As frutas e as verduras são parte fundamental de uma dieta saudável e é bom que você as consuma em abundância, mas convém saber que se você não reduz o número de calorias ingeridas diariamente e realizar mais exercício, elas por si só não são suficientes para que a balança se incline a seu favor.

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Em qualquer dieta saudável é recomendado comer frutas e verduras, não apenas pelo seu alto valor nutritivo, mas também como estratégia para reduzir o peso. Mas um estudo recente sugere que o consumo de frutas e verduras por si só não ajuda a perder peso.

Neste relatório, publicado na edição de 25 de junho da revista American Journal of Clinical Nutrition, participaram 1.200 pessoas. Nele são revisados os dados de mais de sete estudos anteriores, que analisavam a relação entre um maior consumo de frutas e verduras e a perda de peso.

Não basta Comer mais Frutas e Verduras para Emagrecer

De acordo com Kathryn Kaiser, professora da Universidade de Alabama, os estudos, em geral, mostravam que apenas havia relação entre as frutas e as verduras e o emagrecimento. Segundo ela, comer uma maior quantidade de frutas e verduras não é um método eficaz para perder peso, já que simplesmente adicioná-las à dieta não é suficiente.

Muitas pessoas pensam que substituir os alimentos pouco saudáveis ​​por frutas e verduras é um mecanismo para emagrecer automaticamente. Mas isso não é suficiente. Apesar dos benefícios que proporcionam ao organismo, se você quer perder peso, o importante não é comer mais frutas e verduras, mas reduzir o número de calorias. Também é importante que você realize suficiente atividade física.

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Então, você já sabe: deve controlar as calorias e se movimentar mais. Para conseguir o seu peso ideal aqui estão algumas orientações que podem te ajudar durante o processo:

  • Seja realista. Defina metas que você pode cumprir. Se você define uma meta muito alta, provavelmente não poderá cumpri-la, e em breve se desiludirá.
  • Não pule café da manhã. Fornece-te energia para o dia, e evita que você sinta "morto (a) de fome" (e coma mais do que o habitual) na hora do almoço.
  • Comece pela salada. Se você comer salada ou vegetais como primeiro prato, você tende a comer mais e terá menos apetite quando chegar os pratos mais pesados ​​e que mais engordam.
  • Exclua os lanches antes de dormir. O seu metabolismo fica mais lento quando você dorme. Tente não comer qualquer coisa, quando falta cerca de três horas para ir dormir.
  • Evite refrigerantes e bebidas açucaradas. Não apenas engordam, mas têm pouco valor nutricional. Substitua por água para que você possa variar o sabor adicionando suco de limão, rodelas de pepino ou laranjas.
  • Não vá ao supermercado com fome. Tudo pode parecer tentador e você pode acabar comprando coisas que não deve comer. O melhor: ir com o estômago cheio e levar com você uma lista de coisas que realmente precisa.
  • Faça exercícios regularmente. O exercício é uma parte indispensável da equação, se você quer perder peso. Uma combinação entre exercícios de tipo aeróbicos e musculação, te permite queimar calorias e tonificar os músculos. Tente realizá-los, pelo menos, três vezes por semana. Idealmente, todos os dias.
  • Dormir o suficiente. É recomendado de sete a oito horas por dia para a maioria dos adultos. Se você não dorme o suficiente, terá mais apetite, o que contribuirá para comer ainda mais... E ganhar peso.
  • Programe um dia de "férias da dieta". Neste dia, você pode comer (com moderação) o que desejar. Então não se sentirá tão restrito em suas opções e no resto da semana, será mais fácil.

No momento de conseguir e manter o peso ideal, não é suficiente comer mais frutas e verduras. Você deve levar uma dieta saudável, equilibrada e variada, que controle a quantidade de calorias consumidas, e você deve combiná-la com atividade física. E é importante realizar mudanças no seu estilo de vida para que você possa manter o seu novo peso.