Ingestão de calorias para manter o peso sob controle.

Uma das primeiras questões que surgem quando se inicia uma dieta é quantas calorias deve ter a dieta para manter o peso adequado. Se você não sabe quantas calorias deve ter a sua dieta, e se você é uma mulher, não perca este artigo.

Os cálculos de calorias devem ser personalizados, porque ninguém gasta a mesma quantidade de calorias por dia, mas alguns valores médios podem ser estabelecidos e podem te ajudar a manter seu peso sob controle, e até mesmo perder peso.

Antes você precisa saber quantas calorias consome, se você é mulher, é importante saber por que fazer a distinção entre mulheres e homens. Ambos os sexos precisam de uma contribuição diferente de calorias, pois sua atividade de superfície corporal, entre outros fatores são diferentes.

Quantas Calorias Deve Fornecer a Dieta de Uma Mulher?

Em média, uma dieta para perder peso de forma equilibrada não deve fornecer menos de 1000 calorias, especialmente se você é sedentário.

Se você realizar atividade física leve uma ou duas vezes na semana, as calorias da dieta podem aumentar para 1.200 calorias.

No entanto, se você faz atividade física mais intensa, pode manter seu peso baixo consumindo 1500 calorias. Mesmo em certas mulheres com intensa atividade e um pequeno corpo, a ingestão calórica pode ser grande, podendo ser aumentada para até 1800.

Se você quer saber exatamente quantas calorias deve ter em sua dieta para manter o peso sob controle, existem diferentes fórmulas e calculadoras que podem indicar o valor calórico total que sua dieta deve fornecer.

Além de saber quantas calorias deve fornecer a sua dieta, se você é uma mulher, precisa saber como distribuí-las ao longo do dia, bem como a qualidade dos alimentos que devem fornecer essas calorias. É de extrema importância também identificar o balanço calórico negativo (ou seja, o seu corpo gasta mais calorias do que a sua dieta contribui), sem contar o tipo de nutrientes que atingem seu corpo.

Para entender melhor explicaremos através de um exemplo. Se em sua dieta você pode consumir apenas 40 gramas diárias de gordura, pode aprender a diferenciar os tipos de gordura, já que consumir gorduras de boa qualidade como insaturadas é totalmente diferente de consumir gorduras de qualidade pobre como gorduras saturadas. Ambas fornecem 9 calorias por grama de gordura, mas afetam a saúde de forma diferente.

Leia também: “Gorduras: Quais Você consome e Qual é Indicada para Alimentação“.

Portanto, se você é do sexo feminino a ingestão de calorias não deve ser inferior a 1000, para afastar o peso de uma maneira saudável. Sem mencionar a qualidade dos nutrientes que contribuem para sua qualidade de vida.

Lembre-se, se você quer perder peso, é melhor consultar com seu médico ou nutricionista para estabelecer exatamente as calorias e os nutrientes que o seu corpo precisa.