Leia também: "Descubra Os Benefícios Da Cirurgia Bariátrica Em Pacientes Com Diabetes".

  • Na base da pirâmide são detalhadas as dicas diárias a seguir, como o consumo de suplementos vitamínicos, minerais, 8 copos de água e atividade física.
  • Na segunda etapa da pirâmide estão os alimentos ricos em proteínas, que devem ser consumidos entre 4-6 porções: carnes magras (peixe, frango sem pele e carne vermelha) 60 gramas, baixo teor de gordura do queijo (50 gramas de queijo duro e 80 gramas de queijos de pasta mole), 140 ml de leite, 115 ml de iogurte, lentilhas, ervilhas, feijão normal ou preto, soja 80 gramas e um ovo grande.
  • No terceiro passo estão os vegetais, frutas e óleos vegetais, esses alimentos devem ser consumidos entre 2 a 3 porções diárias. Algumas frutas como laranja, morango, maçã, uvas, melão e melancia devem ser consumidas em 140 gramas, enquanto que frutas como bananas, cerejas e damascos devem ser em 70 gramas. A parte legumes deve ser 85 gramas e de todos os tipos. Além disso, a porção de óleo vegetal (de preferência azeite de oliva) é de 1 colher de chá.
  • Na quarta etapa da pirâmide são mencionados os cereais, leguminosas e vegetais ricos em amido. É aconselhável consumir 2 porções de cereais cozidos, legumes ou vegetais ricos em amido. Equivalente a 90 gramas, no caso de macarrão ou arroz, 30 gramas de pão, 80 gramas de legumes cozidos, 85 gramas de batata e batata doce.
  • Na quinta etapa e última da pirâmide estão os doces, alimentos gordurosos, refrigerantes e álcool, que devem ser evitados. Se você já foi submetido a cirurgia bariátrica, esta pirâmide pode te guiar para saber o que comer e quanto comer, para evitar um efeito rebote e evitar ganhar peso mais uma vez.
Cirurgia Bariátrica: Guia de Alimentos Para Cirurgia Bariátrica Pirâmide

Lembre-se que é muito importante controlar a sua dieta e consultar o seu médico para determinar o estado nutricional e condicionamento físico geral. Então não se esqueça de visitar periodicamente o médico.