Uma das intolerâncias alimentares mais comuns é gerada pelo ovo. Este tipo de alergia ocorre quando o corpo está em contato com a proteína do ovo, a qual se encontra na clara.. Hoje te contamos os sintomas de intolerância e preveni-la. É muito importante conhecer o diagnóstico e os possíveis tratamentos que podemos aplicar, porque existem muitos produtos e medicamentos que contém a proteína do ovo, portanto, se tivermos essa intolerância não podemos experimentá-los.

Quando alguém alérgico à proteína do ovo a consome o seu organismo cria anticorpos em uma tentativa de defender o que considera uma ameaça. Assim, se desencadeia uma reação alérgica que pode derivar em diferentes consequências e riscos, mais ou menos graves.

Por isso é muito importante conhecer os sintomas para detectar este tipo de intolerância, uma vez que pode nos ajudar a evitar problemas maiores no futuro.

Sintomas de Intolerância ao Ovo

  • Surgimento manchas na pele, tanto no corpo como no rosto.
  • Inchaço da pele.
  • Diarreia, náuseas e dor de estômago persistente.
  • Insônia frequente.
  • Dores de cabeça.
  • Dificuldade em respirar.

Este tipo de alergia se apresenta normalmente em crianças pequenas, principalmente até dois anos. Isso não quer dizer que esta situação seja permanente, assumindo que durante os primeiros anos de nossas vidas este tipo de intolerância é mais comum. Por esta razão, é importante controlar a introdução de tais alimentos aos menores. O que fazemos é tentar adicionar ovo à sua dieta e observar muito bem se a criança não apresenta nenhum dos sintomas descritos acima.

Em muitos casos, este tipo de intolerância ou alergia ocorre geralmente em conjunto com uma intolerância à lactose. Muitas vezes, estes tipos de alergias são superadas quando as crianças crescem. Em vez disso, no caso dos adultos, esta alergia muitas vezes ocorre raramente e é muito mais complicada ao longo do tempo.

Muitas vezes, quando ocorre esse tipo de alergia, obviamente, o que você deve fazer é parar de consumir o alimento o mais rápido possível.

Normalmente, depois de alguns anos sem consumir este alimento, dois ou três anos, volte a incorporá-los em sua dieta para ver se essa intolerância foi superada. Consulte seu médico ou nutricionista para maiores informações.

Como Prevenir a Intolerância aos Ovos

Não é possível prevenir a alergia ao ovo, como tal, mas sim podemos prevenir os surtos. Para isso, recomendamos que você siga as seguintes orientações:

  • É de grande importância ler todos os rótulos dos alimentos embalados, especialmente se não os consumimos antes. Desta forma podemos ter certeza se leva algum componente relacionado com o ovo.
  • Às vezes, a alergia é tão alta que o simples fato de utilizar um utensílio de cozinha e, em seguida, oferecê-lo ao afetado pode causar um surto.

Alimentos Substitutos do Ovo

A primeira coisa em que vamos nos fixar será em para que é necessário o substituto. Pouco importa o porquê, mas sim o objetivo que queremos conseguir.

Portanto, vamos dar muitas outras opções, como substitutos do ovo para que, qualquer que seja seu objetivo, você possa continuar fazendo receitas super saborosas sem necessidade de usar os ovos.

Os principais substitutos do ovo são: tofu, farinha, purê de maçã, banana e sementes (de linhaça ou de chia). Todas as medidas que são dadas a seguir correspondem à substituição de um ovo unitário, por isso seria necessário ajustá-las no caso de precisar de mais.

Tofu

O tofu é o substituto do ovo mais popular e recomendado, já que nos servirá em muitos sentidos e para diversos setores (bolos, cremes, maionese, etc.). O tofu adequado para substituir o ovo é o natural, não congelado. Será, também o que mais cremosidade no prato.

O tofu é perfeito para fazer maioneses, por exemplo, assim como substituto do ovo em panificação. No entanto, é preciso levar em conta que o tofu não coalha, certamente não o faz como o ovo, mas sim nos servirá para dar consistência à mistura. Além disso, terá que contar com a falta de sabor. Neste ponto, não devemos esquecer-nos de escolher aquele tofu que não tenha ervas ou especiarias.

Para substituir o ovo, será suficiente a quantidade de um quarto de xícara (1/4) de tofu macio e previamente triturado. O liquidificador nos servirá muito para conseguir o seu estado mais cremoso.

Farinha

A farinha pode ser um bom substituto do ovo. No caso das massas, podemos usar farinha especial para massas, já que estas não contêm ovo, por isso é ideal para pessoas com intolerância ao ovo. No entanto, existem outras opções, como a farinha de milho, a farinha de coco, farinha de amendôa, farinha de aveia, entre outras.
Vamos te dar a proporção adequada para substituir o ovo com a farinha de aveia.

A farinha de aveia você pode conseguir em supermercados, mas também pode moer em casa. Um triturador específico ou o moedor de café servirá para conseguir a consistência sedosa da farinha.

Para substituir um ovo, precisaremos de partes iguais de farinha de aveia e água, com três colheres de sopa de cada um será suficiente. Após misturá-las, é conveniente deixar repousar para que se assentem.

Banana

A banana pode ser outro substituto do ovo, e para aqueles que não conhecem este segredo, pode ser muito surpreendente. Isto se deve à consistência cremosa da banana ao ser triturada. Vamos precisar amassá-la, é claro, para poder adicioná-la à massa de pão, de waffle, para cupcakes e outras muitas opções de panificação. Para substituir um ovo será suficiente meia banana.

Você apenas tem que levar em conta que aquilo no que incluiu, terá um leve (ou intenso, dependendo dos outros ingredientes) sabor e aroma de banana. É bom ter esta ideia antes de usá-la como substituto do ovo para se certificar de que o referido sabor combina bem com os outros ingredientes.

Purê de Maçã

Purê de Maçã. Com o purê de maçã acontece um pouco do mesmo que acontece com a banana, poderá nos servir para um grande número de opções em panificação, mas devemos levar em conta o seu sabor. No entanto, a maçã tem um sabor menos intenso e, portanto, pode ser mais bem camuflado. Este substituto do ovo é ideal para combinar com mel, se o que buscamos é fazer bolos mais naturais.

Para substituir um ovo, será suficiente com um quarto de xícara de purê de maçã (1/4). Aqui devemos ter em mente que, como dissemos, devemos fazer primeiro o purê. Não inclua açúcar na mistura, ou isso desequilibrará o restante dos ingredientes da receita que deseja seguir.

Sementes

As sementes de linhaça e as sementes de chia são um bom substituto do ovo. Ao contrário do que acontece com as frutas, por se tratar de sementes, será necessário misturá-las com água e deixá-las repousar. Vamos explicar em cada caso que quantidade e por quanto tempo será necessário o repouso.

Para as sementes de linhaça em substituição de um ovo, precisaremos de uma colher de sopa de semente de linhaça moída e outras três colheres de sopa de água. Você tem que deixar essa mistura descansar durante cinco minutos.

No caso das sementes de chia, as proporções serão as mesmas, mas precisaremos de quinze minutos para que o repouso da mistura se assente.