Você quer saber quais são os estilos de natação com os quais você pode queimar mais calorias? Os especialistas consideram a natação como um dos esportes mais completos, graças ao nível de exigência que requer e os múltiplos benefícios que fornece. Entre outras coisas, ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular, aumentar a força muscular e corrigir a nossa postura corporal. No entanto, nem todos os estilos produzem os mesmos efeitos.

Cada técnica requer movimentos diferentes do tronco, dos braços e das pernas, assim como distintas velocidades e intensidades. Tudo isso sem gerar impacto em nossas articulações, já que a água nos permite movimentar facilmente sem realizar grandes esforços. É por isso que a natação está recomendada para pessoas em processo de reabilitação, com sobrepeso, dor articular, e outros problemas.

Estilos de Natação e Músculos Trabalhados Para Queimar Calorias:

Como mencionamos anteriormente, este esporte é muito aconselhável para pessoas que querem perder peso. Os movimentos que requer nos ajudam a queimar uma boa quantidade de calorias por cada sessão, sendo mais recomendados alguns estilos do que outros para este propósito. A seguir falamos sobre todos eles.

Os Estilos de Natação Com os Quais Você Queimará Mais Calorias

Peito: Em relação a este estilo, se destaca o estudo Evaluation of theenergyexpenditure in competitiveswimmingstrokes, realizado em 2005. Depois de examinar as diferentes técnicas características deste esporte colocadas em prática por 26 nadadores de competição, os autores deste estudo concluíra que o gasto energético que requer o peito é maior do que o resto, logo acima do crawl. Nos ajuda a queimar aproximadamente 367 calorias em meia hora e fortalecer nossa resistência cardiovascular.

Os músculos mais importantes envolvidos nestes estilos de natação são, por exemplo, o peitoral, bíceps braquial, adutores e dorsal.

Crawl: É um dos estilos de natação mais comuns e um dos primeiros que aprendemos durante as aulas. Estima-se que uma pessoa que pesa cerca de 60 kg pode chegar a queimar cerca de 590 calorias praticando este exercício durante uma hora. Com ele trabalhamos glúteos, abdominais, costas e ombros. É a técnica mais recomendada para começar a praticar natação.

Borboleta: Requer uma boa coordenação e uma longa prática para ser realizado corretamente. Com esta técnica trabalhamos significativamente a musculatura, já que seus movimentos exigem um grande esforço; na verdade, é provavelmente o mais complicado da lista. Em uma sessão de uma hora podemos chegar a queimar cerca de 900 calorias.

Os músculos que trabalhamos nesta fase de entrada são tríceps braquial, deltoides, peitoral menor, redondo maior e pronador. Nos movimentos do tronco também trabalhamos os abdominais, oblíquos e trapézio, enquanto que na descida das pernas nos dedicamos aos quadríceps, músculos da planta e dedos dos pés, entre outros.

Costas: Este tipo de estilo de natação é ideal para tonificar a área do peito e abdômen, assim como para conseguir um estado de relaxamento; além disso, nos ajuda a aliviar o estresse, melhorar a postura corporal e controlar a respiração. Também é adequado em casos de reabilitação por lesões musculares. Em meia hora de nado com este estilo podemos queimar aproximadamente 260 calorias.

Neste caso, os músculos que serão trabalhados são dorsal largo, peitoral, tríceps, redondo maior, trapézio e subescapular.

Para mais informações sobre esta completa atividade física, não deixe de conferir o nosso artigo “Vantagens e Desvantagens da Natação“.

Qual destes estilos de natação te parece mais eficaz para queimar calorias?