Cardápio para a dieta de um adolescente com obesidade

Você é um adolescente e precisa perder peso? Talvez você perceba que algo tem que mudar, mas não sabe o que é, nem como começar. As dietas um tema muito importante para adolescentes como você, que sofrem com sobrepeso, já que se trata de melhorar a qualidade de vida, pensando sobre um futuro não tão distante.

Como um adolescente, você sabe por que a cada dia existem mais jovens que sofrem com sobrepeso assim como você? Aqui estão as respostas:

  • Realiza pouco ou quase nenhuma atividade física.
  • Você fica durante muitas horas assistindo televisão, consoles de vídeo games ou computador.
  • Come compulsivamente, sem desfrutar da comida, sem nem sequer olhá-la, apenas engole, para reduzir a ansiedade e para piorar as coisas faz isso em frente ao computador, console ou televisão.
  • Se fixa em modelos que nos apresenta a nossa sociedade, todos com corpos esculturais, longe da realidade, que dizem não fazer dieta, mas eventualmente chega ao nosso conhecimento que sofrem de anorexia ou bulimia.
  • Problemas com seus pais, você sente que não te entendem, não te escutam.
  • Isso gera em você, como em muitos outros adolescentes uma baixa autoestima, você começa a se reduzir, pensando que os outros não te aceitarão e tudo isso gera um círculo vicioso.
    Dietas Para Adolescentes Com Sobrepeso

A partir daqui vamos dar algumas recomendações, como, por exemplo, um cardápio para a dieta de um adolescente com problemas de obesidade ou sobrepeso, que poderá compartilhar com sua família e poderá servir como orientação para saber como deve ser uma alimentação saudável para sua idade.
No entanto, antes de colocá-lo, leve em conta as seguintes questões:

1. Certifique-se de que realmente precisa perder peso. Às vezes, o espelho pode te enganar e te mostrar uma imagem distorcida do seu corpo. Existem tabelas de altura/peso que te orientarão sobre quanto você deveria pesar para estar saudável.
2. No caso de precisar fazer dieta, escolha uma dieta racional, completa e balanceada. As dietas rápidas e extremas não são para você, já que está crescendo e as deficiências de nutrientes serão sentidas mais tarde.
3. Não se torne obsessivo. Tente comer saudavelmente, mas se um dia você gosta de algo não contemplado pela dieta, não vai acontecer nada se você se permitir um pouco.
4. Movimente-se. Complemente sua dieta com atividade física que lhe permitirá desenvolver um corpo mais harmônico e tonificado, ao mesmo tempo queimará mais calorias, por isso não há necessidade de se privar de comer para perder os quilos extras. Escolha a atividade ou esporte que você mais gosta, o importante é se manter em movimento.

Dietas para adolescentes com sobrepeso

Cardápio Dia 1:

  • Café da manhã: 1 xícara de café ou chá com leite desnatado, 2 torradas com queijo de baixa gordura e doce dietético.
  • Meio da manhã: 1 barra de cereal light.
  • Meia hora antes de cada refeição principal, você pode comer um caramelo ácido ou pirulito (não vale mordê-lo).
  • Almoço: 1 xícara de sopa de verduras caseira ou 2 copos de água, um hambúrguer caseiro com uma salada de sua escolha, 1 fruta.
    Lanche: o mesmo que o café da manhã.
  • Meio da tarde: 1 iogurte magro.
  • Jantar: 1 xícara de sopa de verduras caseira ou 2 copos de água, 1 porção de carne de peixe, 1 porção de purê de abóbora, 1 fruta.

Cardápio Dia 2:

  • Café da manhã: 1 xícara de café ou chá com leite desnatado, 2 torradas com queijo de baixa gordura e doce dietético.
  • Meio da manhã: 1 fruta.
  • Meia hora antes de cada refeição principal, você pode comer um caramelo ácido ou um pirulito (não vale mordê-lo).
  • Almoço: 1 xícara de sopa de verduras caseira ou 2 copos de água, 1 porção de frango sem pele com uma salada de tomate, 1 gelatina dietética.
  • Lanche: o mesmo que o café da manhã.
  • Meio da tarde: 1 iogurte magro.
  • Jantar: 1 xícara de sopa de verduras caseira ou 2 copos de água, 1 porção de carne de vitela com 1 porção de arroz integral, 1 xícara de salada de frutas.

Cardápio Dia 3:

  • Café da manhã: 1 xícara de café ou chá com leite desnatado, 2 torradas com queijo de baixa gordura e doce dietético.
  • Meio da manhã: 1 iogurte magro.
  • Meia hora antes de cada refeição principal, você pode comer um caramelo ácido ou um pirulito (não vale mordê-lo).
  • Almoço: 1 xícara de sopa de verduras caseira ou 2 copos de água, 1 sanduíche de pão integral com uma porção de salada a gosto, 1 fruta.
  • Lanche: o mesmo que o café da manhã.
  • Meio da tarde: 1 pedaço de queijo com baixo teor de gordura de massa firme.
  • Jantar: 1 xícara de sopa de verduras caseira ou 2 copos de água, 1 porção de carne de vitela com 1 porção de espinafre com molho branco dietético.

Cardápio Dia 4:

  • Café da manhã: 1 xícara de café ou chá com leite desnatado, 2 torradas com queijo de baixa gordura e doce dietético.
  • Meio da manhã: 1 fruta.
  • Meia hora antes de cada refeição principal, você pode comer um caramelo ácido ou um pirulito (não vale mordê-lo).
  • Almoço: 1 xícara de sopa de verduras caseira ou 2 copos de água, 2 porções de pizza vegetal, 1 gelatina dietética.
  • Lanche: o mesmo que o café da manhã.
  • Meio da tarde: 1 barra de cereal.
  • Jantar: 1 xícara de sopa de verduras caseira ou 2 copos de água, 1 porção de carne de frango sem pele, com uma porção de salada a gosto, 1 xícara de salada de frutas.

Cardápio Dia 5:

  • Café da manhã: 1 xícara de café ou chá com leite desnatado, 2 torradas com queijo de baixa gordura e doce dietético.
  • Meio da manhã: 1 iogurte magro.
  • Meia hora antes de cada refeição principal, você pode comer um caramelo ácido ou um pirulito (não vale mordê-lo).
  • Almoço: 1 xícara de sopa de verduras caseira ou 2 copos de água, 1 porção de peixe assado com 2 batatas pequenas, 1 fruta.
    Lanche: o mesmo que o café da manhã.
  • Meio da tarde: 1 pedaço de queijo dietético de massa firme.
  • Jantar: 1 xícara de sopa de verduras caseira ou 2 copos de água, 1 torta pequena de espinafre dietético, 1 fruta.

Cardápio Dia 6:

  • Café da manhã: 1 xícara de café ou chá com leite desnatado, 2 torradas com queijo de baixa gordura e doce dietético.
  • Meio da manhã: 1 fruta.
  • Meia hora antes das duas refeições principais, você pode comer um caramelo ácido ou um pirulito (atenção não vale mordê-lo).
  • Almoço: 1 xícara de sopa de verduras caseira ou 2 copos de água, um prato de espaguete com molho de tomate dietético.
  • Lanche: o mesmo que o café da manhã.
  • Meio da tarde: 1 iogurte magro.
  • Jantar: 1 xícara de sopa de verduras caseira ou 2 copos de água, uma porção grande de salada Cesar, uma fruta.

Cardápio Dia 7:

Livre. Tire o dia, respeite o café da manhã, chá da tarde e lanches, cuide das suas porções, você pode comer o que gosta, mas em menor quantidade.

Lembre-se: Tome bastante líquido, dois litros de água por dia. Se você não gosta da água substitua por soda light ou sucos light. Se você gosta de sucos espremidos pode tomá-los, mas não adicione açúcar.

Não fique tentado com os biscoitos de baixa caloria, não são tão diferentes dos comuns, em termos de calorias e você pode comer um pacote inteiro e sentir que não comeu nada. O importante é controlar as quantidades.

Se você tiver alguma dúvida, não hesite em consultar primeiro os seus pais ou um adulto e, em seguida, o médico, que certamente te escutará e te ajudará.