Excesso De Peso E Sedentarismo? Comece Caminhando

Caminhar é um dos movimentos naturais mais inerentes ao ser humano: nosso corpo é projetado para se manter em movimento, por mais que nos esforcemos para passar oito horas sentados em uma cadeira de frente para um computador. E não apenas isso: pegamos o carro até para ir comprar o pão, chegamos a casa e nos jogamos no sofá para assistir televisão, a qual mudamos de canal com o controle remoto... Pouco a pouco nos tornamos mais sedentários.

De mãos dadas com o sedentarismo e uma alimentação inadequada, chegam os problemas de excesso de peso e obesidade. É a cobra que morde a cauda: "não me movimento porque tenho excesso de peso, e tenho excesso de peso porque não me movimento". Por isso, se você decidiu tirar os quilos extras e entrar em forma o melhor que você pode fazer é começar a se movimentar: caminhar.

Se você sofre de obesidade, a primeira coisa que você deve fazer é ir a um profissional (nutricionista) para controlar sua alimentação e te ajudar na tarefa de reeducação nutricional. Também é recomendado que você faça exercícios, mas é claro que algumas atividades podem não ser adequadas para uma pessoa obesa.

Benefícios da Caminhada

Caminhar é uma atividade de baixo impacto, que todos podemos (e devemos) realizar e que envolve numerosos benefícios. Não fiquemos apenas nos gastos calóricos que envolve: caminhar corretamente de forma moderada também nos ajuda a reduzir a hipertensão e o risco de doença cardiovascular, melhora a nossa capacidade respiratória, fortalece todo o nosso corpo e, especialmente, a parte inferior, reduz o risco de diabetes, melhora a nossa coordenação e nossa postura.

Excesso de Peso e Sedentarismo? Comece Caminhando

Uma caminhada rápida de cerca de 30 minutos a um ritmo moderado é um começo muito bom, se você é uma pessoa sedentária. Pouco a pouco você irá ganhando fundo e o corpo te pedirá um pouco mais de esforço: será o momento de aumentar a intensidade do exercício e sua duração, sempre de forma progressiva.

O movimento é vida e saúde: 30 minutos de caminhada por dia podem fazer a diferença.

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