar tudo em energia, este se converterá em gordura a espera de ser utilizada quando o nosso organismo precisar, mas se seguimos ingerindo mais alimentos, essas camadas de gordura vai crescendo.

O acúmulo de gordura ao longo dos anos, junto com a redução da síntese de proteínas, explicam porque com a idade se tende a engordar muito mais. Motivo pelo qual, é preciso prestar especial atenção à alimentação, à medida que envelhecemos.

Em resumo, um metabolismo lento, significa que nosso organismo não precisa transformar em energia todo alimento que ingerimos, transformado em gordura a parte restante. O resultado será um ganho de peso.

Se o nosso metabolismo é rápido, significará que os alimentos que ingerimos, se converterão em sua grande maioria em energia, com isso o fornecimento de gordura será menor. O resultado é a manutenção do peso. Não engorda o alimento que ingerimos, mas a forma como o nosso organismo o trata.

Dicas Para Fazer Uma Dieta Mais Fácil:

Dietas Para Acelerar o Metabolismo: Muitas dietas garantem que você pode emagrecer conseguindo acelerar o metabolismo, mas muitas o que tentam é uma simples restrição calórica, a fim de conseguir a perda de peso, mas pode ser um grave erro com consequências opostas às desejadas.

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As Dietas de Supercompensação de Calorias: Deveríamos traçar um plano de ação para perder gordura, fazendo desaparecer a gordura acumulada primeiro, para depois poder abordar a forma de transformar a maioria das calorias que ingerimos. Sempre com a supervisão de um profissional, uma das dietas mais eficazes são as dietas de supercompensação de calorias. Onde os dias de armadilhas ou de enganar as refeições, são simplesmente uma desculpa para uma ingestão calórica excessiva. O controle calórico é necessário para poder obter uma garantia de resultados.

Basicamente, se trata de conseguir um reajuste hormonal que dê lugar a uma aceleração do metabolismo, melhorando o metabolismo tanto de gorduras como de carboidratos. Por isso, deveremos conseguir: Aumentar o hormônio T3, hormônio da tireoide que é encarregado de ajustar a velocidade do metabolismo. Aumentar a leptina, é o hormônio encarregado pela sensação de saciedade.

Nada de Dietas Milagrosas:

Começar a fazer dieta é algo simples. Quem não pensou alguma vez que lhe sobravam alguns quilos extras e decidiu começar a comer menos? Aqui está o primeiro erro, um dos fatores que nos levam diretamente ao fracasso, deixar de ingerir alimentos suficientes. E é que, enquanto qualquer um pode começar a fazer dieta, a parte mais difícil vem depois… Como manter o peso ao longo do tempo? De que maneira conseguir o objetivo que estabelecemos?

Neste artigo te damos não um, nem dois, nem três… Mas até vinte dicas para estabelecer um plano e conseguir fazer dieta mais facilmente e de maneira saudável, mostrando a figura que você sempre quis ter.

Conseguir resultados leva tempo. Seja paciente e não perca de vista o objetivo. Os quilos perdidos rapidamente são recuperados com a mesma facilidade. O melhor é perder peso lentamente, de maneira gradual.

Posso Fazer Sozinho ou Preciso ir a um Nutricionista?

Seja honesto, no momento de responder a esta pergunta. Existem pessoas que têm uma vontade de ferro e podem levar uma alimentação saudável e equilibrada sem esforço, enquanto que outras precisam de ‘ajuda’ de alguém que lhes guie e lhes motive. De qualquer forma, sempre é melhor fazer uma dieta supervisionada por um especialista.

Pequenas Grandes Metas Para Perder Peso. Se desde o primeiro dia você planeja emagrecer 20 ou 30 quilos é provável que no caminho termine se entediando. O melhor é colocar pequenos marcos: três ou quatro quilos em um mês, em dois meses poder perder um tamanho… Passo a passo para evitar a frustração.

Planejar as Refeições Para Fazer Dieta. Outro ponto muito importante é organizar as refeições, fazer um plano de dieta equilibrada. Desta maneira, não terminaremos optando por pratos rápidos e fáceis – pizzas, frituras, lanches – que no fim estão carregados de calorias. Pegue um caderno e escreva um pequeno planejamento do que você vai comer durante a semana.

‘Limpe’ a Despensa e a Geladeira. Remover da sua vista tudo o que é calórico e pouco recomendável: biscoitos, chocolates, queijos, carnes, etc. Se não temos a tentação ao alcance da mão será mais fácil não cair e tentar seguir sua dieta.

Manter um Diário Enquanto Fazemos Dieta. Observe como vai se sentindo conforme passam os dias, será um tiro de energia. Escreva se você está se sentindo melhor e essas pequenas grandes conquistas: desde não beliscar entre as refeições até colocar fim nesses jeans que já não servem mais. A única pessoa que pode chegar a cumprir seus objetivos, você mesmo.

Controlar o Peso Para Ver Resultados. Não fique obcecado uma vez que começou a fazer dieta saudável e equilibrada. Isso não significa que uma vez por semana, se possível sempre no mesmo dia, enfrente a balança. Se você está seguindo bem ficará feliz em verificar os resultados. Se no final você tem ‘pecado’, verá as consequências de sair da dieta e isso te ajudará a retomar o bom caminho.

A Dieta Ideal: Comer Cinco Refeições Por Dia: Café da manhã, meio da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. E não pule nenhuma se não quer assaltar a geladeira antes do jantar! Isso ajuda a acelerar o nosso metabolismo e perder peso mais rapidamente.

O Café da Manhã a Refeição Mais Importante. Quantas vezes você já ouviu isso de que “o café da manhã é a refeição mais importante do dia”. Pois é bem verdade, já que depois de descansar durante a noite, você deverá encher o seu “corpo” de energia para que possa “funcionar” o dia todo.

De nada te serve não tomar café da manhã por medo de engordar, já que no meio da manhã você morrerá de fome e será mais difícil para “queimar” o que você ingerir em uma hora perto da refeição. Tome um café da manhã com cereais, frutas e sucos e verá como aguenta melhor até o momento do almoço.

Leia também: “Dieta do Lanche – Como Fazer a Dieta do Lanche“.

Beba Água em Jejum. Por quê? Primeiro, porque é algo saudável, mas também porque te permitirá limpar toxinas que seu corpo não precisa. Bebendo água todas as manhãs antes do café da manhã, você conseguirá que seus rins funcionem bem, ajudando-os a eliminar resíduos e nutrientes desnecessários através da urina e também poderá eliminar líquidos que talvez façam com que você pese mais do que o necessário.

Comece as Refeições Com Verduras e Hortaliças: É um primeiro prato fantástico por seu efeito saciante e também são refeições de baixas calorias. Outra opção é tomar caldo de galinha light, que você mesmo preparou para poder controlar os ingredientes.

Coma Alimentos Ricos em Proteínas. Os alimentos com fibras e proteínas nos fazem sentir com o estômago mais saciado, de modo que se os consome, você conseguirá não ter essa sensação de fome durante todo o dia, ou que acabe consumindo calorias extras.

Deste modo, você pode começar com um café da manhã que seja rico em proteínas e fibras, de modo que começará o dia com energia e evitando engordar desnecessariamente.

Não Jante Muito Tarde. Se você janta muito tarde, ou justamente antes de ir dormir, não poderá fazer uma boa digestão, descansará menos, dormirá mal e, acima de tudo, não poderá queimar as calorias “extras” que consumiu com o jantar.

Controle Cada Porção de Alimentos. Mais adiante, vamos tocar em um ponto onde vamos te recomendar que saiba sempre as calorias que têm cada alimento que você consome, mas também será bom controlar as porções que comemos.

Por que comer dois pratos de macarrão quando com um já ficamos satisfeitos? Porque às vezes estamos tão estressados que nos saciamos com a comida, ou somos incapazes de resistir a outra taça de sorvete de chocolate, quando na verdade sabemos que é muito.

Se você não sabe controlar as porções, simplesmente sirva-se em pratos pequenos, parece uma bobagem, mas funciona. Você poderá repetir de verduras e daqueles alimentos saudáveis que você consome a partir de agora em sua dieta.

Beber Água Para Evitar a Retenção de Líquidos. Como dissemos sobre a água em jejum, devemos acrescentar beber mais de um litro de água por dia.

É recomendável entre um e dois litros de água. Evitaremos a retenção de líquidos, nos sentindo mais leves e menos inchados. É uma forma de depurar o nosso corpo de uma forma saudável.

Seja Criativo no Momento de Cozinhar. Comida colorida, comida sorridente, sanduíches divertidos, sanduíches criativos, comida saudável, dieta fácil…

Não se dedique a preparar apenas frango grelhado e salada. Existem muitas receitas para culinária light que você pode incorporar em sua dieta.

Combine Fazer Dieta Com Praticar Esporte. Você se sentirá melhor e provavelmente conseguirá emagrecer em um melhor ritmo. Isso ajudará a te motivar ainda mais e também estará em forma, evitando a flacidez.

Fazer dieta não significa não ter vida social: Fique com os amigos! Existem pessoas que quando querem perder peso, deixam de sair para evitar comer o que não deve. Erro! Isso apenas te aborrecerá diante de tanta vida saudável e alimentação equilibrada. Monitore os pratos pedidos no restaurante, não é incompatível com fazer dieta. Tudo em justa medida.

Dê-se um Capricho de Vez em Quando. Se você sentir vontade de doce, não se reprima. Você pode comer, por exemplo, algumas xícaras de chocolate preto ou maçãs assadas com canela.
Ocasionalmente, é preciso dar-se um capricho para não nos reprimirmos tanto e não ficar com a ansiedade de não poder comer.

Saber Quantas Calorias Têm Determinados Alimentos Cotidianos Na maioria das vezes não estamos conscientes da grande grande quantidade de calorias que têm alguns produtos. Biscoitos, queijo envelhecido, iogurtes com cremes…

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Cuidado Com os Produtos Light! São anunciados como perfeitos para fazer dieta, mas costumam ter mais calorias do que você imagina. O melhor lanche sempre será a fruta. Não Abuse do Azeite de Oliva na Dieta

É verdade que é a base da dieta mediterrânea, mas abusar do seu uso envolve adicionar ao prato muitas calorias: até 50 calorias por colher de sopa. Combine com outros molhos leves, como vinagre de maçã, alho, ervas aromáticas, etc.

Planeje-se Diante de Eventos Especiais. Quando se aproximam muitas festas e eventos marcados, onde sabe que não haverá pratos de dieta, você deve ir mentalizado. Não jogue fora todas as conquistas que conseguiu e tente consumir os alimentos mais leves que são oferecidos.

Alimentação Consciente. Para conseguir o ponto 18 está se tornando moda, que como seu nome indica é aplicado à alimentação. Trata-se de aprender a comer estando consciente de cada mordida. Assim, você desfrutará mais dos alimentos e tomará porções mais razoáveis.

Descanse Oito Horas Por Dia. Dormir bem e nas horas adequadas é fundamental para nos encontrarmos com força. Quando o cansaço se faz presente, acabamos pensando em ir para a geladeira para pegar esse ‘algo’ que está proibido de comer na dieta. Descanse!