O bíceps é o músculo mais visível de todos, e o primeiro que levantamos quando queremos demonstrar o quanto temos progredido ganhando massa muscular. Para o seu trabalho, existe uma variedade de exercícios que podem ser usados​​, no entanto, um recente estudo revela qual é o melhor exercício para desenvolver o bíceps.

Foi analisada mediante eletromiografia a contração muscular e a ativação do bíceps que geram oito exercícios diferentes, entre os quais se inclui a ondulação com barra, ondulação com polia, ondulação com barra Z com aderência longa e estreita, bíceps em bancada Scott, dominados em supinação, ondulação de bíceps em banco inclinado e ondulação de bíceps concentrado.

Os resultados mostram que a ondulação de bíceps concentrado é o que maior ativação muscular provoca em comparação com o restante dos exercícios avaliados.

A chave deste exercício é que permite isolar completamente os bíceps, e isso concentra o esforço no músculo em questão, enquanto que em outros movimentos costumam colaborar outros músculos como o deltoide anterior e o supinador longo.

Enquanto este é o melhor exercício para desenvolver o bíceps, você deve levar em conta que requer um trabalho integral para conseguir bons resultados, por isso que variar os movimentos para trabalhar este músculo permitirá conseguir um treinamento mais completo no qual se solicitem todos os músculos do braço.

O Melhor Exercício Para Desenvolver o Bíceps

Como dizem os autores do estudo, “a ondulação de bíceps concentrado conta com a vantagem de isolar o bíceps, mas conta com a desvantagem de trabalhar apenas o bíceps”. Ou seja, é um ótimo exercício porque apenas se concentra neste músculo, mas se buscamos um trabalho completo, o melhor é combiná-lo com outros movimentos ou alterná-lo com outros exercícios que envolvam também outros músculos do braço além do bíceps.

E você, quais exercícios utiliza para trabalhar o bíceps?