O exercício é essencial para minimizar o processo natural de envelhecimento, mas o que muitas pessoas não sabem é que, se você o faz mal, o resultado é o oposto.

Quando fazemos de forma errada a atividade física escolhida, corremos um grande risco de terminar com um efeito de envelhecimento prematuro.

Saiba quais são os erros que fazem com que praticar esportes seja prejudicial:

Fazer exercício antes de dormir. Realizar um treinamento exigente à noite não é uma boa ideia, já que os níveis de cortisol aumentam. Este hormônio do estresse pode afetar o sono, e se você não dormir o suficiente, a imunidade se vê afetada e por sua vez se notam muito mais os sinais de envelhecimento, como as linhas de expressão.

Não deixar descansar os músculos. A musculatura precisa de um período de tempo para se recuperar, e, consequentemente, nos exercitarmos duramente todos os dias aumenta o processo de envelhecimento, porque fomenta a inflamação dos tecidos.

Não prestar atenção à postura. É essencial controlar a postura na academia, assim como quando não se faz exercícios. Para isso, é necessário exercitar os músculos das costas e do pescoço, o que também é útil para evitar problemas de coluna em longo prazo.

Fazer Exercício Inadequado Envelhece (I)

Apenas fazer exercícios aeróbicos. Enquanto os exercícios aeróbicos são bons para se manter em forma e perder peso, não são os mais recomendados no momento de minimizar o processo de envelhecimento.

Ignorar outros tipos de treinamento e apenas nos focarmos nos exercícios cardio é um dos erros que nos fazem envelhecer.

É aconselhável fazer exercícios aeróbicos com moderação e complementar com exercícios anaeróbios e de alongamento.

Usar o exercício para combater o estresse. Eliminar a frustração durante o exercício pode ser gratificante, mas não será útil no longo prazo.

Em vez de tentar atingir o limite, é preciso encontrar um equilíbrio e retomar à calma com atividades como Yoga.

Leia também: “Exercícios De Yoga: Um Importante Aliado No Combate Ao Estresse“.

Ao criar uma ligação mais forte entre a mente e o corpo, se obtém mais benefícios do que com o fitness e uma melhor técnica de gestão do estresse.

Evitar o treinamento de resistência. O treinamento de força é uma necessidade, especialmente quando se tem mais de 30 anos, já que se perde massa muscular em um ritmo mais rápido.

É preciso evitar se concentrar exclusivamente nas formas menos eficazes de exercício, que inclusive podem ser prejudiciais quando realizadas em excesso, como os aeróbicos.