Se você quer se beneficiar do seu treinamento em Saúde Dicas repassamos algumas dicas para realizar exercícios de musculação de forma mais eficaz e segura.

Os exercícios de musculação são parte de muitos programas de treinamento, tanto para homens como para mulheres. São exercícios benéficos para aumentar a atividade metabólica e melhorar a aparência e a resistência muscular. Contribuem para manter a densidade óssea que tende a diminuir com a idade.

No entanto, no momento de praticar os exercícios de musculação recomenda-se seguir algumas simples orientações. São básicas para maximizar as vantagens e evitar riscos desnecessários.

1 – Estabeleça Metas e Objetivos Razoáveis

Comece com pouco peso e fazendo várias séries de 15 exercícios, não adicione o peso de uma só vez, mas gradualmente, e nunca sem antes consultar um especialista que possa te orientar. Na prática esportiva nada se alcança sem esforço, trace o seu próprio plano para atingir os seus objetivos de forma progressiva.

Você é você, não importa quanto peso as outras pessoas levantem nem o desenvolvimento muscular que elas têm alcançado, concentre-se em seu próprio aperfeiçoamento. Não estabeleça objetivos que sejam praticamente inatingíveis, busque metas as quais seja possível alcançar.

Dicas Para Fazer Exercícios de Musculação

2 – Escolha o Equipamento Adequado

Um bom equipamento não é necessariamente o mais caro. Dentro de um mínimo de qualidade recomendada, os seus músculos não notarão a diferença entre alguns pesos ou halteres que valem 500 euros ou 59 euros. Existem exercícios que exigem máquinas caras e sofisticadas para realizá-los, mas não é o caso dos exercícios de musculação.

Adquira o seu equipamento em centros esportivos especializados que têm ofertas que combinam qualidade e preço, em muitos deles é possível se beneficiar de descontos ou acumular pontos por sua compra.

3 – Não Comece a Treinar por Conta Própria, Sem a Supervisão de Um Treinador

Quando se começa a praticar qualquer atividade é necessário o acompanhamento de um especialista. Não comece a levantar pesos ou halteres sem verificar pelo menos durante um tempo na academia ou com um treinador pessoal. É a diferença entre treinar seguramente e ou arriscar-se a ter lesões por inexperiência. Um profissional pode te ajudar quanto ao peso mais adequado para você, sobre a forma correta de realizar o exercício para evitar futuras lesões.

4 – Comece com Calma

A paciência alcança sua recompensa. Você está trabalhando os seus músculos não tente acelerar de 0-10 em poucos segundos. Vale à pena aprender a realizar bem os movimentos e faça muitas repetições. Os movimentos lentos e deliberados ajudarão a tirar mais proveito do seu treinamento.

5 – Cuide da Sua Dieta

Uma proporção adequada de nutrientes te ajudará a ter mais vitalidade quando você pratica exercício. Você precisa beber pelo menos meio litro de água por dia.

Entre 50%-55% de carboidratos, excluindo os carboidratos prejudiciais, tais como o excesso de açúcar, doces, bebidas açucaradas. Diga sim aos cereais não açucarados, frutas, verduras, legumes, massas, arroz, legumes.

Entre 15% e 12% de proteínas.

Entre 30% e 35% de gordura.

6 – Descanse e Se Recupere

Para render é preciso descansar e dar tempo ao corpo para se recuperar. Os especialistas dizem que a verdadeira chave para o treinamento de musculação eficaz é compreender a importância de descansar e se recuperar. Esmagar-se sem descanso não te beneficiará pelo contrário.

Um descanso de pelo menos 24-48 horas entre os treinamentos pode ser mais benéfico do que estar se esmagando sem descanso. Inclusive os profissionais que treinam para competições sabem a importância do descanso, para poder render adequadamente.