A massagem pode ser muito eficaz para acalmar os efeitos do exercício intenso, já que tem a capacidade de reduzir os espasmos musculares, aliviar a dor muscular e acelerar o processo de recuperação.

Benefícios da Massagem no Pós-Treino

Reduz a Inflamação e Diminui o Tempo de Recuperação Entre os Treinamentos

Os exercícios vigorosos causam pequenos rasgos nas fibras musculares, dando lugar a uma reação imune (inflamação). Embora a massagem não impeça o aparecimento dos rasgos musculares, sim, reduz a inflamação que os acompanha. A massagem reduz a produção de alguns compostos chamados citocinas, os quais desempenham um papel crítico na inflamação. Além disso, a massagem também parece ajudar as células a se recuperarem ao aumentar as quantidades de uma proteína chamada PGC-1 alfa, que estimula a produção de novas mitocôndrias (pequenas organelas dentro das células que são cruciais para a geração de energia muscular e a adaptação ao exercício de resistência).

Aumenta o Fluxo de Sangue

A vasodilatação ou hiperemia originada pelos estímulos criados ao manipular o músculo com a massagem, dão lugar a um alargamento dos vasos sanguíneos, o que melhora a circulação sanguínea e o fornecimento de oxigênio e substâncias nutritivas que precisam os músculos para se recuperarem.

Benefícios da Massagem no Pós-Treino

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Reduz a Rigidez Muscular e Melhora a Flexibilidade

Ao finalizar o treinamento, o nosso organismo libera ácido lático através dos músculos. O ácido láctico é produzido pela oxidação celular da glucose e este ácido ao se acumular nos tecidos produz uma fadiga muscular. O ácido lático se cristaliza e produz a rigidez das fibras musculares. A massagem combinada com alongamentos ajudará a eliminar o excesso de lactato acumulado nos músculos para melhorar esta rigidez e prevenir futuras lesões. Além disso, melhoraremos a nossa gama de movimento geral, já que ao acompanhar a massagem com alongamento os músculos e as articulações aumentam a sua gama de flexibilidade e desenvolvimento.

Aumenta o Relaxamento Físico e Mental

Está demonstrado que a massagem produz um aumento da sensação de bem-estar geral. A massagem regular ajuda a reduzir a depressão, eleva o estado de ânimo, reduz a ansiedade, acalma a mente e melhora o sono. Alguns ou todos estes fatores podem desempenhar um papel na recuperação depois do exercício. A depressão pode cortar a motivação e fazer com que seja difícil se manter em um regime de exercícios. Os altos níveis de estresse, por vezes, conduzem a comer em excesso e evitar realizar exercício. A incapacidade de dormir bem à noite afeta diretamente o desempenho esportivo. Os efeitos do relaxamento da massagem são um bom remédio para todos esses problemas. A massagem te ajudará a elevar o seu estado de ânimo, para estar preparado e motivado para retornar à sua rotina de exercícios.