Trata-se de uma substância bem conhecida, pelo menos dentro do mundo do esporte. Muito se tem escrito e falado sobre essa substância. Em nosso site de saúde queremos dedicar um espaço para te contar quais são os benefícios da creatina. Isso não quer dizer que seja uma substância boa, mas tampouco ruim para o organismo.

A primeira coisa que devemos fazer é discutir o tema com delicadeza. A creatina é uma substância amplamente consumida entre os atletas de alto nível e também entre as pessoas que frequentam academias. Isso não quer dizer que todo atleta nem toda pessoa que vai para a academia tome.

Em segundo lugar, vamos considerar neste artigo apenas os benefícios, sem abordar os efeitos negativos que possa ter o consumo de creatina.

No entanto, os benefícios da creatina são claros: são projetados para melhorar a sua condição física. A creatina vai para os músculos e digamos que uma das consequências do consumo de creatina é o aumento do volume dos músculos. Inicialmente a creatina é tomada para se recuperar melhor dos esforços físicos, e, finalmente, se consegue esse aumento do músculo. Além disso, você poderá realizar exercícios físicos de forma mais intensa e com menor cansaço físico.

A creatina é uma das substâncias mais consumidas pelos fisiculturistas para desenvolver músculos. Pode ser encontrada de forma natural em alguns alimentos, como carne, mas os atletas geralmente tomam como um complexo vitamínico alternativo.

Benefícios da Creatina

A creatina impede se desgaste o Ph dos músculos para que possam prolongar a sua utilização; também fornece e regenera a energia que chega até eles. Poderíamos dizer que, dependendo do esporte que se pratica, os benefícios podem ser dirigidas em um ou outro sentido. Com a creatina não se obtém mais força, isso é preciso deixar claro, mas o que se tem é mais constância, que com o tempo se transformará em mais volume muscular.

Tudo que faz a creatina é aumentar a sua resistência (especialmente anaeróbica) e sua intensidade no exercício físico; posteriormente, com o consumo regular, e a prática de exercício, os músculos serão aumentados. As proteínas do soro costumam ser um complemento que se toma junto com a creatina. A L-Carnitina é outra substância para os atletas.

Para mais informações sobre a L-Carnitina, recomendamos a leitura do artigo “L-Carnitina: Benefícios de Carnitina Pós-Treino“.