A dieta macrobiótica é baseada em uma atual perseguição japonesa em busca de equilíbrio físico e emocional através de uma dieta equilibrada específica.

A Macrobiótica propõe um completo processo de assimilação dos alimentos pelo corpo humano e é o ponto essencial da questão de saúde e doença, sendo a doença a forma como o corpo encontra para compensar esses transtornos e recuperar o seu equilíbrio.

A Macrobiótica divide os alimentos em dois grupos:

Os alimentos Yang: São aqueles considerados de energia quente, revigorante e contrativo como cereais, legumes, peixe, carne, sal e os vegetais.
Os alimentos Yin: São os considerados de energia fria, dispersantes e enfraquecedores como açúcar, mel, laticínios (leite, queijo e iogurte), álcool, frutas e alguns vegetais como batata, berinjela, tomate e beterraba.

Cardápio de Macrobiótica

Um exemplo de cardápio de macrobiótica:

Café da manhã

Uma infusão de Chá Bancha (chá muito suave de proteína) ou Chá Mu (mistura de várias plantas) e biscoitos de arroz com molho de gergelim.

Meio-dia

Creme de arroz ou sopa de missô (sopa de verduras com algas e condimento salgado de soja).
Arroz integral cozido com alguns pedaços de algas kombu e legumes (seitan ou glúten de trigo, tofu e tempero ou soja fermentada).
Compota de maçã (a fruta é sempre cozida) ou bolo com flocos de cereais (milho ou trigo) com geleia de frutas a base de algas ágar-ágar
Chá Bancha.

Dieta dos Japoneses Macrobiótica

Piquenique

Chá com algumas bolachas de arroz com geleia ou patê de legumes.

Jantar

Sopa de legumes com shiitake e daikon.
Legumes no vapor com arroz.

Para mais informações, não deixe de ler também o artigo “Entenda a Dieta Macrobiótica e Saiba Quais Alimentos Que a Compõem“.