Nós sempre falamos sobre os benefícios das verduras e frutas na nossa alimentação, mas a verdade é que pouco se fala da razão pela qual deve-se comer verduras, legumes, etc. Desta vez os americanos têm realizado estudos animadores.

Muitos estudos têm sido realizados sobre suplementos ricos em carotenoides e os resultados foram inconsistentes. No entanto, o alto consumo de frutas e vegetais ricos em carotenoides ainda se relaciona a uma vida longa e saudável.

Agora os pesquisadores querem saber por que e quais os componentes presentes em frutas e vegetais que contribuem para esses benefícios.

Foram monitorados os níveis de alfa-caroteno no sangue de mais de 15.000 pessoas com mais de 13 anos. Durante esse período, quantificou-se o número de mortes. Um fato interessante foi o seguinte: as mulheres tendem a apresentar níveis ligeiramente mais elevados deste nutriente em comparação com os homens (5,3 microgramas por decilitro contra 4,2 para os homens).

Ao contrário de beta-caroteno, alfa-caroteno não está sempre presente nos suplementos alimentares, como vitaminas. Isto sugere que a maioria dos alfa-carotenos encontrados no sangue das pessoas é proveniente de alimentos.

Quais alimentos são ricos em alfa-caroteno?

Estão presentes principalmente em vegetais vermelhos, amarelos e verdes-escuros como brócolis, cenoura, abobrinha, ervilhas, feijão verde, alface, espinafre, batata doce (batata).

Vegetais Sinônimo de Longa Vida

Certamente os riscos de câncer de pulmão foram significativamente reduzidos quando as pessoas comem esse tipo de vegetais, ricos em caroteno.

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