O Que São Broncodilatadores Adrenérgicos?

Broncodilatadores adrenérgicos são utilizados para tratar os sintomas da asma brônquica, bronquite crônica, enfisema e outras doenças pulmonares. Estes medicamentos aliviam a tosse, chiado, falta de ar e respiração difícil. Broncodilatadores adrenérgicos podem também ser usados para outras circunstâncias como determinado por seu médico.

Se alguma das informações e dicas contidas neste artigo de saúde lhe causa preocupação especial ou quiser mais informações sobre o seu medicamento e sua utilização, consulte o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico. Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças e nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas

Broncodilatadores Adrenérgicos (Oral/Injetável)

Informe o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico se...

  • É alérgico a algum medicamento, prescrito ou não.
  • Estiver grávida ou se planeja engravidar durante o uso deste medicamento.
  • Estiver amamentando.
  • Está tomando qualquer outro medicamento prescrito ou não.
  • Tiver outros problemas médicos; faz ou já fez uso de cocaína.

Posologia

Use este medicamento somente como orientado. Não use mais do que o indicado. Fazer isso pode aumentar a probabilidade de efeitos colaterais.

Broncodilatadores adrenérgicos, especialmente efedrina, podem causar em algumas pessoas problemas para dormir. Para ajudar a evitar isso, tome a última dose de cada dia, poucas horas antes de deitar.

Para os pacientes que estão tomando comprimidos de liberação prolongada albuterol: engula o comprimido. Não esmague, quebre ou mastigue antes de engolir.

Para pacientes em uso de injeção de adrenalina:

Não use se a solução ou suspensão se transformou em rosa a marrom ou se a solução fica turva.

Use este medicamento apenas para as condições que o médico prescreveu.

Se você estiver usando o medicamento para uma reação alérgica de emergência e uma reação alérgica, como foi descrito por seu médico, use a injeção de adrenalina imediatamente.

Se você estiver usando o medicamento regularmente e não tomar uma dose, tome o mais rapidamente possível. Em seguida, use qualquer dose restante para esse dia, em intervalos regularmente espaçados. Não tome doses duplas.

Para guardar este medicamento:

Mantenha fora do alcance das crianças. Armazene longe do calor e da luz direta. Não guarde medicamentos desatualizados ou medicamento não mais necessários. Certifique-se de que está descartado qualquer medicamento fora do alcance das crianças. Não guarde comprimidos ou cápsulas do medicamento no banheiro, perto da pia da cozinha, ou em outros lugares úmidos. Evite o congelamento do xarope ou injeções desta medicação.

Leia também: "Remédios Caseiros Para Bronquite".

Precauções

Se você ainda tem dificuldade para respirar após o uso desta medicação, ou se agrava o seu estado, consulte o seu médico imediatamente.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais que devem ser comunicados imediatamente ao seu médico - pele azulada, tontura (grave) ou desmaio, rubor ou vermelhidão do rosto ou a pele (contínuo), aumento da pieira ou dificuldade respiratória, erupções cutâneas, urticária ou comichão, inchaço das pálpebras, face ou lábios.

Outros efeitos colaterais que devem ser comunicados ao seu médico:

Raros - desconforto ou dor no peito, pulsação irregular.

Com altas doses - alucinações.

Possíveis sinais de overdose - vertigem (grave); batimento rápido, lento, irregular ou muito forte (contínuo), dor de cabeça (grave ou continuada), aumento ou diminuição da pressão (grave), náuseas ou vômitos (contínua ou grave), fraqueza (grave).

Os efeitos colaterais que geralmente não requerem atenção médica:

Estes efeitos secundários podem desaparecer durante o tratamento, mas se continuam ou são incômodos, verifique com seu médico.

Mais comuns - nervosismo ou agitação, tremores.

Menos comuns - tonturas ou vertigens, rápido ou muito forte; dor de cabeça, aumento da pressão, aumento da sudorese, náuseas ou vômitos, dificuldade para dormir, fraqueza.

Você pode notar um sabor invulgar ou desagradável durante o uso do albuterol, isoproterenol ou terbutalina. Isso é esperado e desaparecerá quando você parar de utilizar o medicamento.

Outros efeitos secundários não mencionados acima podem também ocorrer em alguns pacientes. Se notar qualquer outro efeito, verifique com seu médico.