Às vezes sua dieta não funciona e você quer saber o porquê. Um fator que pode influenciar a obesidade é a falta de descanso. Estudos indicam que o sono ajuda a perder peso, também aumenta o metabolismo e reduz o apetite.

Aparentemente, o sono está intimamente ligado ao processo de emagrecer. Os ritmos circadianos (ritmos biológicos relacionados com as funções vitais que são realizadas durante o dia e noite) seriam afetados quando você dorme.

Algumas pesquisas indicam que entre todas as pessoas que dormem apenas cinco horas por dia, 60% são obesas, isto é devido a um distúrbio metabólico causado por dois hormônios a grelina e a leptina.

Algumas horas de sono estimulam a produção de grelina (um hormônio que estimula o apetite) e reduz a atividade da leptina (um hormônio que proporciona a saciedade).

Também foi observado que, ao aumentar a síntese de grelina, há uma diminuição do gasto de energia, que custa muito mais para queimar gordura.

Relaxar e Perder Peso

Para restaurar o ciclo circadiano e normalizar a produção hormonal, é importante pegar no sono. Para testar você deve dormir no mais tardar às 23 horas, mas o sono não pode ser distraído com televisão ou computador, leia algo do seu gosto, com certeza o sono vai aparecer lentamente. Isso vai ajudar a regular o sono de forma gradual.

Respeitar as funções vitais ajuda o corpo a funcionar corretamente e queimar a energia necessária para cumprir com todas as atividades corporais.

Para mais informações, sugerimos a leitura dos artigos “Dormir Bem – Alimentos Para Ajudar o Sono” e “Dormir Pouco Influencia Diretamente no seu Peso“.