O Que é Selegilina?

Selegilina é utilizada em combinação com a levodopa ou a combinação de levodopa e carbidopa no tratamento da doença de Parkinson, chamado às vezes de paralisia agitante.

Se alguma das informações e dicas contidas neste artigo de saúde lhe causa preocupação especial ou quiser mais informações sobre o seu medicamento e sua utilização, consulte o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico. Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças e nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas.

Informe o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico se...

  • É alérgico a algum medicamento, prescrito ou não.
  • Estiver grávida ou se planeja engravidar durante o uso deste medicamento.
  • Estiver amamentando.
  • Está tomando qualquer outro medicamento prescrito ou não; em especial a fluoxetina, fluvoxamina, meperidina, nefazodona, paroxetina, sertralina, antidepressivos tricíclicos ou venlafaxina.
  • Tiver outros problemas médicos; principalmente da úlcera do estômago (história).
Selegilina (Oral)

Converse com seu médico sobre os possíveis efeitos colaterais deste medicamento. Alguns podem ser graves ou permanentes.

Posologia

Tome este medicamento somente como orientado. Não tome mais do mesmo, ou por mais tempo do que previsto.

Se você esquecer uma dose deste medicamento, deve tomá-la assim que possível. No entanto, se você não se lembra a dose até a tarde ou à noite, deixe passar e retome a sua programação de dose regular. Não tome doses duplas.

Para guardar este medicamento:

Mantenha fora do alcance das crianças. Armazene longe do calor e da luz direta. Não armazene no banheiro, perto da pia da cozinha, ou em outros lugares úmidos. Não guarde medicamentos desatualizados ou medicamento não mais necessário. Certifique-se de que está descartado qualquer medicamento fora do alcance das crianças.

Precauções

Quando a selegilina é tomado em doses de 10 mg ou menos por dia para o tratamento da doença de Parkinson, não há restrições sobre os alimentos ou bebidas que você pode comer ou beber.

Para pacientes em uso de doses mais altas de selegilina do que o habitual:

Reações perigosas podem ocorrer, tais como pressão alta súbita, se você tomar doses superiores a 10 mg por dia, com certos alimentos, bebidas ou outras drogas.

Pergunte ao seu médico para obter uma lista desses alimentos, bebidas e medicamentos.

Além disso, há pelo menos 2 semanas após parar de tomar este medicamento, estes alimentos, bebidas e outros medicamentos podem continuar a reagir com a selegilina se ele foi tomado em doses elevadas.

Consulte o seu médico imediatamente se sentir dor no peito, dor de cabeça, náuseas e vômitos violentos, batimento cardíaco rápido ou lento aumento da sensibilidade dos olhos à luz aumento da sudorese (possivelmente com febre ou frio, pele pegajosa) ou torcicolo ou dor. Estes podem ser sinais de pressão anormalmente alta.

Podem acontecer tonturas, vertigens ou desmaios, especialmente quando se levantar de uma posição deitada ou sentada. Levantar-se lentamente pode ajudar. Se o problema persistir ou agravar, consulte o seu médico.

Este medicamento pode causar secura da boca. Para o alívio temporário, use chicletes sem açúcar ou doces sem açúcar, derreter pedaços de gelo em sua boca, ou use um substituto de saliva. Se a boca seca se prolonga por mais de 2 semanas, consulte o seu médico ou dentista.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais que devem ser comunicados ao seu médico:

Mais comuns - movimentos involuntários do corpo, alterações de humor ou mental.

Menos comuns ou raros - fezes com sangue ou negro, fezes, dificuldade para urinar ou a micção frequente, tonturas ou vertigens, especialmente quando se levantar de uma posição deitada ou sentada, alucinações, batimentos cardíacos irregulares, estalos ou rachadura dos lábios, inchação nas bochechas, movimentos de língua, movimentos descontrolados de mastigação ou movimentos descontrolados dos braços, pernas, rosto, pescoço e costas, perda de equilíbrio; inquietação ou necessidade de se manter em movimento, dor de estômago (grave), inchaço dos pés ou pernas, dificuldade para falar, contorcendo-se os movimentos do corpo, vômitos de sangue ou de material que se parece com borra de café, pieira, dificuldade em respirar ou sensação de aperto no peito.

Os efeitos colaterais que geralmente não requerem atenção médica:

Estes efeitos secundários podem desaparecer durante o tratamento, mas se continuam ou são incômodas, verifique com seu médico.

Mais comuns - abdominal ou dor de estômago, tonturas e desmaios, boca seca, náusea ou vômitos, dificuldade em dormir.

Outros efeitos secundários não mencionados acima podem também ocorrer em alguns doentes. Se notar qualquer outro efeito, verifique com seu médico.