A massagem é uma forma de terapia que é utilizada desde os tempos antigos e nasce do desejo natural de buscar um alívio mediante o toque. Por exemplo, após um golpe na cabeça, a primeira reação que temos é tocar o local dolorido com a mão.
Existem muitos tipos de massagem. Alguns atuam mediante a pressão, como o shiatsu, a acupuntura ou a massagem chinesa. Outros se concentram em partes específicas do corpo, como é o caso da massagem esportiva em lesões musculares ou a drenagem linfática. No entanto, a massagem clássica terapêutica constitui a principal base de todos as demais massagem.
Esta tem a finalidade de atuar sobre o sistema locomotor (músculos, tendões, cápsula sinovial, periósteo, ossos), a pele e os tecidos conjuntivos e é particularmente eficaz no momento de curar os sintomas de estresse, insônia, depressão e doenças do sistema circulatório, dores musculares, articulares, reumatismo, entre outros.
É importante notar que a massagem terapêutica não apenas atua sobre a parte física do ser humano, mas também tem uma grande influência sobre a psíquica. Pode ser um meio de autoconhecimento que nos demonstra que podemos nos sentir melhor e estar mais relaxado e que o movimento não tem porque causar dor.
Leia também: "Massagem Terapêutica | Estilos De Massagem E Seus Benefícios Para A Saúde".
Técnicas Utilizadas na Massagem Terapêutica Clássica:
As técnicas utilizadas na massagem clássica são:
- Caricias
- Fricções
- Apertar
- Percussões
- Vibrações
- Rolamentos (pressões)
Mais adiante, incluímos a descrição das técnicas indispensáveis para a auto-massagem. A massagem de cada parte do corpo deveria durar de 10 a 15 minutos, a de todo o corpo cerca de 60 minutos.
A Forma Como Atua a Massagem Terapêutica Clássica Sobre o Organismo:
A massagem clássica atua sobre:
Tecido Cutâneo:
- Descama a epiderme.
- Facilita a respiração da pele.
- Melhora a atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas.
- Dilata os vasos sanguíneos da pele coadjuvantes em sua alimentação.
- Acelera a circulação do sangue e da linfa nos vasos da pele, acelerando o fornecimento de substâncias alimentares e a eliminação dos resíduos produzidos pelo processo próprio do metabolismo.
Tecido Muscular:
- Facilita o fornecimento de oxigênio e substâncias alimentares para os músculos.
- Acelera a eliminação dos produtos do metabolismo.
- Aumenta a capacidade para o esforço (depois de uma massagem de 5 minutos a capacidade para o esforço aumenta de 3 - 5 vezes).
- Evita a atrofia muscular.
Articulações e Ligamentos
- Aumenta a elasticidade e a resistência dos ligamentos.
- Melhora o seu fluxo sanguíneo.
- Acelera a recuperação das articulações.
Sistema Circulatório e Linfático
- Facilita, mediante a estimulação uma administração mais eficaz de substâncias alimentares e de oxigênio para os diferentes órgãos.
- Acelera a eliminação dos metabolitos e a absorção das inflamações.
- Facilita o retorno do sangue venoso.
- Acelera a velocidade do fluxo sanguíneo.
Sistema Nervoso: Realizar uma massagem pausada ou algumas vibrações suaves tem um efeito tranquilizador. No entanto, as vibrações fortes e a pressão são estimulantes.
Leia também: "Quiromassagem, Bem-Estar Através das Mãos".
Enfermidades ou Doenças Que a Massagem Terapêutica Clássica Pode Aliviar:
Aqui nós descrevemos apenas as mais frequentes, assim como os métodos para aliviar com técnicas de auto-massagem as doenças que lhes acompanham.
- Enxaquecas e dores de cabeça.
- Alterações degenerativas do colo do útero.
- Dores nos ombros.
- Dor ciática.
- Neuralgias do sacro.
- Alterações degenerativas das articulações do quadril.
- Alterações degenerativas das articulações do joelho.
- Cicatrizes pós-operatórias.
Elementos Necessários Para Realizar as Massagens Terapêuticas
Os elementos necessários para realizar as massagens terapêuticas são:
- Azeite de oliva
- Óleo para o cuidado da pele
- Vaselina líquida
- Cremes com silicone
- Géis
Todas as técnicas aqui apresentadas podem ser realizadas em casa e seu objetivo é aliviar dores. Também podem ser realizadas durante a jornada de trabalho, por exemplo, para relaxar os músculos rígidos ao manter posturas forçadas durantes longos períodos de tempo. Podem ser realizadas também antes de um esforço físico mais importante, a fim de preparar o organismo.
Cada pessoa reage de uma maneira distinta à massagem, podendo se sentir relaxada, estimulada, dolorida ou inclusive deprimida. Todas essas reações são absolutamente naturais e, portanto, não é necessário reprimi-las.
É importante lembrar que as massagens constituem apenas uma pequena parte da fisioterapia. Em caso de dores que se prolongam ou para a sua prevenção convém também recorrer a outros tratamentos, começando pelos exercícios físicos, tratamentos de fisioterapia e terminando com massagens. Com isso se conseguirá um efeito real e muitas vezes duradouro.
Massagens Que Servem Como Remédio Natural Para Diferentes Doenças:
Massagem para prevenir a dor de cabeça ou para aliviá-las rapidamente.
- Realizar uma suave massagem com as pontas dos dedos atrás das orelhas fazendo movimentos circulares.
- Massageie as sobrancelhas com pequenos movimentos circulares, começando pela borda interior.
- Imagine que você tem um fio preso no queixo que faz você deixar cair a cabeça até o peito. Relaxe e respire nesta posição durante um momento.
Massagem para estimular o crescimento do cabelo: dar uma massagem no couro cabeludo por 3 minutos por dia pode ativar a circulação de sangue para os folículos do cabelo e contribuir para o crescimento do cabelo. Para fazer isso, recomendamos usar as pontas dos dedos e esfregar suavemente o couro cabeludo. Você não deve pressionar fortemente nem puxar o cabelo.
Recomendações:
- Ir para uma sessão de massagem requer pouca preparação. Geralmente, é preciso estar limpo e não ter comido antes da massagem. Também não se deve estar sob a influência de álcool ou fármacos não medicinais.
- Os massagistas terapêuticos costumam trabalhar com horas específicas, e geralmente oferecem informações sobre como se preparar para a sessão no momento agendado.
Leia também: "Shiatsu, Os Benefícios da Massagem Tradicional Japonesa".
Contraindicações Para a Massagem Clássica:
Não se recomenda a aplicação da massagem clássica nos seguintes casos:
- Doenças com estados febris superiores a 38°C.
- Hemorragias ou tendências para tê-las.
- Inflamações agudas ou subaguda.
- Qualquer alteração dermatológica.
- Trombos recentes.
- Aneurismas.
- Tumores malignos e benignos.
- Úlcera do estômago com sintomas de hemorragias.
Em alguns casos, é preciso tomar precauções antes de aplicar a massagem: gravidez, osteoporose, diabetes, intervenção cirúrgica recente na qual pode aumentar a dor e contratura muscular (por exemplo, alongamento como reação de proteção), apreensão e transtornos mentais que talvez afetem a comunicação e percepção.
Nestas situações, a massagem pode ser inadequada. A decisão de utilizá-la deve ser no fato de que a causa pode piorar.
Por exemplo, se uma pessoa tem osteoporose, a preocupação é se os ossos são suficientemente fortes para resistir à pressão aplicada. Se um sujeito tem transtorno de saúde e existem sobre se a massagem terapêutica é adequada, é preciso consultar com um