Ao longo do ano são muitas as pessoas que se propõem a perder peso e, para isso, começam dietas de perda de peso que, por vezes, estão cheias de erros e mitos.

A melhor maneira de perder peso é reduzir a quantidade de alimento que consumimos regularmente e aumentar a intensidade de exercício. Isto é o oposto do que geralmente se faz, já que o mais típico é deixar de consumir determinados alimentos, sem perceber que seus nutrientes podem ser essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo e, portanto, para a nossa saúde.

Deve-se Evitar Pão e Massa?

Provavelmente muitos de vocês pensaram então: “Sim, é claro”. Bem, longe de todas as nossas ideias preconcebidas, deixar o pão e a massa não é algo que você deve fazer, porque o corpo precisa de carboidratos, o que se deve fazer é consumi-los de forma moderada, sem misturá-lo com outros alimentos ricos em gordura.

Também é importante ter em mente que os carboidratos são mais difíceis de digerir à noite, de modo que podem ser consumidos, mas estes podem ser consumidos acompanhados de algum outro alimento que facilita o metabolismo, como uma fruta.

Deve-se Evitar os Legumes na Dieta?

Rapidamente todos diriam que sim, mas, mais uma vez, encontramos outra controvérsia.

Erros Comuns em Dietas de Emagrecimento

Os legumes são excelentes e necessários, já que fornecem a fibra necessária para o organismo e também são saciantes. É melhor cozinhá-los com hortaliças ou arroz, pois isso aumenta o valor nutricional do prato e diminui o valor calórico.

Açúcar ou Adoçante?

É muito melhor tomar uma colher de chá de açúcar do que o adoçante, este último não satisfaz e a ingestão calórica do açúcar não é tão alta como outros alimentos que podem ser consumidos durante o dia.

Salada Como Prato Único?

Todo mundo, quando se coloca em uma dieta, muda seus pratos habituais para uma única salada. Aqui encontramos um problema, por um lado é certo que não engorda, mas o problema é que não é tão satisfatório, por isso depois de um tempo você se encontra com fome e vem a realizar refeições entre as horas, beliscar ou chegar à próxima refeição com uma terrível fome.

Sugerimos que você consuma um primeiro prato saciante, como arroz, massas ou legumes e a salada forme parte da guarnição.

Os Mitos das Frutas

Muitas pessoas acreditam que comer frutas após a refeição engorda, mas isso não é verdade, tem a mesma contribuição tanto antes, no meio ou depois da refeição. Comer frutas após as refeições pode ajudar o organismo a absorver melhor os nutrientes.

Bananas, uvas e figos são ricos em calorias, mas fornecem uma importante quantidade de energia para o organismo e tampouco tem tantas calorias como outros pratos, por isso não é recomendado retirá-las da dieta. A toranja é uma fruta diurética, mas não queima gordura, apenas perde líquido.