As dietas ricas em proteína são amplamente utilizadas para perder peso e conseguir aumento da massa corporal, mas como todo plano alimentar, tem seus prós e contras.

Os especialistas concordam que a ingestão diária recomendada de proteínas é de 46 gramas por dia para as mulheres e 56 gramas por dia para os homens, e entre 10%-35% das calorias totais provenientes de proteínas.

Para tornar as coisas mais claras, um iogurte de 250 gramas fornece aproximadamente 11 gramas de proteína e um copo de leite cerca de 8, enquanto que uma porção de 250 gramas de carne inclui até 21 gramas de proteína. Comer muita proteína pode ter efeitos colaterais indesejados, por isso, neste artigo te damos a informação necessária para averiguar mais sobre os prós e contras das dietas ricas em proteínas.

Prós e Contras das Dietas Ricas em Proteínas

Benefícios da Dieta de Alta Proteína

Rápida perda de peso: A maior vantagem das dietas ricas em proteínas é a perda de peso rápida. Em apenas algumas semanas, é possível ver resultados significativos. A primeira coisa que você nota é a desinflamação, em seguida, a queima de gordura, mas seguir a dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos, por um longo tempo pode afetar a massa muscular.

Sensação de saciedade: Como a proteína é digerida mais lentamente do que os carboidratos, uma das maiores vantagens das dietas ricas em proteínas é a sensação de saciedade.

Aumento da massa muscular: Dependendo do tipo de dieta que você está seguindo, pode ganhar massa muscular com uma dieta balanceada e rica em proteínas. Isso ocorre quando os carboidratos não são limitados de forma significativa, uma vez que comer principalmente proteínas e não os carboidratos suficientes podem causar efeitos adversos e destruir a massa muscular.

Um dos benefícios das dietas ricas em proteínas é que podem ajudar com o programa de exercícios de hipertrofia muscular.

Leia também: "Proteínas e Hipertrofia: O Que Diz a Ciência?"

Diminuir o colesterol: Em um curto prazo, muitas pessoas que seguem esta dieta vêem mudanças no seu colesterol. No entanto, esta não é uma das vantagens das dietas ricas em proteínas que podem ser tomadas por concedido. Isto se deve a quantidade de gordura que se come juntamente com a proteína, e na maioria das dietas deste tipo, são recomendadas as proteínas magras.

Desvantagens das Dietas de Alta Proteína

Menos energia: Uma das maiores desvantagens das dietas ricas em proteínas é que podem te deixar com menos energia. O cérebro funciona graças aos carboidratos, por isso também podem ser experimentadas dificuldades de concentração ou diminuição da criatividade, quando se consomem poucos carboidratos.

Não são recomendadas as dietas ricas em proteínas, em casos de estilo de vida sedentário, já que não fornece energia suficiente para começar a se movimentar ou começar com alguma atividade física.

Mais gorduras: As dietas ricas em proteínas geralmente contêm mais gordura, inclusive se você apenas consome proteínas magras.

Enquanto você pode experimentar uma perda de peso mais rápida do que com outros tipos de dietas, o aumento da gordura é uma das maiores desvantagens das dietas ricas em proteínas, especialmente em longo prazo. Estas dietas estão associadas com um maior risco de doença cardíaca.

Problemas digestivos: Perder as contribuições de fibra dietética é uma das desvantagens mais desagradáveis ​​das dietas ricas em proteínas. Nestas dietas se diminui a velocidade da digestão, os alimentos ricos em proteína podem causar constipação e sintomas de doenças intestinais como a síndrome do intestino irritável. Algumas pessoas também experimentam mau hálito e forte odor corporal devido à sua alta ingestão de proteínas.

Riscos para a saúde: Este tipo de dieta é prejudicial para a saúde em longo prazo e os maiores perigos são para os adultos mais velhos.

As pessoas que realizam dietas ricas em proteínas (proteína animal) têm um maior risco de desenvolver câncer e 74% mais de risco de morte, doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde relacionados com a alimentação.