Você sabia que as bebidas isotônicas podem ajudar a combater a desidratação e outras condições que ameaçam o nosso corpo quando realizamos um esforço físico prolongado? A última edição da revista da Federação de Medicina Esportiva (FEMEDE) discute algumas das descobertas e ideias chaves a considerar sobre as bebidas energéticas.

O esporte junto com uma dieta saudável e equilibrada, é um dos mais saudáveis ​​hábitos que podemos realizar em nossa vida diária.

No entanto, sempre que realizar uma atividade física de qualquer tipo, devemos prestar atenção especialmente à forma como é praticada, para não afetar muito o nosso corpo. Especialmente sob altas temperaturas, devemos tomar uma série de precauções para lidar com problemas como a desidratação e, portanto, a perda de força e energia do nosso corpo.

Você sabia que quando nos propomos a fazer um exercício de longo prazo, que envolve um esforço considerável, expulsamos através da transpiração um total de cerca de dois litros de líquido? Sem mencionar a perda de eletrólitos. Voltando para a publicação da revista FEMEDE, apoiada por investigações do seu presidente, Dr. Manonelles, ressalta-se que as bebidas de reposição de sódio e potássio ajudam a combater a desidratação.

Benefícios das Bebidas Que Contém Carboidratos Para Atletas

Para melhorar a absorção intestinal de sódio e água além do desempenho físico dos atletas é necessário, explica o médico, consumir bebidas com hidratos de carbono combinados com eletrólitos.

Da mesma forma, outro estudo publicado no Journal of the American College of Sports explica que depois de meia hora de exercício é necessário compensar a perda de líquidos em que o nosso corpo foi submetido. Na verdade, se a desidratação atinge mais de 2%, será vital ingerir líquidos, mesmo se não temos a sensação de sede e sal sobre o alimento.

Esta desidratação, a qual estão expostos muitos atletas após a realização de exercícios, pode aumentar a nossa exaustão e fadiga, aumentando a temperatura corporal, o ritmo cardíaco e causando a formação de cãibras musculares.

Portanto, é essencial consumir bebidas com elevado teor de sódio e hidratos de carbono, mesmo após o exercício.