5 Dicas Para Um Melhor Treinamento De Pernas

5 Dicas para um Melhor Treinamento de PernasO fato de dedicar um par de sessões por semana para as pernas é uma conquista considerável; existem muitos atletas que burlam os seus esforços a respeito das pernas e preferem concentrar-se em áreas do corpo aparentemente mais vistosas, como o tronco ou braços. Se você não cometer esse erro e dedicar o tempo necessário para as pernas, o seu corpo vai agradecer.

Divida o Treinamento de Pernas

Não é aconselhável que você treine todos os músculos da perna em apenas uma sessão, eles são muitos, o que resultaria em uma sessão muito longa e desgastante, de baixo desempenho. É preferível dividir a sessão em um dia de quadríceps e femorais, e outra de adutores, abdutores, panturrilhas e, se você desejar incluir, nádegas. Separando as duas sessões com pelo menos dois dias uma da outra, alcançará melhores resultados.

5 Dicas Para um Melhor Treinamento de Pernas

Não se Esqueça de Incluir Exercícios para Femorais, Adutores e Panturrilhas

Um típico erro presente nas sessões de pernas é não incluir mais de quadríceps e algum outro exercício de bíceps femorais. Enquanto estes são dois músculos muito importantes das pernas, não são os únicos, e o fato de não realizar exercícios para os demais músculos fará com que o seu desenvolvimento não seja harmônico. Planeje exercícios adutores, abdutores e panturrilhas: para adutores e abdutores, as academias geralmente estão equipadas com máquinas muito úteis para o seu desenvolvimento, enquanto que para as panturrilhas, a cadeira de panturrilhas, as panturrilhas em máquina Smith ou multi-power e as panturrilhas com pesos são algumas das opções que você possui.

Dominar o Agachamento

O agachamento é chamado, não sem justiça, o exercício rei para as pernas, já que não existe outro que possa se igualar a ele quanto à utilidade e quantidade de músculos envolvidos, além da grande variedade de estilos de agachamento, que apontam para o desenvolvimento de setores específicos dos músculos. O segredo do agachamento se encontra em manter a forma rigorosa durante todo o roteiro, seja em relação ao agachamento profundo como o médio agachamento. Não deixe que o seu ego prevaleça sobre o seu bom treinamento.

Não Utilize Pesos Excessivos

Como escrevemos na seção anterior, o peso que deve ser utilizado no treinamento das pernas, especialmente em exercícios como o agachamento ou pressão dos quadríceps, não tem nada a ver com o volume puro (isto é, a quantidade de peso ou carga), mas sim com a forma rígida, se utilizamos muito peso, a forma do exercício sofrerá e não ocorrerá outra coisa se não o erro de realizar um mau exercício, que inclusive é ainda pior do que não fazê-lo. Não se exponha a uma lesão ou acidente e trabalhe com o peso necessário para realizar o exercício com esforço, mas sem riscos.

Treine as Pernas Pelo Menos Uma Vez Por Semana

Parece um conselho bobo, mas não é: quantas pessoas abandonam o treinamento de pernas pensando que se trata de um grupo muscular secundário em comparação com outros mais vistosos. Não é verdade: as pernas têm a mesma importância que as costas, peito, ombros ou braços, e esteticamente não é agradável uma pessoa que se orgulha de um tronco bem desenvolvido e exibe pernas estilo pauzinhos. O ideal é o treinamento de pernas duas vezes por semana, como já foi dito, mas se não for possível, pelo menos, uma vez é mais do que o necessário.

Leia também: "Cinco Exercícios Isométricos Para Trabalhar as Pernas Em Casa".

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