Fazer exercício regularmente traz grandes benefícios à saúde. Entre eles, reduz o risco de doenças cardíacas e derrame, ajuda a controlar a pressão arterial, ajuda a perder peso, reduz o estresse e a ansiedade.

Também contribui para a beleza já que a pele parece mais fresca e dá um saudável brilho rosado.

Isto se deve ao fato de que o exercício estimula a circulação levando oxigênio e nutrientes essenciais para todas as células do corpo entre as quais se incluem as da pele.

Além disso, o exercício também estimula a transpiração que permite eliminar as toxinas para limpar o corpo.

Muitas pessoas não têm tempo para ir a uma academia para fazer exercícios ou lhes aborrece se submeter a um regime monótono e rígido.

A boa notícia é que existem milhares de possibilidades de atividades ao nosso alcance que não consideramos exercícios, mas que são e desfrutamos deles como os seguintes:

  • Praticar boxercise.
  • Praticar tai chi.
  • Fazer ioga.
  • Dançar salsa.
  • Squash.
  • Caminhar a passos rápidos.
  • Trabalhar no jardim.
  • Tênis.
  • Natação.
  • Mergulho.

Embora todas essas atividades sejam positivas, é importante prevenir qualquer lesão que possa nos causar principalmente quando se pratica um esporte como boxercise ou tênis.

Como Fazer Exercício, se Você não Tem Tempo para Isso?

Por isso, existem algumas recomendações que abaixo fornecemos:

Recomendações

Realizar as atividades de forma moderada. Isto significa que não se deve exagerar pensando que assim conseguirá maiores benefícios para o corpo, já que pode ocorrer o contrário.

No entanto, deve-se limitar a dar um passeio de meia hora e ficar sentado o resto do dia.

É importante aproveitar todas as oportunidades possíveis para se manter mais ativo, por exemplo, dar um passeio na hora do almoço, use as escadas em vez do elevador e ir às compras a pé em vez de sempre usar o carro.

Use um bom sutiã especial. Embora não existam provas de que, devido ao exercício realizado com o tempo, os seios percam a sua firmeza, uma boa roupa de baixo é mais confortável e protegerá no caso de um possível golpe.

É também necessário escolher um sutiã sem costuras nas copas, já que o atrito contínuo pode irritar os mamilos (o que é conhecido como “o mal do mamilo de corredor”).

Uma solução, também é mudar de sutiã e colocar nos seios vaselina antes de fazer exercício para evitar a fissuração e irritação.

Usar um calçado e meias adequadas. Se ao praticar esportes ou realizar atividades físicas não mudarmos as meias ou usarmos uma feita com um tecido que não permite a adequada transpiração da pele pode ocasionar o aparecimento de infecções por fungos, como o pé de atleta.

Também se utilizamos sapatos muito apertados podem causar calos nos pés.

Beba bastante água durante o exercício para evitar a desidratação. É necessário que a pessoa recupere a água perdida pela atividade física que está executando.

Sempre tome banho ou ducha ao acabar para eliminar o suor e a sujeira.

Recomenda-se, sempre que possível tomar banho imediatamente após fazer natação para remover o cloro e outros produtos químicos da água da piscina.

Use um creme de alta proteção solar para realizar atividades físicas ou esportivas ao ar livre.