Uma gravidez ectópica pode afetar a futura fertilidade e aumentar o risco de ter outra gravidez com estas características. Quando essa situação ocorre nas trompas de Falópio, pode danificar o tecido circundante das trompas de Falópio. A detecção precoce e o tratamento podem minimizar os efeitos prejudiciais desta classe de gravidez.

Ficar grávida depois de experimentar este tipo de situação pode ser difícil e existem riscos, por isso você deve levar em conta o seguinte:

Como Engravidar Após Uma Grávidez Ectópica

Dê Tempo Para o Seu Corpo Se Regenerar

Espere alguns meses para cicatrizar a área danificada, e tente, mas sempre tendo em mente que você está em alto risco de repetir uma gravidez ectópica.

Como Engravidar Após Uma Gravidez Ectópica

Cerca de 30% das mulheres que tiveram uma gravidez ectópica terão pelo menos alguma dificuldade de engravidar novamente. O tempo que você tem que esperar para tentar engravidar novamente pode variar, pois depende do procedimento realizado e será o seu médico que indicará quanto tempo você deve esperar.

Estudos sugerem que aproximadamente 65% das mulheres ficam grávidas dentro de 18 meses depois de uma gravidez ectópica. Em geral, você deve esperar até pelo menos seis semanas antes de tentar novamente.

Fertilização In Vitro

Uma gravidez ectópica não pode ser evitada. Fatores como ligadura de trompas, endometriose, doença inflamatória pélvica e ter gravidez ectópica anterior ou outras condições que deixaram cicatrizes nas trompas de Falópio, são fatores que aumentam o risco de ter uma gravidez com estas características.

Por isso leve em conta que a técnica de fertilização in vitro, em que se coloca um ou dois embriões no centro da cavidade uterina, tem um baixo risco de ocorrer uma gravidez ectópica. Será a melhor opção de ter uma gravidez bem sucedida, especialmente para muitas mulheres com antecedentes de danos nas trompas e uma ou mais gravidez ectópica.

Quando é necessário remover cirurgicamente ambas as trompas de Falópio, e a única maneira de ter um bebê, é a fertilização in vitro, que tem altas taxas de sucesso para as mulheres sem trompas de Falópio.

Para mais informações sobre a gravidez, não deixe de ler também: "Dicas Para Aumentar as Suas Chances de Engravidar".