As frutas tropicais tão exuberantes, com essa aparência, essas cores e esses sabores. Sem dúvida, são frutas incríveis, mas não apenas têm valor por seu sabor e beleza, mas também muitas delas são um recipiente incrível de vitaminas, minerais, antioxidantes, etc. Este é o caso do mamão, uma fruta originária do México que hoje vamos conhecer com mais profundidade. Mamão: Propriedades e Benefícios Desta Fruta, tem como objetivo dar a conhecer suas propriedades, benefícios e usos mais estendidos.

Para descrever o mamão, devemos começar por dizer que se trata de uma fruta tropical, com uma forma muito característica (em forma de pera) e com um tamanho imponente. Esta bela fruta é de origem mexicana, embora devido ao fato de que o seu consumo se estendeu por todos os continentes, também seja cultivada em lugares como as Ilhas Canárias, onde recebem o nome de Papaya.

Esta fruta recebe distintos nomes como leitosa, mamão, melão de árvore. É o fruto do mamoeiro, um fruto de forma oblonga, cuja cor pode variar desde verde, amarelo, laranja ou rosa e textura macia.

São frutos de grande tamanho, que chegam a pesar peças de 9 kg, embora a maioria deles não ultrapasse 500 ou 600 gramas. Dispõe de numerosas sementes parietais, de cor escura, preta, de forma arredondada e amontoadas sob um arilo transparente.

Propriedades e Benefícios do Mamão

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Usos do Mamão

Trata-se de uma fruta muito consumida e apreciada não apenas por seu sabor, mas também por suas propriedades nutricionais, sendo um complemento ideal nos regimes de emagrecimento, fornecendo entre outras, vitaminas B1, B2 e niacina ou B3, como podemos ver todas pertencentes ao tipo B.


 

NutrienteConteúdo/Fornecimento
Calorias (kcal)43
Carboidratos10,82 gramas
Proteínas0,5 gramas
Gorduras0,25 gramas
Fibras1,90 gramas
Vitamina A152,50 UI
Vitamina C80 mg
Vitamina B10,02 mg
Vitamina E0,3 mg
Cálcio20 mg
Magnésio21 mg
Fósforo10 mg
Potássio182 mg
Sódio8 mg

A vitamina B é responsável por regular o sistema nervoso, além do sistema digestivo, fortalecer o músculo cardíaco, proteger a pele, o cabelo e também são essenciais para o crescimento. Mas o mamão não é só rico em vitamina B, mas também em vitaminas A e C, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio e assim por diante, que resumimos na tabela de nutrição que trazemos a seguir.

Mas também podemos contar com o baixo valor calórico do mamão, apenas 40 calorias por cada 100 gramas. O alto teor de fibras ajuda o trânsito intestinal e suas propriedades adstringentes.

Por outro lado, a casca da semente do mamão é rica em papaína, uma enzima com propriedades anti-inflamatórias, que pode ter muitas utilidades. Também é rico em um pigmento natural de cor vermelha chamado licopeno.

As sementes pretas do mamão podem ser usadas como pimenta preta se forem moídas, as folhas do mamão são usadas também ​​para fazer um chá na prevenção da malária.

Existem certas variedades como a chilena Carica candamarcensis, um mamão muito aromático, rico em papaína que ajuda a digestão, elimina o excesso de açúcares, rica em vitamina C, muito utilizada como antioxidante.

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Benefícios do Mamão

Como comentamos anteriormente, é uma fruta que deveria ser incluída em qualquer dieta por ser uma fonte rica em: antioxidantes, vitaminas, minerais e enzimas digestivas.

Cujos benefícios são:

  • Ajuda a combater a constipação.
  • Elimina os parasitas intestinais.
  • Possui um alto teor de vitamina C.
  • Rejuvenesce a pele.
  • É bom para os olhos.
  • É uma boa fonte de ácido fólico.
  • Melhora o fluxo sanguíneo.
  • Reduz a oxidação do colesterol das artérias.
  • Baixo em calorias.
  • É cicatrizante.

Propriedades do Mamão

Os benefícios e as propriedades do mamão nós descrevemos muito bem, no entanto, vale a pena lembrar o que podemos esperar desta fruta tropical, tão importante e que o seu consumo diário não apenas é recomendado, mas deveria ser quase obrigatório.

Mamão Ajuda a Combater a Constipação

O consumo de mamão, seja natural, em suco, batido ou como parte de uma salada, estimula o movimento ou motilidade intestinal. Além disso, contém fibra e, por conseguinte, ajuda a digestão evitando desta maneira as digestões longas e pesadas.

Elimina os Parasitas Intestinais

Também as sementes de mamão contém algumas enzimas proteolíticas, como a papaína e um poderoso alcaloide chamado carpaine que demonstrou ser muito eficaz para eliminar os vermes ou parasitas intestinais, incluindo as amebas.

Mamão Possui um Alto Teor de Vitamina C

O mamão possui uma grande quantidade de vitaminas e minerais, assim como fibra dietética. Possui um grande poder antioxidante, graças à presença de caroteno, vitamina C e flavonoides. O mamão é rico em vitamina C, sendo o seu teor de 80 mg por cada 100 gramas de mamão. Aproximadamente o teor de vitamina C de uma laranja de 150 gramas.

Rejuvenesce a Pele

Não apenas graças à vitamina C, mas também o mamão é uma fruta rica em vitamina E e betacaroteno. Estes poderosos antioxidantes serão os encarregados de proteger a pele contra os radicais livres, responsáveis ​​pela oxidação e envelhecimento das células.

Mamão Faz Bem Para a Vista

Graças ao alto teor de carotenoides, de luteína e de zeaxantina, poderosos. Tanto a luteína como a zeaxantina podem ser muito úteis para muitas doenças oculares como a degeneração macular e a catarata.

Melhora o Fluxo Sanguíneo

O mamão com seus altos níveis de vitamina C e de vitamina E, junto com os antioxidantes, betacaroteno e licopeno nos ajudarão a reduzir os níveis de colesterol que entopem as nossas artérias.

O Mamão É Cicatrizante

Suas propriedades anti-inflamatórias o tornam muito útil para tratar doenças cutâneas, do tipo:

  • Supurações
  • Calos
  • Verrugas
  • Acne

Pobre em Calorias Para Emagrecer

Mas se por algo é mais utilizada, principalmente quando o calor aperta, é como elemento para incluir em dietas de emagrecimento. Com um fornecimento mínimo de calorias, de 30 por cada 100 gramas, faz desta fruta uma aliada para perder peso de forma saudável.

Outras Propriedades do Mamão

  • Fonte de ácido fólico.
  • Proteção contra o câncer e doenças cardiovasculares.
  • Propriedades depurativas e diuréticas.

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Mamão Para Emagrecer

Encontrar um tipo de dieta para perder peso é simples, não é preciso mais do que olhar na rede, para nos darmos conta das centenas ou milhares de receitas que prometem perder peso em poucas semanas. Mas o que é verdadeiramente inteligente, é encontrar uma dieta que não apenas nos faça perder peso, mas que também o faça de forma saudável.

Sempre que temos uma dúvida, devemos recorrer a um nutricionista, mas com certeza não te colocará nenhum impedimento se você escolher uma dieta baseada no mamão, uma dieta de tipo restritiva, com uma duração máxima de 3 dias.

Com este tipo de dieta, o mamão proporcionará um organismo menos tóxico e com menos gordura. Uma dieta adequada para qualquer pessoa, inclusive aquelas que sofrem com problemas digestivos, como diarreia, gastrite, gases ou constipação. Uma dieta saudável que cairá muito bem.

Propomos uma dieta:

Uma dieta que será realizada apenas durante dois dias, uma semana, se você puder realizá-la durante 2 meses haverá resultados muito mais espetaculares. Com esta dieta não apenas perderemos peso, mas conseguiremos desintoxicar nosso organismo, controlar o açúcar no sangue e, desta forma, cuidaremos do nosso sistema digestivo.

  • Café da manhã: buscaremos sempre mamão fresco e não muito maduro. A dieta deve ser iniciada já no café da manhã. O ideal nestes dois dias é tomar um copo de soja ou de aveia, com duas colheres de chá de gérmen de trigo ou outro cereal. Deste modo, teremos um correto fornecimento de fibras. Depois tomaremos uma salada de mamão. Este deve ser médio, descascado e cortado em cubos. É um modo saudável e nutritivo de começar o dia.
  • Almoço: para almoçar prepararemos uma salada de arroz integral. Você pode cozinhá-lo com caldo de verduras, para depois, acompanhá-lo com um tomate em pedaços, alguns poucos espinafres, algumas azeitonas, um dente de alho e o suco de meio limão. Depois deste arroz integral, tomaremos o suco de mamão.
  • Em nosso segundo dia de dieta, para o almoço podemos preparar uma berinjela assada, e uma salada pequena de espinafre temperada com azeite de oliva e alguns pedaços de beterraba. Depois, tomaremos o suco de mamão.

  • Lanche: para lanchar podemos preparar o suco de meio mamão com duas rodelas de abacaxi. Limpamos bem e levamos ao liquidificador para obter uma mistura bem homogênea.
  • Jantar: para jantar preparamos uma xícara de caldo de verduras preparado. Para isso, podemos utilizar cebola, aipo, suco de limão. De sobremesa, como não, preparamos um mamão em pedaços.

Em nosso segundo dia de dieta podemos preparar um par de alcachofras. Cozinhamos bem e as temperamos com um pouco de vinagre e sal. Podemos acompanhá-las com uma fatia de pão integral com um pouco de azeite de oliva. Para terminar o jantar, nos serviremos de mamão em pedaços.