Dieta do metabolismo para cada classe e como funcionam os processos metabólicos. Quando começa a corrida para perder peso existem muitos fatores envolvidos e, portanto, que você deve considerar. Os tipos de metabolismo determinam a velocidade em que o seu corpo digere os alimentos e queima calorias, por essa razão é que a mesma dieta ou rotina de exercícios pode não funcionar igual para duas pessoas. Vejamos em detalhes quais classes de metabolismo existem, quais processos metabólicos e que tipo de dieta é recomendada para cada caso.

Muito se fala sobre como “usar” o metabolismo para perder peso. De um modo geral se fala em acelerá-lo modificando a sua alimentação, já que um metabolismo lento significa uma estagnação no peso ou dificuldade para perdê-lo. Mas antes de começar qualquer dieta metabólica você deve conhecer as classes ou tipos de metabolismo para escolher o que mais te convém.

Leia também: “O Que é o Metabolismo e Como Funciona?”.

Como Mudar o Metabolismo

A deita do metabolismo permite que este seja acelerado, quando é combinada com a atividade física.

Algumas dicas gerais para começar a queimar gordura e perder peso, alterando o metabolismo são:

  • Um café da manhã forte e nutritivo. O ritmo da vida moderna faz com que as manhãs sejam um momento bem curto em que você acorda, escova os dentes e troca de roupa e sai correndo para o trabalho ou espaço de estudo, muitas vezes esquecendo o café da manhã. Levantar-se alguns minutos antes e tome como café da manhã uma omelete, uma fatia de pão integral e alguns deliciosos frutos secos fará a diferença notavelmente, já que o seu metabolismo vai acelerar.
    Que Tipos de Metabolismo Existem e Qual é o Seu?
  • Exercite-se com diferentes intensidades. Desenvolver diferentes tipos de atividade física, como correr, caminhar, nadar, fazer algum esporte é muito bom para perder gorduras. Mas uma dica que nem muitos conhecem, é que fazendo qualquer tipo de atividade física e adicionando intervalos de 30 segundos com uma intensidade mais forte e, em seguida, voltar ao normal fará com que o seu corpo consuma mais energia, acelerando o metabolismo.
  • Descanso após o exercício. Assim como o seu corpo precisa se mover, também precisa descansar. Esta etapa é essencial para acelerar o metabolismo, sempre tire um tempo para alongar e retornar ao seu estado normal depois de uma atividade física, mais ainda quando é intensa.
  • Incorpore alimentos que aumentam o metabolismo. Além de levar uma dieta equilibrada de acordo com o seu tipo de metabolismo é bom incorporar alimentos que o aumentem. Ovos, aveia, leite, abacate, mostarda, cereais integrais, batidos verdes, frutas e verduras são alguns dos mais recomendados.

Leia também: “Dieta Para Acelerar o Metabolismo”.

Estas são apenas algumas das dicas e truques para acelerar o metabolismo, mastigar bem e levar um estilo de vida organizado com horários estabelecidos para comer, além de escolher os alimentos corretos são outros pontos a considerar.

Leia também: “Hábitos Que Diminuem o Metabolismo”.

Tipos de Processos Metabólicos

A energia metabólica é gerada por seu organismo em resposta aos processos químicos de oxidação pelos alimentos que você consome. O metabolismo é um conjunto de reações químicas das células e o realiza mediante dois processos: anabólicos e catabólicos.

Também chamadas reações metabólicas, o anabolismo e o catabolismo trabalham de duas formas totalmente diferentes.

Anabolismo: Este processo se produz quando o seu corpo consome mais energia do que o necessário. É o que produz o ganho de peso, já que você ingere mais calorias do que queima e seu corpo produz mais gordura.

Catabolismo: É o processo contrário ao anabolismo. O catabolismo ocorre quando o corpo produz mais energia do que gasta. O melhor exemplo é quando você realiza exercício.

Leia também: “7 Alimentos Para Ativar o Metabolismo Pela Manhã”.

Outros Tipos de Dieta Metabólica

Cada corpo é diferente e encontrar a dieta metabólica ideal para o seu organismo pode demorar um pouco. Lembre-se que você sempre deve combiná-la com atividade física e, especialmente, desfrutar do processo, porque não apenas significa perder peso, mas também equilibrará sua vida e sentirá menos cansaço e fadiga, porque o seu corpo funcionará corretamente.

Dieta para a fibromialgia: Este problema tão comum e, ao mesmo tempo difícil de tratar envolve dores fortes que podem te impedir de realizar suas atividades diárias, muitas vezes provocando ganho de peso. Lute contra isso com uma dieta metabólica para a fibromialgia.

Dieta choque rápido Se você quer acelerar o metabolismo rapidamente e em pouco tempo tem a opção de uma dieta express. Baseia-se na incorporação de frutas, verduras, suco e queijo desnatado, ideal para épocas de calor.

Dieta metabólica fácil. Uma dieta não tem porque ser difícil de seguir, se você escolher os alimentos corretamente é muito simples. Inclusive você pode incorporar sorvetes, omeletes, sopas e deliciosas saladas.