Você está fazendo a dieta cetogênica? Você sabe quantos carboidratos pode consumir? Neste artigo, vamos te dizer, não apenas quantos carboidratos podem ser consumidos na dieta cetogênica, mas também quais tipos de carboidratos consumir e como fazer para não fracassar a cetose e para que sua dieta seja bem sucedida. Acompanhe-nos!

Como Funciona a Dieta Cetogênica?

Se você tiver escolhido emagrecer com cetose, provavelmente já sabe do que se trata essa dieta. No entanto, vale a pena lembrar como funciona a dieta cetogênica, porque deve ter isso claro e compreender completamente, depende em grande parte para que você alcance o seu objetivo de perder peso.

Basicamente, a dieta de cetogênica propõe emagrecer limitando o consumo de carboidratos, a principal fonte de energia disponível. De tal modo, o organismo tem que recorrer às gorduras para obter a energia que necessita para se manter em funcionamento.

Você já tem a primeira premissa, para que seja cetogênica sua dieta deve ser pobre em carboidratos. No entanto, você não deve eliminá-los completamente da sua dieta, já que são necessários nas proporções estabelecidas por este tipo de dietas, para garantir o fornecimento de outros nutrientes, como são as vitaminas e minerais. Por isso, vamos te ajudar a determinar quantos carboidratos consumir e como selecioná-los.

Quantos Carboidratos Podem ser Consumidos na Dieta Cetogênica?

Quais São os Carboidratos que Devem ser Limitados na Dieta Cetogênica?

No entanto, os carboidratos são um grupo heterogêneo de macronutrientes presentes na natureza em diferentes formas, que se subdividem em simples e complexos, dependendo da sua estrutura química.

Leve em conta que enquanto um carboidrato simples como o açúcar comum é carboidrato puro, com um teor de 99,5% de carboidratos, ou seja, 99,5 gramas em cada 100 gramas; os carboidratos complexos de um vegetal como espinafre apenas fornece 4 gramas em cada 100 gramas de alimento.

Leia também: “Modelo de Dieta Cetogênica Para Perda de Peso“.

Quais Carboidratos Escolher Para a Dieta Cetogênica?

Se você sabe escolher corretamente os alimentos, terá ganhado a primeira batalha na restrição de carboidratos. A seguir, você encontrará uma tabela com o teor de carboidratos dos alimentos da sua dieta cetogênica, para que faça os cálculos, as contas e vença a balança.

São incluídos alguns alimentos que por seu baixo teor em carboidratos, pode ser facilmente incluídos em sua dieta cetogênica. Esqueça os doces, as sobremesas, incluindo as frutas, as massas e os cereais, entre eles o arroz, os legumes e hortaliças, como batata e batata doce, já que todos estes alimentos contêm muitos carboidratos.

Alimento 100 gramasTeor de carboidratos em gramas
Azeitona0
Alface1
Aspargos1
Abóbora3
Aboborinha4
Agrião1
Acelga1
Alcachofra3
Berinjela3
Pepino2
Pimenta2
Alho-poró6
Repolho3
Couve-flor3
Brócolis2
Cebola5
Aipo1
Amêndoas4
Nozes5
Tomate3

Cuidado com os cachorros-quentes e salsichas! Costumam conter uma elevada percentagem de carboidratos. Verifique na informação nutricional do produto.

Quantos Carboidratos Você Pode Consumir por Dia na Dieta Cetogênica?

A quantidade de carboidratos que você pode comer por dia em uma dieta cetogênica não deveria superar 50 gramas. No entanto, esta quantidade variará de acordo com as calorias totais da sua dieta. Em qualquer caso, um parâmetro mais amplo, mas também adequado costuma ser consumir entre 5% e 10% das calorias totais em carboidratos.

Certamente, isso não representa uma grande quantidade de carboidratos. Leve em conta que para uma dieta de 2.000 calorias, 5% a 10% das mesmas equivalem a 100 a 200 gramas calorias ou o que é o mesmo, entre 25 e 50 gramas de carboidratos por dia. Daí a importância de se considerar os alimentos pobres em carboidratos da tabela anterior, ao planejar sua dieta.

Leia também: “Por Que As Dietas Cetogênicas Não Funcionam?“.

Receitas Com Baixo Carboidratos ou Low Carb

Por último, para que você possa aproveitar estes alimentos com baixo teor de carboidratos, deve saber como incluí-los em sua dieta. Para fazer isso, a seguir, compartilhamos algumas deliciosas receitas baixas em carboidratos adequadas para sua dieta cetogênica.

Tortilha de berinjelas. Esta receita de tortilha de berinjela é muito abundante e fornece aproximadamente 9 gramas de carboidratos, dos 50 que você pode consumir por dia. Se você gosta de berinjela, não deixe de experimentar. É muito boa!

Ingredientes:

  • Uma berinjela
  • Meia cebola
  • Dois ovos batidos
  • Duas colheres de chá de azeite de oliva
  • Sal, pimenta e ervas a gosto

Preparação: Bata os ovos e tempere com sal, pimenta e ervas frescas picadas ao seu gosto. Pique bem a cebola e doure com uma colher de chá de azeite de oliva. Quando estiver pronta, retire do fogo. Corte a berinjela em cubos e doure na grelha. Sem azeite, pois suga muito. Caso contrário, você pode assá-la inteira e, em seguida, misturar a polpa com o ovo. Misture a cebola, os ovos e a berinjela. Coloque na frigideira bem quente com a colher de chá de azeite restante. Ou ao forno até dourar (virando em ambos os casos) e coalhando o ovo.

Sopa fria de agrião. Por último, o teor de carboidratos desta sopa fria de agrião, não supera os 4 gramas e é superabundante, por isso você poderá obter a partir dela vários pratos antes de ver o fundo da panela. Não apenas é muito saudável e se adapta perfeitamente para a dieta cetogênica, mas também é muito saborosa.

Ingredientes:

  • Um maço de agrião
  • Duas xícaras de caldo de legumes
  • Um copo pequeno de iogurte natural sem açúcar 0%
  • O suco de meio limão
  • Um dente de alho
  • Uma colher de chá de azeite de oliva
  • Sal e pimenta

Preparação: O primeiro, claro, será lavar cuidadosamente o agrião. Se necessário, elimine também um pouco dos talos. Escorra-os o melhor que puder e coloque dentro do copo de um liquidificador. Ali, adicione o iogurte, o dente de alho picado, o suco de limão, um fio apenas de azeite de oliva, sal e pimenta. O próximo passo será o de processar bem a preparação até que fique bem lisa, homogênea, sem grumos.
Assim, essa sopa fria já estará quase pronta para ser tomada.

Agora a única coisa que falta será levar à geladeira durante um par de horas para que pegue uma boa temperatura. Misture bem antes de consumir, porque provavelmente pode ser que tenham se depositado alguns sedimentos no fundo do prato ou tigela de sopa. O teor de limão fará com que não se oxide.

Quantos gramas de carboidratos você consome por dia?