Conseguir perder esses quilos extras é uma grande conquista, mas mantê-los pode resultar muito mais difícil do que parece. Ao finalizar uma dieta, você não deve voltar para o seu antigo estilo de vida, já que desta forma recuperará o peso que tinha antes. Realizar uma dieta de manutenção é o próximo passo para manter seu peso ideal e saudável.

Chegar ao seu peso ideal e depois recuperar os quilos que havia perdido é uma grande desmotivação. Isso pode acontecer por várias razões, em primeiro lugar seguir dietas rápidas que prometem perder muitos quilos em pouco tempo que produzem o efeito rebote, bem como o retorno aos velhos hábitos que mais cedo ou mais tarde te levarão novamente ao seu peso anterior. Realizar uma dieta de manutenção personalizada te ajudará a controlar seu peso sem passar fome e de forma saudável.

Cardápio de Dieta de Manutenção

Aprender a manter uma alimentação equilibrada e saudável te dará a passagem segura para manter seu peso ideal. Nessas dietas não há proibições, mas sim você deve saber como manter o controle. Desta forma, você poderá desfrutar de todos os tipos de pratos e sobremesas sem ganhar quilos.

Nesta dieta para emagrecer e manutenção, você encontrará sete dias de exemplo para que possa ter uma ideia do tipo de alimentação que você deve levar adiante.

Dieta de Manutenção: Como Fazer para não Recuperar o Peso

Leia também: “Como Manter o Peso Ideal Com Hábitos Saudáveis“.

Segunda-feira

  • Café da manhã: uma omelete com dois ovos e um pouco de queijo. Uma infusão.
  • Almoço: um filé de peito de frango grelhado com puré de abóbora. Uma fruta.
  • Lanche: uma torrada de pão integral com queijo e um café.
  • Jantar: peixe assado com arroz integral e salada de folhas verdes. Um pedaço de chocolate puro com 70% de cacau.

Terça-feira

  • Café da manhã: uma torrada com presunto e queijo. Uma fruta e uma infusão.
  • Almoço: uma sopa de vegetais. Uma salada completa de vegetais de todos os tipos e base de legumes ou quinoa.
  • Lanche: um café com leite e uma porção de 50 gramas de frutos secos. Uma fruta se você ficar com fome.
  • Jantar: ovos recheados de atum com salada de verduras variadas. Um iogurte.

Quarta-feira

  • Café da manhã: um café com leite. Uma porção de aveia com frutas variadas.
  • Almoço: um refogado de arroz do tipo chinês com vegetais e peixe ou carne. Um pedaço de chocolate 70%.
  • Lanche: um chá verde. Uma torrada com queijo e um iogurte.
  • Jantar: um pedaço de salmão assado com vegetais variados e um fio de azeite de oliva. Um sorvete.

Quinta-feira

  • Café da manhã: uma omelete francesa com cogumelos ou tomates cereja. Um café com leite.
  • Almoço: uma porção de macarrão integral pequena com muitos vegetais e/ou frango. Uma fruta.
  • Lanche: um chá verde. Uma porção de frutos secos.
  • Jantar: um bife magro com salada de vegetais frescos. Uma fruta.

Sexta-feira

  • Café da manhã: um café. Uma porção de aveia com frutas.
  • Almoço: milanesas de peixe com puré de abóbora e batatas doces. Uma fruta.
  • Lanche: um café com leite e dois rolinhos de presunto e queijo.
  • Jantar: uma sopa de vegetais. Dois ou três bolinhos de atum e uma salada verde.

Sábado

  • Café da manhã: uma porção de granola integral com um iogurte. Uma infusão.
  • Almoço: frango assado com vegetais de todos os tipos. Um pedaço de chocolate 70%.
  • Lanche: um batido de frutas sortidas com um iogurte.
  • Jantar: duas porções de pizza integral. Uma fruta.

Domingo

  • Café da manhã: um café com leite. Você pode tomar alguma outra coisa fora do normal.
  • Almoço: uma pequena porção de macarrão integral com camarão e vegetais. Um sorvete.
  • Lanche: você pode ter algum prazer escolhendo algo que gosta.
  • Jantar: frango grelhado com saladas. Você pode tomar um copo de vinho.

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Truques para Evitar Engordar Novamente

A melhor maneira de criar uma estratégia para manter seu peso é consultar um nutricionista ou médico especializado que te guiará nesse caminho e te aconselhará de acordo com suas necessidades.

  • Evite dietas milagrosas. As dietas hipocalóricas dão resultados rápidos, disso não há dúvidas, mas a verdade é que não costumam ser completas nutricionalmente e seu acompanhamento dá quase certeza de que em breve virá o efeito rebote.
  • Coma tranquilamente. Às vezes, sua dieta é completa e equilibrada, mas ao mastigar e comer rápido você dificulta que o seu corpo possa digerir bem os alimentos. Além disso, desta forma você se sentirá mais rapidamente e evitará comer demais.
  • Beba água. As bebidas carbonatadas são boas como um gosto de vez em quando, mas não podem estar presentes em todas as refeições. Tomar dois litros de água por dia e incluir infusões, como chá verde e vermelho, te ajudará na sua dieta de manutenção.
  • Controle seu peso. Não deve se tornar algo obsessivo, mas depois de ter sobrepeso, é importante que, a cada duas semanas, passe pela balança para controlar o seu peso e evitar voltar ao de antes.
  • Faça exercício. Mover o corpo nunca é ruim e te permite queimar calorias. Sair para correr, andar de bicicleta ou caminhar são opções disponíveis para todos e que te ajudarão na sua manutenção diária.
  • É muito difícil para você manter o peso?