Os carboidratos são macronutrientes importantes e uma das fontes primárias de energia do seu corpo. No entanto, são associados com o ganho de peso, o que desencoraja o seu consumo em muitas ocasiões. A chave está em encontrar os carboidratos adequados e não evitá-los completamente.

É possível que você tenha ouvido que comer carboidratos complexos é melhor do que os carboidratos simples. O problema é que os rótulos nutricionais não lhe dizem se o conteúdo do carboidrato é simples ou complexo. De qualquer maneira, a compreensão de como esses alimentos são classificados e como funcionam em seu corpo pode ajudar a garantir a escolha do carboidrato correto.

O Que há nos Carboidratos?

Os carboidratos são nutrientes importantes que se encontram em numerosos tipos de alimentos. A maioria de nós equipara os carboidratos com pão e massas, mas também

  • Produtos lácteos
  • Frutas
  • Vegetais
  • Grãos
  • Nozes
  • Legumes
  • Sementes
  • Alimentos doces

Os carboidratos são compostos de três componentes principais: fibra, amido e açúcar. A fibra e o amido dão carboidratos complexos, enquanto que o açúcar é um carboidrato simples. Dependendo da quantidade em que cada um destes se encontra em um alimento se determina a sua qualidade nutrientes.

Saiba a Diferença Entre Carboidratos Simples e Complexos

A Associação Americana de Diabetes recomenda obter de 25 – 35 gramas de fibra por dia.

Leia também: “Os Melhores Carboidratos Para Emagrecer“.

O Que São Carboidratos Simples?

Os carboidratos simples são açúcares. Embora alguns destes existam naturalmente nos alimentos, a maioria dos carboidratos simples na dieta é adicionada aos alimentos.

Os carboidratos simples comuns adicionados aos alimentos incluem:

  • Açúcar refinado
  • Açúcar mascavo
  • Xarope de milho e xarope de milho de alta frutose
  • Glucose, frutose e sacarose
  • Concentrado de suco de frutas

Alimentos Simples Contêm Carboidratos que Devem ser Evitados

Tente evitar algumas das fontes refinadas mais comuns de carboidratos simples e buscar alternativas para satisfazer esses desejos por doces.

O Que São Carboidratos Complexos?

Os carboidratos complexos contêm mais nutrientes do que os carboidratos simples, porque são mais ricos em fibras e são digeridos mais lentamente.
Isso faz com que você se sinta mais cheio e tenha menos apetite, o que significa que são uma boa opção escolha para o controle de peso. Também são ideais para as pessoas com diabetes tipo 2, porque ajudam a controlar os picos de açúcar no sangue depois das refeições.

A fibra e o amido são os dois tipos de carboidratos complexos. A fibra é especialmente importante porque promove a regularidade intestinal e ajuda a controlar o colesterol.

As principais fontes de fibras dietéticas são:

  • Frutas
  • Vegetais
  • Nozes
  • Feijões
  • Grãos integrais

O amido também se encontra em alguns dos mesmos alimentos que a fibra. A diferença é que certos alimentos são considerados mais ricos em amido do que fibrosos, como as batatas. Outros alimentos com alto teor de amido são:

  • Pão integral
  • Cereal
  • Milho
  • Aveia
  • Ervilhas
  • Arroz

Os carboidratos complexos são fundamentais para a saúde em longo prazo e garantem uma correta nutrição. Eles tornam mais fácil manter o seu peso, e inclusive podem ajudar a proteger contra a diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares no futuro.