Certamente em mais de uma ocasião você já ouviu que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, e neste caso não se trata apenas de um rumor, mas de uma grande verdade baseada na própria biologia. Você quer perder peso? Então, o café da manhã adquire uma importância ainda maior; vamos te explicar por que.

O café da manhã é a primeira ingestão de alimentos que fazemos depois de várias horas sem comer. Nos ajuda a reativar o metabolismo, recuperar as energias necessárias para começarmos o dia e serve para definir o ritmo de trabalho do nosso organismo para o resto do dia.

Em qualquer dieta para perder peso que se preze, o café da manhã é uma peça chave para conseguir o sucesso. Pode ser que você esteja seguindo seu plano de emagrecimento tal como indicado, que não coma entre as horas e inclusive passe fome, e nem assim seja capaz de perder peso. Qual poderia ser a razão? Aqui te deixamos quatro.

Por Que Não Emagreço?

Primeiro erro: não tomar café da manhã suficiente.

Não tomar café da manhã pode parecer à primeira vista uma boa opção para perder peso, no entanto, é um dos maiores erros que podemos cometer. Quando pulamos o café da manhã ou não tomamos suficiente café da manhã não apenas estamos privando o nosso corpo da fonte de energia que precisa para funcionar corretamente, mas também estaremos ativando o “modo de reserva de energia”, pelo qual nosso organismo começará a acumular energia em forma de gorduras.

Quatro Erros Que Você Comete no Café da Manhã e te Impedem de Perder Peso

Se nos pulamos o café da manhã, é também muito mais fácil comermos entre as horas, já que o apetite acaba aparecendo mais cedo ou mais tarde.

Segundo erro: café da manhã com pressa.

Comer depressa contribui para que tenhamos digestões mais pesadas, aumente o nosso estresse e inclusive prejudique o nosso rendimento e o próprio humor.

Leia também: “Café da Manhã Saudável – Como Preparar Um Café da Manhã Saudável”.

Um estudo realizado em Israel demonstrou que as pessoas que consumiram mais calorias no café da manhã do que no jantar queimavam mais gordura abdominal e perdiam peso mais rápido do que aquelas que nem sequer tomavam café da manhã.

Terceiro erro: comer alimentos light.

Embora eles possam parecer à opção mais saudável e recomendada para perder peso, o fato é que os produtos light podem não chegar a nos fornecer a quantidade de açúcar que nosso organismo precisa para funcionar, por isso, passaremos o dia com pouca energia, com fome e vontade de repor as forças a base de barras de chocolate e todos os tipos de alimentos ricos em açúcar.

Inclua em seu café da manhã a quantidade de açúcar que seu corpo precisa. A forma mais saudável é através das frutas (5 peças por dia), assim como alimentos como queijo fresco.

Quarto erro: não comer fruta.

As frutas constituem uma poderosa fonte de minerais, vitaminas, fibras e açúcares necessários para um bom funcionamento do organismo. São geralmente baixas em calorias e, claro, muito saudáveis e necessárias para gozar de boa saúde.

Leia também: “Dicas Para Remover Calorias no Café da Manhã”.

Tomar pelo menos 5 peças de fruta por dia nos garante uma boa dose de nutrientes necessários tanto para realizar nossas funções vitais como para regular o metabolismo, o que acaba afetando tanto em nosso peso como na nossa saúde. Claro, depois disso, você pensará duas vezes antes de voltar a pular o café da manhã. Uma mudança simples que pode mudar sua vida.