O que é o ciclismo Indoor?

É um novo e chamativo programa de treinamento diferente do que se realiza sobre uma bicicleta estática. Utiliza-se uma bicicleta estática, mas de outro design muito diferente, mais desportivo e aerodinâmico. Acompanhado de música, realizam-se os mesmos exercícios que são feitos sobre uma bicicleta de rua, sobe-se montanhas, anda-se por grandes estradas e realiza-se uma corrida ocasional, e tudo isso sem sair da sala do nosso clube esportivo.

Origens do ciclismo Indoor

Seu inventor, Johnny Goldberg (criador do programa Spinning), o criou nos finais dos anos oitenta, depois de ver que era muito difícil treinar quando fazia mal tempo. Para isso criou uma bicicleta ergométrica com uma porca que permitia graduar a resistência e, portanto, a dificuldade de pedalar. Em 1986, criou o primeiro programa dirigido a pessoas de todas as idades e condições físicas chamado de “spinning“.

A partir dessa data foi introduzido nas academias dos EUA, onde foi muito bem sucedido. Há cerca de cinco anos, apareceu em outros países timidamente e atualmente em uma disciplina que tem milhares de seguidores, basta olhar as salas de ciclismo indoor de todas as academias esportivas.

Ciclismo Indoor – O que é e como fazer Ciclismo Indoor

A quem são destinadas as aulas de ciclismo indoor?

Todos! Felizmente, é uma classe que todas as pessoas maiores de 18 anos de idade podem praticar, pois não precisa de uma complexa coordenação nem equilíbrio, não é necessário ser um ciclista e nem ter andado de bicicleta antes.

Que músculos atuam e quantas calorias são queimadas em uma aula de ciclismo indoor?

Principalmente os músculos inferiores do corpo, são os mais envolvidos nas aulas de ciclismo Indoor (quadríceps, femorais, adutores, gêmeos…) e alguns músculos superiores em menor medida (peitorais, dorsais, ombros, bíceps, tríceps e abdominais). Por ser uma atividade de baixo impacto reduz o risco de lesões e minimiza o estresse articular. O principal objetivo de uma aula de ciclismo Indoor é o trabalho de resistência cardiovascular e queimar uma ou outra caloria. Em cada sessão é possível queimar entre 400 e 600 Kcal, dependendo da intensidade com a qual você trabalha e da sua condição física.

A bicicleta para Ciclismo Indoor

É uma bicicleta ergométrica, mas com um design mais “esportivo”. Possui um volante de inércia o qual controlamos através de um comando a regulagem da resistência, um assento ajustável e um guiador em forma de chifres, também ajustável. A posição na bicicleta de ciclismo indoor é mais aerodinâmica do que em uma bicicleta comum e atual e nos dá mais sensação de andar em bicicleta de corrida real.

Normas básicas para a aula de ciclismo Indoor

Já que se pedala a um ritmo alucinante e suaremos como nunca é obrigatório se hidratar constantemente, já que a perda de líquidos é considerável. Não devemos jamais esquecer a toalha, já que vai ser muito útil quando se trata de tirar o suor do rosto. Tecnicamente, deve-se ajustar o banco de forma que ao realizar o curso da pedalada a perna que estica nunca chega a se esticar toda, já que dessa maneira não se fortalece o quadril. O guiador também é ajustável e deve ser mais ou menos da mesma altura do banco.

Uma sessão de ciclismo Indoor

Nas aulas de ciclismo indoor o mais importante são os alunos e o técnico, este último será responsável por dirigir e controlar o funcionamento da aula integrando totalmente o grupo de alunos utilizando todas as suas armas para motivar os alunos e de alguma forma manter sempre o mesmo nível de trabalho. Estes tipos de sessões são uma alternativa ideal para todos aqueles que buscam atividade e diversão ao mesmo tempo. São sessões fáceis para todos e ideais para os ciclistas que procuram um treinamento complementar.

Quando subimos em uma “bicicleta” e enquanto pedalamos ao ritmo da música começamos a realizar exercícios aeróbicos, obtemos uma nova e divertida maneira de nos mantermos em forma.