Te recomendaram tomar leites vegetais para emagrecer? Foi um bom conselho que te deram! Os leites vegetais te ajudam a emagrecer, porque contêm pouca matéria gordurosa, são facilmente digeríveis e pobres em calorias. Neste artigo, você conhecerá quais são os melhores leites vegetais para perder peso. Não perca!

Por que os Leites Vegetais são Saudáveis?

Há algum tempo, o consumo de leites vegetais aumentou, devido ao fato de que a cada dia são mais as pessoas que optam por este tipo de bebidas vegetais para substituir o leite de vaca. São muitas as razões que estão por trás desse fenômeno: intolerância à lactose, alergia a caseína, problemas de digestão, colesterol alto e até mesmo a necessidade de perder peso.

Mas qual é a real diferença entre os leites vegetais e o leite de vaca?

  • Alto teor de nutrientes. São ricos em cálcio, ferro, potássio e vitaminas do complexo B.
  • Baixo teor de gorduras. Não contêm lactose nem colesterol e a grande maioria contém menos gorduras do que o leite de vaca, com uma elevada percentagem de gorduras mono e poli-insaturadas, muito benéficas para a saúde.
  • Baixas calorias. Esta é uma das maiores vantagens no momento de querer emagrecer, já que ao incorporá-las em seu menu diário, como bebidas vegetais você estará subtraindo calorias da sua dieta.
    Quais são os Melhores Leites Vegetais para Perder Peso?
  • Mais digeríveis. Em sua maioria, os leites vegetais não lácteos elaborados a base de água e seus componentes vegetais são fáceis de assimilar e absorver.
  • Leia também: “Leites Vegetais: Alternativas Saudáveis Para o Leite de Vaca“.

    Tipos de Leites Vegetais

    A boa notícia é que você tem uma grande variedade de leites vegetais para escolher, já que existem diferentes tipos de leites vegetais, dependendo da sua procedência.

    • Leites de cereais. São elaborados a partir de cereais, como arroz, aveia, espelta ou cevada. A principal característica destes leites vegetais são o seu elevado teor em fibras, vitaminas e minerais.
    • Leites vegetais de frutos secos. Os mais conhecidos são o leite de amêndoas, de avelãs, de gergelim ou de nozes. Esta variedade de leites vegetais é conhecida por ser muito nutritiva, especialmente é uma rica fonte natural de ácidos graxos e de cálcio.
    • Leites vegetais de legumes. São caracterizados por possui um elevado teor de proteínas de alta qualidade e também são muito pobres em calorias, resultando em bebidas vegetais para perder peso.

    Quais são os Melhores Leites Vegetais para Emagrecer?

    Leite de Soja

    Sem dúvida, o mais famoso dos leites vegetais, devido ao seu fornecimento de nutrientes e sua fácil digestão. Possui um rico teor de aminoácidos e proteínas, mas é pobre em calorias: um copo de 250 ml apenas te fornecerá 79 kcal. O leite de soja é muito utilizado para preparar cremes, molhos, batidos, sorvetes, iogurte, tofu, etc.

    Leite de Aveia

    É muito nutritivo, já que aveia é um dos cereais mais ricos em nutrientes: carboidratos, minerais, proteínas, gorduras, vitaminas e fibras. Como se isso não fosse suficiente, o leite de aveia é pobre em calorias, um copo de 250 ml pode te fornecer até 60 kcal.

    Leite de Amêndoas

    É uma das bebidas vegetais mais saborosas e rica em nutrientes, sendo livre de lactose, glúten e colesterol. Possui curativas regeneradoras e reconstrutoras para o seu organismo. Embora não seja o leite mais pobre em calorias, já que um copo pode te fornecer 74 kcal.

    Leite de Arroz

    Se você procura uma bebida vegetal leve, esta é a melhor. O leite de arroz se obtém através da fermentação dos grãos frescos de arroz integral, realizada em várias etapas. O resultado é uma bebida de suave sabor doce, livre de glúten, muito recomendada para sua dieta de perda de peso, já que é muito baixa em calorias: 50.

    Leite de Sementes de Abóbora

    É uma das bebidas vegetais mais completas: rica em ácidos graxos linoleico e linolênico, vitaminas A, E e F e minerais como o magnésio, zinco, ferro e fósforo. Para prepará-la você apenas tem que deixar de molho por pelo menos 4 horas, 1 xícara de sementes abóbora cruas e descascadas. Em um recipiente coloque 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, agave, mel ou stevia e 6 xícaras de água.

    Processe todos os ingredientes e filtre se o leite parece que ficou muito espesso.

    Leia também: “Leite Vegetal Caseiro: Benefícios e Como Fazer“.

    Receitas Saudáveis de Bebidas Vegetais

    Se você gosta das frutas e verduras, pode tirar proveito das suas incríveis propriedades nutritivas para emagrecer e se hidratar, preparando batidos e shakes. Para não complicar, te propomos algumas ideias para que possa experimentar, o que você acha?

    Batido de frutas e aveia. Você vai encontrar uma receita nutritiva e saciante para acompanhar o seu café da manhã e lanches, que poderá acompanhar com torradas ou biscoitos de cereais integrais.

    Ingredientes

    • Meia xícara de morangos
    • Uma pera
    • Uma maçã
    • O suco de uma laranja
    • O suco de uma toranja
    • O suco de um limão
    • Duas colheres de sopa de farelo de aveia

    Preparação:> Limpe bem os morangos, removendo seus cabinhos verdes. Coloque no copo de um liquidificador, adicionando também a maçã com pele (sem sementes), a pera de igual forma e também os sucos previamente espremidos de laranja, toranja e limão. Bata a preparação até que os ingredientes se integrem por completo. Posteriormente, adicione o farelo de aveia e misture bem. Agora você só tem que consumir este batido na parte da manhã, em jejum.

    Batido de aveia e cenouras. Você descobrirá uma bebida muito saborosa e nutritiva que te ajudará a se manter saciado por mais tempo, evitando que você tenha desejos que te façam engordar.

    Ingredientes:

    • Uma cenoura
    • Duas colheres de sopa de farinha de aveia
    • O suco de três laranjas
    • Uma xícara de água

    Preparação: Coloque a aveia no copo de um liquidificador, junto com a xícara de água, o suco das laranjas e também a cenoura. Esta última não precisa ser ralada nem cozida. Simplesmente corte-a em pedaços não muito grandes estará perfeito. Bata a preparação até que todos os elementos se integrem entre si completamente e terá pronto este batido para ser consumido.

    Batido de aveia e maçã. Você vai conhecer o passo a passo para preparar esta deliciosa e nutritiva bebida, que te trará muitos benefícios para a saúde, especialmente te ajudará a perder esses quilos a mais que te incomodam.

    Ingredientes

    • Quatro colheres de sopa de farinha de aveia ou farelo de aveia
    • Uma maçã verde
    • Meia xícara de suco de laranja
    • Meia xícara de suco de toranja
    • Adoçante permitido a gosto

    Preparação Esprema o suco da laranja e toranja, colocando dentro do copo de um liquidificador. Adicione ali a aveia (ou farelo de aveia também vai bem) e a maçã verde picada em pedaços (com sua pele). Bata a preparação até que os ingredientes se integrem por completo. Posteriormente, se desejar, você pode adoçar com algum produto permitido. E já estará pronto para consumir.

    Leia também: “Alternativas ao Leite de Vaca: Conheça as Principais Opções“.

    Qual leite vegetal você consome habitualmente?