Uma mudança radical na forma como as pessoas pensam sobre a comida, em seus gostos, em seus hábitos, e em seus corpos e como se alimentam. Isso é o que promete a Whole30 de Melissa e Dallas Hartwing (Nutricionistas esportivos) que em 2009 desenvolveram a dieta Whole 30, cuja a popularidade vem aumentando nos últimos tempos.

O Que é a Whole 30?

Se trata de uma dieta descrita como uma versão extrema da dieta Paleo, que já é restritiva, mas ainda sim, é seguida por muitas pessoas. A ideia central por trás da Whole 30 é que existem certos alimentos tais como o açúcar, os grãos, produtos lácteos e algumas comidas industrializadas, que sem as pessoas se darem conta, têm um impacto negativo em sua saúde e estado físico. E como saber quais são? Segundo Melissa e Dallas, simplesmente removendo-os completamente da dieta.

“Cortar todos os grupos de alimentos que são poucos saudáveis, que causam problemas no intestino, que são inflamatórios e que produzem desequilíbrio hormonal por 30 dias, vai permitir que o seu corpo se cure e recupere de qualquer efeito que esses alimentos estejam causando… Aprenda de uma vez por todas como o alimento que você está consumindo, está afetando sua vida diária e sua saúde em longo prazo”.

Whole 30: Como Funciona a Dieta Whole30 e Alimentos Permitidos

Os Hartwing descrevem seu programa como um reajuste nutricional de curto prazo, “projetado para ajudá-lo a por um fim nos seus hábitos e desejos não saudáveis, a restaurar seu metabolismo, a curar seu trato digestivo e a equilibrar seu sistema imunológico”. Tudo isso, segundo os criadores da dieta Whole30, tem impactos físicos: perda de peso, melhoria da composição corporal, maiores níveis de energia, etc., assim como psicológicos. É o que os seguidores da Whole30 resumem na frase “Comida de verdade”.

Alimentos Permitidos Whole 30

Saiba Como Funciona a Whole30:

A dieta tem regras oficiais que devem ser cumpridas. Durante os 30 dias, está permitido ingerir carnes, frutos do mar, ovos e “toneladas” de legumes, verduras e saladas, frutas e muitas gorduras saudáveis que são os azeites, frutos secos, sementes, manteiga clarificada e óleo de coco.

“Comer alimentos com poucos ingredientes, que sejam pronunciáveis ou melhor ainda que não tenham uma lista de ingredientes porque são totalmente naturais e não processados”, é como funciona o programa whole 30.

whole30 Alimentos Permitidos

VerdurasProteínasFrutasGordurasFrutos Secos e SementesBebidas
AbóboraPeruMirtilosÓleo de cocoAmêndoasAguá de coco
AbobrinhaFrangoDamascosmanteiga GheeManteiga de amêndoaAguá de kefir
AcelgaPatoCerejasGorduras animais() todas )Castanha do ParáAguá mineral com gás
AipoCordeiroFigosManteiga clarificadaPistachesCafé
AlcachofrasCarne BovinaMaçãsAzeite de oliva extra virgemNozesChás
Alfaceovos todos os tiposAmorasAzeitonasPinhõesLeite de amêndoas
Alho * bacon sem aditivos e açúcar BananasAbacateSementes de abóboraSuco de hortaliças
Alho-porroFrutas exóticasAvelãsSementes de girassolAguá mineral
AspargosKiwi / QuiuíCocoSemente de linhaça
BerinjelaLimão/LimaLeite de cocoSementes de gergelim
BrócolisMangaManteiga de cacau
Cebola/cebolinhaMelãoManteiga de macadâmia
CenourasTangerinaNozes de macadâmia
CogumelosMelancia
CouveAmeixas
Couve de BruxelasLaranjas
Couve-florUvas (verdes/vermelhas)
Erva-doceGranada
EspinafreNectarina
Feijões verdesMamão
InhamePera
NaboMorangos
Nabo SuecoMorangos
PepinoAbacaxi
PimentasFramboesas
Repolho Moderação: Frutos secos
Rúcula
Ruibarbo
Tomate

Alimentos Proibidos na Whole 30:

  • Adição de açúcar de qualquer tipo, seja adoçantes artificiais ou naturais, como stevia.
  • O álcool em qualquer forma, nem mesmo para cozinhar.
  • Grãos como trigo, centeio, cevada, aveia, milho, painço, arroz, quinoa entre outros.
  • Leguminosas como feijão de todos os tipos, ervilha, grão de bico, lentilhas e amendoins. A única exceção é a ervilha torta.
  • Leite, seja de vaca, cabra ou ovelha e quaisquer derivados deles: creme, queijo, manteiga, iogurte, etc. A única exceção é a manteiga clarificada ou ghee.
  • Carragena (aditivo), glutamato monossódico ou sulfitos (conservantes).
  • Junk foods, produtos de padaria e sobremesas, mesmo sendo feitos com ingredientes permitidos no programa.

E se no prazo de 30 dias, você consumir algum dos alimentos proibidos, você deve recomeçar o programa no dia 01. De Acordo com os Hartwig “ignorar todos esses alimentos e bebidas ajudará as pessoas a recuperar a saúde do seu metabolismo, reduzir a inflamação sistêmica e descobrir como realmente eles estão afetando sua saúde, estado físico e qualidade de vida”.

A dieta também proíbe seus seguidores de pesar ou tirar medidas durante os 30 dias, mas é permitido fazer antes de começar e ao terminar, para ver os resultados mais tangíveis do esforço.

Dicas Para Fazer o Whole 30:

É importante ter uma variedade de verduras cruas e cozidas em todas as refeições e frutas frescas. Adicionar frutos secos além de muito benéficos, ajudam a dar a sensação de saciedade. Seu único trabalho durante a Whole 30 é se concentrar em escolher os alimentos certos. Não há necessidade de contar calorias ou pesar os alimentos. Somente se preocupar em como seguir a dieta em qualquer situação, especial ou de estresse durante os 30 dias.

Receitas Whole 30

Lembre-se: Seu único trabalho? Comer alimentos saudáveis. Não é difícil: Não se atreva a dizer que é difícil. Lutar contra o câncer é difícil. Entrar em trabalho de parto é difícil, perder um ente querido é difícil. Agora beber apenas café preto e comer ovos mexidos no café da manhã, não é.

Requer um pouco de esforço: Fazer compras, saber o que comprar, planejar suas refeições, saber o que comer quando não está em casa, explicar a dieta para seus amigos ou familiares, e gerir o estresse vai ser ser um desafio as vezes. Como você vê,

trata-se de uma dieta paleo muito restrita, mas que pode ser realmente útil para a perda de peso e uma melhoria significativa na saúde.