A Verdade Sobre A Tonificação Muscular

Esta bastante na moda mostrar certos "truques" em um livro com o apoio de um personal trainer. Com base nisso, hoje queremos te contar a verdade sobre a tonificação muscular.

Muitas pessoas, de ambos os sexos, mas principalmente as mulheres, quando começam a ir à academia sempre desejam conseguir "um corpo tonificado e definido”. Mas a verdade sobre a tonificação ​​muscular é muito diferente do que muitas pessoas pensam.

A Realidade sobre o Termo Tonificar:

Quando falamos de tonificar, geralmente as pessoas sempre pensam no mero fato de marcar a musculatura, fato que se consegue eliminando a gordura corporal existente até conseguir ter um baixo percentual de gordura, associado a uma prévia hipertrofia muscular.

A Verdade sobre a Tonificação Muscular

O problema é que todas as pessoas pensam, partindo de uma base inicial bastante nula, que quando vamos à academia pela primeira vez (seja com sobrepeso ou baixo peso) podemos tonificar (criar músculo "limpo" ou construir músculos, enquanto eliminamos gordura) e isso realmente não é tão simples.

Conseguir uma tonificação muscular, como podemos deduzir a partir dos parágrafos anteriores, consiste em duas fases que são totalmente antagônicas. Uma fase de hipertrofia muscular na qual conseguimos aumentar a nossa massa muscular e outra fase de perda de gordura.

Com isso, podemos dizer que a ação de tonificar, como tal, não existe. Exceto os neófitos que partem com certo sobrepeso, casos nos quais, durante os primeiros meses de academia são capazes de eliminar a gordura enquanto aumenta um pouco à massa muscular, o restante das pessoas tem que realizar as etapas.

Dependendo da pressa que temos, podemos fazer pequenas etapas que denotem pequenas mudanças prolongadas ao longo do tempo, ou realizar grandes etapas como realizam os fisiculturistas, isso depende das preferências de cada pessoa em particular.

Leia também: "Alimentos para Tonificar os Músculos".

Dicas para Conseguir uma boa Tonificação ​​Muscular:

Quando vamos a uma academia, geralmente se o monitor não quer mostrar a complexidade do corpo humano para os novos rapazes e mulheres que se juntam a academia, geralmente oferecem aos seus clientes uma série de rotinas de tonificação, as quais geralmente consistem em realizar uma infinidade de exercícios, com pouco peso, altas repetições e também complementar este treinamento com o exercício cardiovascular. Como você entende que o caminho certo não é este, poderíamos dizer que para tonificar o nosso corpo precisamos seguir os passos que descrevemos a seguir:

Se estamos acima do peso: se partimos de uma situação de excesso de peso ou obesidade, o primeiro passo é realizar uma etapa na qual eliminemos grande parte da nossa gordura corporal. Esta etapa não deve envolver inúmeras horas de exercício cardiovascular, mas deve consistir em exercícios de musculação intensa e bem planejada, acompanhada por uma dieta de baixa caloria. O exercício cardiovascular pode ser um apoio para ir mais rápido nesta etapa, mas não é estritamente necessário em todos os casos.

Se estamos magros: outro caso pode ser começarmos a partir de uma situação na qual estamos magros, mas temos alguma flacidez. Neste caso podemos dizer que temos um peso abaixo do normal, mas, no entanto, não dispomos de uma figura muscular e tonificada, mas também temos um pouco de gordura. Nestes casos, o que deveríamos fazer seria começar com rotinas de treinamento de força e hipertrofia, tentando manter um excedente calórico moderado. Porque se somos iniciantes, não precisaremos de um grande excesso calórico para começar a ver os benefícios, porque a intensidade dos nossos treinamentos não será muito elevada até que controlemos bem a técnica dos exercícios.

Para as meninas: geralmente as meninas pensam que ao pegar um haltere de mais de 5 Kg vão criar um corpo de uma autêntica fisiculturista e isto não é assim. Se o seu objetivo é criar "tônus ​​muscular" e você acaba de começar a ir à academia, parta de uma base praticamente nula, com a qual, o trabalho que você deve realizar é exatamente o mesmo: rotina de levantamento de peso intenso seguido de uma alimentação hipocalórica ou hipercalórica, dependendo se primeiro você deve fazer uma fase de queima de gordura ou se precisa diretamente começar a criar massa muscular.

Não exagerar com o exercício cardiovascular: se nos excedemos realizando exercício cardiovascular muito intenso e prolongado, o que vamos conseguir é eliminar a maior parte da massa muscular que necessitamos para nos vermos tonificados ou tonificadas. Não é preciso mais do que aplicar a lógica: que tipo de corpo tem um maratonista? E um velocista? Na verdade, os maratonistas muitas vezes têm corpos muito finos e fibrosos, mas com pouca massa muscular, enquanto que um velocista, geralmente conta com um bom tônus ​​muscular.

Explicado tudo isso, lamentamos dizer que de fato o termo "tonificar” não representa nenhuma ação que se consiga mediante uma única rotina de academia em poucas semanas. Esperamos que as meninas que estejam lendo este artigo, se algum dia um monitor tentar "vender" uma rotina de tonificação, o enfrentem e expliquem estes termos.

O corpo é complexo e a partir de Saúde Dicas sempre tentamos fazer você ver que modelar o nosso corpo de acordo com a nossa vontade, não é uma questão de um mês ou dois meses. Precisamos seguir um estilo de vida saudável composto sempre de uma dieta equilibrada, exercício físico moderado e um descanso apropriado.

A chave para conseguir o corpo que você está procurando, encontram-se depois de vários dias, durante meses, realizando um esforço adequado, sendo constante e acima de tudo, aproveitando a jornada diária que a cada dia nos traz mais próximo desse objetivo que estabelecemos.

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