Recomendações dietéticas para o abdômen inchado.

Por Que a Barriga Incha?

O inchaço da barriga pode ser devido a uma multiplicidade de causas, dentre as quais podemos encontrar:

  • Retenção de líquidos.
  • Problema vesicular.
  • Inflamação intestinal, mais especificamente do cólon.

Esta última condição é muito comum e pode estar associada com cólon irritável. Obviamente, que isso apenas poderá ser determinado a partir dos resultados dos estudos que o seu médico realizar.

Leia também: “As Causas da Barriga Inchada e as Soluções”.

O Que Comer Para Desinchar a Barriga?

Do ponto de vista dietoterápico, só é possível ajudar a tratar esta condição sabendo com certeza qual é a causa que gera esta situação. É importante realizar uma seleção de alimentos especiais e levar em conta uma série de recomendações:

  • Substitua o leite comum por leite sem lactose, iogurte ou leite acidificado, nas ocasiões em que a lactose pode causar irritação da mucosa intestinal por má absorção.
  • Substitua os queijos maduros por queijos com baixo teor de gordura e cremosos.
  • Evite as verduras e frutas cruas, consuma cozidos. É importante estabelecer uma progressão. Começar consumindo verduras e frutas cozidas e subdivididas (cortadas em pedaços pequenos). Entre as verduras escolha: cenoura, abóbora, acelga sem talos, espinafre, tomate sem pele e sem sementes, abobrinha verde sem semente. Quanto às frutas escolha aquelas que podem ser cozidas, como maçã ou pera. Se você costuma tomar sucos de frutas, dilua-os (50% de água, 50% de suco natural).
  • Em um primeiro momento, elimine as verduras de folhas cruas, milho, batata, brócolis, pepino, pimentão, etc. Por vezes, em pessoas cujo intestino é sensível, a fibra pode causar irritação e inflamação, por isso é necessário consumi-la de forma modificada, ou seja, cozida e bem cortada.
  • Consuma apenas carnes magras. Na verdade, as carnes devem ser sem gorduras.
  • Coma ovos normalmente. O ovo não possui contraindicações particulares nestes casos.
  • Substitua os cereais integrais pelos brancos, arroz comum, farinhas brancas, massas de sêmola.
  • Não consumir legumes, em um primeiro momento, já que contêm muita fibra, até saber que pode causar esse desconforto.
  • Beba muita água, tome pelo menos dois litros de água por dia.
  • Não tome refrigerantes, já que contêm gás.
  • Não consuma gomas de mascar, já que em cada mastigada se produz aerofagia, ou seja, o ar é engolido e isso pode produzir gases.
  • Não consuma produtos que contenham sorbitol (adoçante presente em diferentes produtos como doces dietéticos), já que podem causar gases e irritação.
  • Tome infusões carminativas e digestivas como camomila, erva-cidreira, cavalinha, estas ajudam a relaxar e desinflamar o intestino; além de melhorar a digestão.
  • Não consuma açúcar, nem produtos que contenham grandes concentrações deste.
  • Evitar as especiarias picantes, como pimenta, pimenta vermelha, etc., já que estas podem irritar a mucosa intestinal.

Leia também: “8 Frutas Laxativas Para Desinchar Sua Barriga”.

Dicas Contra a Barriga Inchada:

Em qualquer caso, você pode evitar o inchaço da barriga se você considerar as seguintes recomendações:

  • Coma devagar, não fale enquanto come.
  • Primeiro coma e, depois, beba água.
  • Respeite as 4 ou 6 refeições diárias que são realizadas, não pule as refeições.
  • Tente comer relaxado, tenha o seu tempo.

Em qualquer caso, identificar o gatilho da sua barriga, te ajudará a encontrar o modo de combatê-la.

Estas recomendações e conselhos ajudam a amortecer os efeitos do inchaço abdominal. Tenha em mente que esta última palavra terá o médico quando estabelecer o seu diagnóstico e possível tratamento.

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Alimentos Que Incham e Desincham a Barriga:

Por último, assim como existem alguns alimentos que naturalmente incham a barriga, existem outros que te ajudam a desinchar. Nada melhor do que estar prevenido.

Evite que as frutas e verduras te inchem. As frutas e verduras são muito boas para sua dieta. No entanto, talvez você tenha notado que te causam inchaço abdominal. Não há problema. Descubra como consumi-las para evitar que isso aconteça.

Modere o consumo de fibras. As dietas saudáveis recomendam o consumo de fibras. No entanto, seu organismo pode experimentar alguma intolerância a elas, já que podem ser muito difíceis de digerir se você não está acostumado. A solução é incorporá-las de maneira gradual.

Beber chá. Assim como existem alimentos como os anteriores que te incham, existem infusões que constituem uma alternativa rápida e natural para desinchar sua barriga. Não deixe de incorporá-la em sua dieta diária. Você não vai se arrepender.