Também conhecida como Tamarindo Malabar, esta planta nativa da Índia, na qual conhecemos como garcinia cambogia.

É uma árvore com copa arredondada e ramos tanto horizontais como caídos, folhas de cor verde e flores alaranjadas. Sua fruta (que contém as supostas propriedades de emagrecimento) é semelhante a uma abóbora, de cor verde ou amarela por fora, com um suco agridoce por dentro.

O ácido hidroxicítrico presente tanto na polpa da fruta quanto na casca da árvore é o que, supostamente, lhe dá essas propriedades tão benéficas para perder peso, no entanto, estas são colocadas em dúvida, mais adiante você verá por quê.

Benefícios da Garcinia Cambogia

A propriedade mais importante desta planta é precisamente a sua elevada percentagem de ácido hidroxicrítico. Um ácido especialmente interessante para ajudar a perde peso. Ainda assim, nenhum estudo científico determinou em 100% a relação desta fruta com a perda de peso.

Garcinia Cambogia: Benefícios e Como Usar

No entanto, sim, são muitos os casos de pessoas que ficaram totalmente satisfeitas ao incluir este produto na dieta.

Outra das suas propriedades é seu componente ativo secundário, garcinol. Este é um anti-inflamatório muito poderoso com propriedades anticancerígenas. Ao lado dele, na garcinia cambogia também podemos encontrar ácido succínico e ácido tartárico. O primeiro destes ácidos se destaca por ser um bom anti-bacteriano, e o segundo por suas propriedades como antioxidante.

Por último, esta fruta pode ajudar a depurar o organismo em uma dieta.

Como Usar Garcinia Cambogia

A garcinia cambogia deverá ser recomendada por um fitoterapeuta, sendo comercializada em cápsulas no Brasil.

Efeitos Colaterais da Garcinia Cambogia

Não foram encontrados efeitos colaterais graves pelo consumo de garcinia cambogia, no entanto, existem estudos que têm demonstrado que pode apresentar alguns desconfortos no estômago.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.